Receitas Saúde Integral

Água com Gengibre – Conheça os seus benefícios

Oksana Bratanova / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já ouviu falar dos grandes benefícios que a água com gengibre proporciona ao organismo humano? O gengibre é uma raiz muito utilizada para fazer chás e suas raspas podem ser adicionadas à água, às saladas, aos sucos e aos iogurtes para consumo moderado. Essa mistura auxilia na perda de peso, principalmente da barriga, pois acelera o metabolismo do corpo.

O gengibre por si só é ótimo para o sistema gastrointestinal e ele também é considerado um antioxidante e anti-inflamatório que ajuda na prevenção do câncer cólon-retal e das úlceras estomacais. Confira a seguir alguns benefícios que essa mistura possui para o nosso organismo.

5 benefícios da água com gengibre

Tomar um simples copo de água com gengibre em jejum é ótimo para o corpo e, se possível, incrementar mais 0,5 L durante o dia é ainda mais benéfico para quem deseja emagrecer. Esse é apenas um dos benefícios dessa mistura, veja todos eles a seguir.

1. Auxilia no emagrecimento: A aceleração do metabolismo causada pela água com gengibre estimula a queima da gordura do corpo. Isso ocorre devido a duas substâncias: 6-gingerol e 8-gingerol, as quais fazem com que o corpo produza calor e, automaticamente, o suor. Dessa forma, quem toma essa mistura perde gordura, especialmente a da barriga.

2. Previne azias e gases intestinais: Para esse feito, ele precisa ser consumido, especialmente, como chá. Tomando-o regularmente, o organismo começará a ter uma diminuição desses problemas.

3. Auxilia na diminuição de náuseas e vômitos: O gengibre possui propriedade antiemética e ela ajuda a melhorar os sintomas de náuseas e vômitos em grávidas, pessoas em processo de quimioterapia e aqueles que acabaram de fazer cirurgias. O consumo total é de apenas 0,5 g de gengibre em raspas e os resultados podem ser vistos em até quatro dias do uso pela manhã.

4. Atua como anti-inflamatório e antioxidante. Os antioxidantes presentes no gengibre atuam na prevenção de gripes, resfriados, envelhecimento precoce e câncer. Sua ação anti-inflamatória melhora as dores causadas pela artrite, as dores musculares e os problemas respiratórios, como asma, bronquite e tosses.

Imagem de muitos gengibres dispostos em um prato branco que está sobre uma toalha de mesa feita na cor verde e branca.
Shirley Hirst / Pixabay

5. Protege o estômago contra úlceras, pois ele atua no combate da bactéria H. pylori, responsável por provocar gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre atua na prevenção de câncer no estômago, que, normalmente, surgem por meio das células alteradas pela úlcera.

É importante lembrar que a água com gengibre é contraindicada em caso de pessoas que fazem o uso regular de remédios para ralear o sangue e para baixar a pressão. Essas pessoas só podem consumir misturas e chás de gengibre com orientação médica, a fim de evitar problemas de saúde maiores.

Durante a gravidez, também é necessário regrar o uso do gengibre, não passando de 2 g ao dia. A quantidade ideal para consumo é cerca de 1 a 2 g ao dia, seja da mistura com água, seja como chá ou ingestão pura. Inclusive, pessoas com diabetes e hipertensão não podem fazer o uso excessivo do gengibre devido à elevação das taxas que podem levar à hipoglicemia e à hipotensão.

Receita da água com gengibre

Em um recipiente de 1 L de água fria, é necessário incluir de 4 a 5 rodelas de gengibre. As rodelas devem ser trocadas a cada nova produção da água para garantir a absorção dos benefícios dessa água.

Receita de gengibre, água e limão

O limão é um forte potencializador da água com gengibre, pois ajuda a acelerar o metabolismo e é rico em vitamina C. Para essa opção, deve-se espremer 1 limão em 1 copo de água e 1 colher de gengibre ralado. Em seguida, basta misturar bem e tomar.

Imagem de um gengibre e dois limões, ingredientes para o preparo da água com gengibre.
Pexels / Pixabay

Receita de gengibre, água e hortelã

Além de potencializar os cuidados com o estômago, a hortelã é ótima para melhorar a circulação, inflamações musculares e dores de cabeça. Para essa receita, você deve cortar de 4 a 5 rodelas de gengibre e colocar para ferver com a quantidade de água que desejar. Após a fervura, inclua meia xícara de hortelã e espere o chá amornar ou esfriar para tomá-lo.

Receita de gengibre, água e canela

A canela é ótima para controlar o açúcar no sangue, evitar picos de hiperglicemia e insulina. Essa mistura pode ser tomada por diabéticos, mas, antes disso, o ideal é conversar com o seu médico.

Para prepará-la, basta incluir na quantidade de água de sua preferência 5 rodelas de gengibre ou 1 colher de sopa de gengibre ralado e 1 canela em pau. Você pode levar ao fogo para fervura ou deixar armazenado para tomar horas depois.

Você também pode gostar

Com essas receitas e mantendo sempre o consumo moderado do gengibre, seu corpo obterá os melhores resultados. Essa é uma maneira natural de cuidar do organismo e, desde que você não ultrapasse as quantidades ideais, seu corpo só terá a agradecer.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]