Convivendo

Sete maneiras de espalhar o otimismo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Otimismo. Ele pode transformar uma situação aparentemente negativa ou sem esperanças em uma oportunidade ou em uma lição a ser aprendida. Pode substituir os pensamentos negativos por algo que dê mais energia a você e entusiasmo. E ainda é capaz de ajudá-lo a superar obstáculos, a seguir em frente depois de uma queda ou tropeço, e a não desistir só porque você tem enfrentado alguns contratempos.

Então, além de adicionar um pouco desse ingrediente mágico na sua vida, é uma boa ideia espalhá-lo para todos os seus conhecidos, porque é aquela história: você tende a receber tudo aquilo que dá ao longo do tempo.

E a curto prazo, bem, você precisa aproveitar os sorrisos enquanto cultiva seus pensamentos positivos. Sem contar que você melhora a sua autoestima quando percebe que está fazendo a coisa certa. Aqui vão sete dicas simples que podem ajudá-lo a embarcar nessa aventura.

  1. Apenas esteja lá para apoiar alguém

Ouça e compartilhe uma perspectiva fundamentada e otimista para alguém que esteja precisando.

No começo eu achei que isso era incrível só por deixar a outra pessoa respirar, de uma forma que ele ou ela encontrasse uma luz para o assunto em questão. Então, eu simplesmente estava lá completa e toda ouvidos.

Muitas vezes isso é o suficiente, porque só a sua presença vai ajudar qualquer pessoa a se livrar da tensão emocional, e analisar a questão a fim de achar uma solução, ou simplesmente parar de se importar. Se ela ou ele estiver preso em pensamentos negativos ou numa montanha-russa de sentimentos, você irá ajudá-lo ao compartilhar uma perspectiva mais realista da situação.

É importante investir num ponto de vista mais abrangente, assim, vocês dois juntos podem ser capazes de arranjar uma solução ou tomar alguma atitude.

  1. Ouça músicas alto astral

Ouvir música é claramente um ótimo jeito para dar um up no bom humor e abrir os olhos para novos horizontes.

Você pode fazer o mesmo para as pessoas ao seu redor. Quando estiver com alguém, coloque uma música positiva. Ou envie uma playlist animada no Spotify ou em algum programa semelhante.

  1. Use 30 ou 60 segundos do seu dia para cumprimentar alguém

Pense em alguma coisa que faça a pessoa que está com você se sentir confiante, ou em alguma característica dela que faz os demais se sentir agradecidos. Então cumprimente-a por isso. Esse cumprimento pode significar muito mais do que você imagina.

  1. Sorria

Um sorriso é capaz de criar um ambiente mais gostoso e relaxado. Isso funciona mesmo se você não for do tipo que sorri muito. Tente experimentar: se estiver se sentindo para baixo, force um sorriso por 30 segundos ou um minuto, e veja o que acontece com o seu humor.

  1. Ajude alguém a relaxar

Viver ocupado com o trabalho ou escola deixa qualquer um tenso e estressado, exigindo demais do emocional. É completamente compreensível que isso distancie qualquer pessoa de um pensamento otimista e construtivo.

Então ajude alguém a relaxar. Sugira um piquenique. Apenas ria, ou talvez tente ir nadar no lago ou no mar. Depois fiquem juntos em silêncio numa manta, e assistam o passeio das nuvens por um tempo.

Uma pausa como essa na correria pode fazer milagres no humor e na perspectiva dos dois.

  1. Abrace

Muitas vezes, o abraço é muito melhor que um sorriso, ele é capaz de fazer a gente se sentir melhor e mais seguro. Use-o quando necessário. Mas não subestime seu efeito, é incrível como um toque como esse pode fazer com que os pensamentos de alguém se tornem mais claros e otimistas.

  1. Pague adiantado

Se alguém contribuir com um pouco de otimismo na sua vida, não deixe para retribuir tarde demais. Faça o mesmo para uma outra pessoa.

O segredo de um mundo melhor está no próprio ser humano. Precisamos de um mundo com menos ódio e mais amor, mais esperança e menos dor. Chega de negatividade. Opte por uma vida mais otimista, espalhe esse seu jeito de ser, e vamos construir — juntos — um mundo mais otimista, gentil e encorajador.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]