Nutrição Nutrição Funcional Receitas

Suco detox com gengibre

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Quando você vê ou escuta falar sobre suco detox, o que vem à sua cabeça? Mais do que um possível suco verde, como erroneamente se popularizou, podemos encontrar uma variedade de combinações e sabores, como suco detox com gengibre, suco detox com limão e até com laranja.

Você também pode gostar de:

Antes de qualquer aprofundamento, porém, o que é, afinal, o suco detox? O suco detox nada mais é do que uma bebida que possui componentes que ajudam na limpeza do corpo e na eliminação de substâncias que não fazem bem ao organismo. Essas toxinas podem ser conservantes, gorduras, excesso de sódio e até corantes.

Por que “detox”?

Seja no suco detox com gengibre ou em qualquer outra mistura por aí, a palavrinha “detox” está sempre lá. Essa expressão vem justamente da palavra “desintoxicação”. Ou seja, o suco tem como objetivo, como já citamos anteriormente, promover a limpeza do corpo e eliminar o que não faz bem. Essa desintoxicação pode acontecer por meio da urina, das fezes e até da bile, auxiliando, inclusive, no processo de emagrecimento.

Do que pode ser feito o suco detox?

O suco detox pode ser feito com vegetais, legumes e frutas, além dos mais diversos alimentos ricos em minerais e vitaminas.

Suco Detox com Gengibre

Benefícios do suco detox

Além da desintoxicação, o suco detox ajuda na limpeza do fígado, na redução do cansaço, no fortalecimento do sistema imunológico, auxilia no funcionamento do intestino e ainda ajuda a melhorar sintomas comuns do nosso dia a dia. Esses sintomas são: sono, humor, digestão e enxaqueca.

Suco detox e suco verde são a mesma coisa?

Não necessariamente, por isso usamos no início do texto a palavra “erroneamente”.

A questão é que ambos se popularizaram e possuem a mesma função: ajudar na limpeza do organismo, porém o que vai diferenciá-los é a composição.

Suco Detox com Gengibre

O suco verde é feito, normalmente, de alimentos que possuem clorofila. Ou seja, eles são verde-escuros, como a couve, a hortelã e a salsinha, por exemplo. Já o suco detox, além de conter esses alimentos citados, também pode ser composto por outros, como maçã, gengibre e cenoura. No fim, eles são usados para as mesmas finalidades.

Como consumir o suco detox

Muitas vezes as pessoas consomem o suco detox em jejum, momento em que o estômago está vazio, porque isso facilita a absorção dos nutrientes. Porém vale ressaltar que somos diferentes uns dos outros.

Nossos organismos não funcionam da mesma maneira ou reúnem as mesmas características, por isso é extremamente importante entender como o seu corpo funciona. Em determinados casos, é preciso associar o suco a uma alimentação balanceada, o que é possível com a ajuda de um profissional especialista.

Suco Detox com Gengibre

Suco detox com gengibre

Alimento rico em vitamina C, o gengibre é uma raiz que ajuda a combater a gripe e auxilia na defesa do organismo. Um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos que existem, é muito usado atualmente nos sucos detox, já que também acelera o metabolismo e promove uma queima de gordura mais rápida. Confira abaixo uma receita simples de suco detox com gengibre, que, além de desintoxicar, ajuda a emagrecer:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 300ml de água
  • Gelo a gosto
  • ½ limão

Como fazer:

Para fazer o suco detox de gengibre, basta bater todos os ingredientes citados no liquidificador. Depois é só coar e beber à vontade. Caso seja do seu gosto, você pode acrescentar folhas de hortelã.

Suco Detox com Gengibre

Suco detox com gengibre e suco verde

Além de ser uma bebida que atua como anti-inflamatório e auxilia no emagrecimento, o suco detox com gengibre e suco verde ajuda no combate à celulite, fortalece os ossos e atua também como cicatrizante.

Ingredientes:

  • 1 gengibre
  • 3 folhas de couve
  • 2 laranjas
  • 1 litro de água

Como fazer:

Pegue as laranjas já descascadas e as folhas de couve lavadas, coloque-as no liquidificador com o gengibre e acrescente o litro de água. Em seguida bata tudo. No fim, é só coar e tomar.

Suco Detox com Gengibre

Suco detox com gengibre e abacaxi

O abacaxi é uma fruta que, assim como o gengibre, ajuda no emagrecimento e na digestão. Além disso, é rico em vitamina A e possui propriedades antioxidantes, sendo benéfico para dietas. Você ainda encontra nele um alto teor de vitaminas, como a C, a E e até mesmo o potássio. Junto com o gengibre, o abacaxi forma uma das combinações mais comuns e potentes quando o assunto é suco detox.

Ingredientes:

  • Gengibre em pó
  • 1 copo de suco de abacaxi
  • 2 folhas de hortelã
  • 1 colher de sobremesa de semente de linhaça

Como fazer:

Jogue tudo no liquidificador e bata. Se preciso, acrescente o mínimo de água para facilitar a mistura dos ingredientes. Depois de todo esse processo, é só consumir.

Suco Detox com Gengibre

Suco detox com gengibre e água de coco

Isotônico natural, a água de coco é rica em sais minerais e ajuda a repor os níveis dos mesmos no organismo. Além disso, a mistura do gengibre com a pimenta, outro ingrediente que estará presente na receita, potencializa a aceleração do metabolismo e aumenta o gasto energético. Aproveite os benefícios do suco detox com gengibre e água de coco!

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de suco de gengibre
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 300ml de água de coco
  • 2 folhas de couve
  • 3 gotas de pimenta (líquida)

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes acima em um liquidificador, exceto o suco de limão e a pimenta. Depois que você bater tudo, acrescente-os no final e consuma o seu suco.

Suco Detox com Gengibre

Suco detox com gengibre e melancia

Por ter mais de 90% de água em sua composição, o suco detox com gengibre e melancia hidrata o corpo e ajuda na limpeza natural do organismo. Além dessas funções, é rico em fibras e ajuda no funcionamento dos rins. A presença da linhaça, outro ingrediente que está na receita, colabora com a redução do colesterol, regula o intestino e melhora a pressão arterial. Gostou? Saiba como fazer e aproveite!

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 3 a 4 fatias de melancia
  • 1 colher de chá de linhaça triturada

Como fazer:

Pegue todos os ingredientes citados acima, coloque no liquidificador e bata. Em seguida, é só beber o seu suco detox com gengibre e melancia.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]