Autoconhecimento Comportamento

A química que envolve o riso

Retrato ao ar livre da menina sorridente e menino que perdeu os dentes de leite
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Para demonstrar o quanto uma pessoa achou uma situação engraçada, para se livrar de um momento constrangedor, para expressar tudo o que sente ao ver quem ama: sorrisos e gargalhadas são gestos para quase todas as horas.

Em 2007, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um levantamento sobre as formas de comunicação entre as pessoas no Brasil. O resultado da pesquisa foi que 93% da comunicação entre os indivíduos se dá de forma não verbal. Isso inclui sorrisos, acenos, gestos de cabeça ou de mãos.

Ou seja, em algumas situações, um sorriso pode dizer mais do que as palavras. Com esse gesto, dezessete músculos são estimulados, trazendo até mesmo uma sensação de alívio e de relaxamento. É comum, dessa forma, que em situações de tensão ou de estresse, as pessoas encontrem algo do que dar risada.

Mulher sorrindo

Além de aliviar a tensão e favorecer as interações sociais, o sorriso tem uma outra função fundamental no organismo. Um estudo de 2006 da Escola de Medicina Loma Linda identificou que o ato de rir estimula a produção de células NK (“natural killers”, ou “matadoras naturais”), auxiliando o sistema imunológico a combater enfermidades.

Outro efeito biológico de um sorriso é a eliminação de uma substância química chamada serotonina, responsável por causar uma sensação de prazer e de alegria. Um estudo de 2011 da Universidade de Oxford identificou que as pessoas que dão risada enquanto são submetidas à dor conseguem resistir por mais tempo a esse incômodo, como se o ato de gargalhar funcionasse como um anestésico.

Trio de amigos abraçados sorrindo

Quando uma pessoa que está doente consegue sorrir, a serotonina ajudará o corpo dessa pessoa a recuperar o ânimo e a força para combater pensamentos depressivos. Por pior que seja a situação, um sorriso forçado já pode liberar essa substância e trazer novos ares para o dia de quem sorriu. Por isso, cada vez mais hospitais fazem parcerias com ONGs e projetos que levam palhaços ou comediantes para visitar pacientes.

Uma risada por um vídeo engraçado, um simples sorriso de bom dia ou uma gargalhada de uma piada realmente inteligente já são jeitos de transmitir energias positivas para as pessoas que estão ao seu redor.

Menina em cerca de madeira sorrindo

Se em uma situação difícil uma pessoa é capaz de respirar fundo, concentrar-se e liberar todo o estresse por meio de uma risada em vez de uma explosão de raiva, a convivência com ela será mais agradável.

Uma pessoa que está sempre de mau humor e raramente se diverte com quem está ao seu redor pode transmitir energias negativas mesmo sem querer. O rosto é o que reflete os pensamentos e as sensações de cada um. Quanto mais alegre ele parecer, mais motivadas as pessoas vão se sentir para interagir umas com as outras.

Pai e filho se olhando sorrindo

Você também pode gostar de:

Se você é uma pessoa que não está acostumada a sorrir e quer incorporar esse hábito na sua vida, abaixo estão algumas sugestões. Talvez você sinta algum estranhamento ao colocar em prática o que você vai ler, mas, com o tempo, sorrir se tornará natural. Confira:

1) Durante um passeio: se você fizer uma compra, sorria para a pessoa que o atendeu você como forma de agradecimento; se alguém ajudá-lo ou deixá-lo atravessar primeiro, por exemplo, demonstre sua gratidão com um sorriso; ao ver uma situação engraçada acontecendo, não tenha medo de gargalhar!

2) No ambiente de trabalho: na entrevista de emprego, antes de começar uma reunião ou na hora de conhecer uma pessoa nova, sorria: essa é a melhor forma de iniciar um contato cheio de positividade; durante a resolução de um problema, em um momento de grande tensão, respire fundo e dê risada para aliviar essa situação.

Criança sorrindo correndo entre gostas de água

3) Em eventos comemorativos: cumprimentar as pessoas com um sorriso, na hora de chegar e na hora de ir embora é muito elegante. Rir de uma piada que contaram para você ou mostrar-se interessada(o) pela conversa também pode ajudá-lo na hora de se enturmar. O melhor acessório é um sorriso no rosto!

4) Para lutar contra um período de mal-estar: sentir-se sem ânimo por conta de uma doença ou por qualquer outro problema é normal, mas não deve durar para sempre. Quando tudo parecer perdido, abra um sorriso e pense em todas as coisas que fazem você feliz!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]