Autoconhecimento Comportamento

A sombra do passado, bloqueia a luz da renovação nos relacionamentos.

Sentada, uma silhueta feminina sombreada pelo sol.
Free-Photos / Pixabay
Escrito por Herica Rodriguess

A sombra do passado bloqueia a luz da renovação nos relacionamentos.

Conviver em grupos e se relacionar é algo natural da espécie humana, e é necessário para a grande maioria de nós. Começamos a nos relacionar com as pessoas desde o primeiro sopro de vida, ao deixarmos o útero de nossa mãe e sermos recebidos neste mundo.

Embora a interação, a convivência e as trocas de energias já comecem a fazer parte da nossa vida desde cedo, é gigantesco o número de conflitos entre as pessoas. E eu arriscaria aqui dizer que “todas” as pessoas têm, teve ou terão dificuldades em alguns de seus relacionamentos ao longo da vida, sendo eles de qualquer tipo (social, de amizades, de pais e filhos, casamentos, namoros, colegas e grupos de trabalho e familiares em geral).

Todos encontram ou encontrarão alguma incompatibilidade, alguma desilusão, algum desentendimento, mágoa, algum mal-entendido, e por aí vai… porque quando falamos em relacionamentos, esse é um assunto que dá “pano para manga”. E claro, isso é fácil de compreender, pois todos nós somos únicos. E embora sejamos todos originários de uma mesma Fonte de Vida, somos diferentes em nossa personalidade, em nossa história de vida e experiência pessoal.

Mas a problemática que trago hoje neste artigo é o fato de que algumas pessoas, por terem vivido experiências negativas de relacionamentos no passado, estão com os seus presentes bloqueados nessa área da vida, ou até em outra área, em função disso; pois sabemos que o bloqueio em um setor da vida pode perfeitamente repercutir em outro. Essas pessoas ficam bloqueadas, uma vez que não permitem se relacionar com leveza, com liberdade e tranquilidade, ou se fecham para isso, pois temem serem feridas novamente.

Uma pessoa isolada sentada num banco, vista por trás. Ao lado dela, uma árvore.
Jeswin Thomas / Pexels

Podem também simplesmente não conseguir mais acreditar em outras pessoas ou em si mesmas, ou ainda vivem conflitos em seus relacionamentos atuais. Então se fecham, se camuflam, se isolam e, assim, a sombra do passado impede que a luz da renovação entre para a vida e para os relacionamentos delas. Na verdade, o que acontece é que as experiências negativas que ela viveu no passado geraram padrões de pensamentos que estão impedindo a expansão dela.

São as crenças limitantes, as prisões mentais que as mantêm nos conflitos internos que se refletem na sua realidade presente externa. Como a solidão ou o medo e as dificuldade de se relacionar novamente. E isso as tornam pessoas infelizes e solitárias. Sendo assim, é de extrema importância tratar essa área da vida. E como fazer isso

Como se libertar da sombra do passado nos relacionamentos e deixar a luz da renovação entrar?

As nossas prisões são mentais. Podemos nos libertar delas, porém isso é uma escolha. Mas somente é possível se livrar desses padrões da mente ao expandir a consciência. Lembre-se: você cria a sua realidade a todo momento!

1 – Primeiramente, é de extrema importância fazer as pazes com a sua criança interior. É curar a sua criança ferida, as suas dores emocionais e voltar-se para dentro de si, buscando o seu autoconhecimento! Busque compreender a sua história de vida. Fique em paz com o seu passado. Nós não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o nosso olhar sobre ele dentro de nós, perdoando, aceitando e libertando-o, ou, quem sabe, até mesmo agradecendo a ele. Quando conseguimos fazer isso, mudamos a relação desse passado dentro de nós. É olhar para o passado em paz. Deixar todos os acontecimentos negativos, todas as desilusões, todas situações e pessoas que te causaram algum dano ou desilusão para trás. Se você tem afinidade com a oração do Ho’oponopono, use-a para isso! Ele é uma poderosa ferramenta. Aproveite-a!

Uma garotinha sorridente correndo num vasto campo verde.
Pixabay / Pexels

2 – Coloque todo o seu foco no novo, nas coisas boas e positivas do seu presente e projete a positividade para o futuro! Foque a sua mente nas coisas boas que você viveu também em seu passado! Existe um versículo bíblico que diz assim: “Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança.” É isso. Caminhe em direção a novas conquistas, a novas amizades, a novos relacionamentos! Procure desenvolver novas visões da vida, novos olhares para as pessoas, novas visões de mundo! Busque o novo! Acredite na mudança e na renovação! Claro, não é ser imprudente ou ingênuo e agir sem cautela, mas é dar a si mesmo a possibilidade da luz da renovação.

3 – Por fim, tome consciência de uma vez por todas de que são as suas crenças que estão te travando! Na maioria das vezes, são as crenças geradas por experiências do passado que nos limitam. Busque olhar as pessoas e as situações atuais e passadas a partir de pontos de vistas variados! Não é porque alguém foi ruim ou negativo com você ou que tenha lhe causado algum dano que as outras pessoas também serão ou causarão.

Você também pode gostar

Para contratar meu atendimento online, entre em contato via WhatsApp: (+31) 686436860 – Países Baixos.

Sobre o autor

Herica Rodriguess

Olá! Meu nome é Herica Rodriguess.

Sou Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística), mentora, coach, professora, escritora e advogada.

Sempre amei o Direito, mas onde minha alma realmente canta é no conhecimento da mente humana e no desenvolvimento pessoal. Ajudar as pessoas a descobrirem os seus potenciais e se tornarem mais eficientes, proativas e conscientes de que elas criam e transformam as suas realidades por meio de suas ações e reações frente aos acontecimentos é minha missão. E eu amo fazer isso!

Pretendo seguir por toda a minha existência trabalhando com o desenvolvimento de pessoas. Isso me fascina!

Sou apaixonada pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento humano! Amo escrever sobre a vida! Sou uma eterna buscadora da expansão da consciência. Adoro assuntos ligados à Lei da Atração, além de Leis Universais, Metafísica da Saúde, Astrologia, enfim, sou fascinada pelo descobrimento humano e universal! Acho que o Universo é riquíssimo em conhecimentos e abundância! E tenho toda a disposição desse mundo para estudá-los e descobrir cada dia um pouco mais desse presente que nos foi dado e é chamado de vida! Gosto bastante da psicologia de Carl Jung e pretendo me aprofundar nisso no decorrer de minha vida. Amo os animais e a natureza! Gosto de ler e me interesso por diferentes culturas.

Contatos
Email: contato.pausacoracao@hotmail.com
Site: pausaparaaquecerocoracao.com
Facebook: Pausaparaaquecerocoracao
Instagram: @pausa_paraaquecerocoracao
LinkedIn: Herica Rodrigues
YouTube: Pausa Para Aquecer o Coração