Autoconhecimento Coaching

11 formas de cultivar a gratidão

Beatriz Rustiguel
Escrito por Beatriz Rustiguel
Se antes o ato de agradecer estava restrito aos contextos religiosos, esse já não é o caso. Agora virou tema recorrente nas redes sociais, nos artigos, livros e nos conselhos de alguns dos líderes mais renomados do mundo.

O tema veio à tona com força nos últimos anos dado à influência de culturas orientais, como os ensinamentos do budismo que eu citei anteriormente. Ficou claro que a associação da gratidão com a felicidade também surgiu daí. O famoso guru indiano Osho afirma que a infelicidade é impossível com a gratidão.

Assim, a gratidão é o cultivo da felicidade.

E o verdadeiro espírito da gratidão não deve estar relacionado ao que acontece em nosso redor. Gratidão é mais que um sentimento, é uma atitude.

Assim como qualquer outra decisão, podemos decidir ser gratos. Ter gratidão é uma postura que podemos ou não adotar.

Como já dizia o filósofo grego Cícero: “A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras”. As virtudes podem e devem ser cultivadas, e aqui eu lhe apresento como.

11 formas de cultivar a gratidão em si mesmo e nos outros ao seu redor

1. Tire um tempo diário para refletir sobre as coisas boas – Todas as manhãs pense com carinho em tudo aquilo que você é grato por ter na vida. Pensar em coisas boas reduz o seu nível de ansiedade.

2. Mantenha um diário de gratidão – Cultive o hábito de refletir e anotar suas razões para ser grato. Sua percepção a respeito de coisas boas e seu bem-estar serão ampliados.

3. Agradeça a si mesmo e celebre suas conquistas – Você realmente merece! Não minimize suas realizações, não importa quão pequenas possam parecer. Invista tempo para celebrar cada uma delas.

4. Escreva mensagens de agradecimento para a família e amigos – Crie o hábito de enviar uma mensagem de agradecimento aleatória (por dia) para uma pessoa que te apoia e faz parte do seu círculo íntimo.

5. Controle sua língua! Tente falar sobre coisas positivas – Evite queixar-se tanto. Tente se calar quando estiver com raiva ou anote seus sentimentos de frustração em um papel e depois jogue fora.

6. Perdoe rapidamente aqueles que te ofenderam – Todos ofendemos e somos ofendidos habitualmente. Crie o hábito de perdoar diariamente quem te ofendeu. Perdão é decisão, não é sentimento.

7. Agradeça seus colegas e sua equipe de trabalho publicamente – Em momentos de celebração não se esqueça de agradecer publicamente aos colegas que te apoiaram e ajudaram na realização do seu trabalho.

8. Faça doações, dê gorjetas e presentes regularmente – Tente cultivar a generosidade e doe (anonimamente, se possível) de forma regular. Você estará plantando gratidão na vida de alguém.

9. Compartilhe com alguém os motivos pelos quais você é grato – Espalhe positividade compartilhando um exemplo específico de algo bom pelo qual você é grato, mas cuidado com a ostentação!

10. Celebre o sucesso alheio e ajude quem está em dificuldades – O sucesso e a felicidade das pessoas ao seu redor devem ser motivos de celebração. Pense que a abundância é contagiosa e evite a inveja.

11. Em momentos de crise, releia o seu diário de gratidão – Todo mundo sofre com momentos ruins. Então, sinta-se gratificado pelos desafios, pois eles vão servir de lição e te ajudar a crescer.

Espero que essas dicas sejam úteis.

Sobre o autor

Beatriz Rustiguel

Beatriz Rustiguel

Beatriz Rustiguel, comunicadora, professora universitária, especialista em Resiliência e Gestão de Estresse pela University of Washington (UWashingtonX), colaboradora do projeto ProLider da Universidade Santa Cecília e fundadora do projeto Mentalidade de Crescimento.

DADOS DE CONTATO
LinkedIn: Beatriz Rustiguel
E-mail: [email protected] | [email protected]
Blog: mentalidadedecrescimento.com.br