Saúde Integral

Alecrim no combate a Doença de Alzheimer

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Já é de conhecimento popular a eficiência do uso de ervas para fins medicinais e combate a diversos tipos de doenças. O que antes era defendido por uns como mentira e, por outros, como verdade, hoje ganha espaço maior nas pesquisas de especialistas e estudiosos da medicina.

O Alzheimer, por exemplo, é uma doença que ainda caminha rumo à exploração de seus enigmas e maiores mistérios. Atualmente não há cura para esse mal, porém alguns procedimentos vêm sendo aplicados e testados para que se chegue a uma terapia mais eficaz.

Recentemente, a Universidade de Northumbria, na Inglaterra, realizou um estudo com cerca de 60 idosos. A experiência de aromaterapia com alecrim dividiu os participantes em três grupos. O primeiro grupo utilizou a essência lavanda como estimulante; o segundo, alecrim; o terceiro grupo não fez uso de nenhum óleo ou essência.

Em seguida, os três grupos precisaram realizar jogos de palavras e testes para avaliar a reação da memória. Os resultados foram surpreendentes. O grupo que utilizou essência de lavanda teve o pior desempenho; o grupo que não experimentou nenhuma essência teve desempenho mediano; o grupo que fez uso do alecrim apresentou um aumento significativo de 75% no comportamento da memória. Ou seja, foi constatado que os efeitos da planta no cérebro se assemelham aos dos remédios indicados ao tratamento do mal de Alzheimer, principalmente devido ao cineol, elemento que ajuda a retardar a perda da memória.

Saiba um pouco mais sobre o alecrim e suas propriedades

O alecrim é uma erva bem conhecida no mundo inteiro e é um poderoso terapêutico contra diversas patologias. Facilmente encontrada na cozinha, por ser utilizada também como tempero, essa raiz é repleta de vitamina B6, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Confira alguns de seus benefícios:

– Aliviar dores: por conter substâncias analgésicas, o alecrim é bastante indicado em casos de dores. Aquela dor de cabeça aguda pode ser amenizada com um copo de chá da planta.

– Mau hálito: sua ação antibacteriana proporciona bons efeitos contra o mau hálito, já que o alecrim elimina as bactérias locais.

– Auxilia a circulação sanguínea: o alecrim atua na produção das células vermelhas, fazendo com que o sangue no corpo tenha melhor circulação.

– Medicamento digestivo: muito conhecido por sua ação digestiva, o alecrim é recomendado em situações de diarreia, constipação, azia, falta de apetite e gases, já que auxilia todo o aparelho gastrointestinal.

– Desintoxicante natural: como é diurético, o alecrim expulsa do corpo toxinas, patógenos, sais e gorduras, deixando a pele com aspecto mais saudável, diminuindo os riscos de problemas no fígado, dentre outros benefícios.

– Antioxidante e anti-inflamatório: carnosol, ácido carnósico, ácido rosmarínico, ácido caféico e ácido betulínico são alguns dos antioxidantes e anti-inflamatórios existentes na composição do alecrim. Com o consumo do alecrim, os radicais livres são expulsos do corpo, o que contribui com a prevenção de câncer. Além disso, músculos e sistema sanguíneo ganham maior proteção.

– Antibacteriano: bactérias estomacais podem causar úlceras e outros transtornos comuns do sistema digestivo. O alecrim é excelente para prevenir e combater tais desconfortos.

– Antienvelhecimento: colabora com a regeneração celular por eliminar as toxinas e reduzir o inchaço, deixando a pele com aparência firme e agradável.

Diante de tantas informações, estudos e pesquisas acerca do alecrim, fica mais do que claro que esta é uma erva muito importante e que vale a pena inclui-la no cardápio quando o assunto é abordagem alternativa e natural. Vale lembrar que qualquer tipo de alteração no organismo ou o aparecimento de sinais que indiquem a presença de alguma doença devem levá-lo a consultar um médico. A automedicação pode levar a problemas sérios e não deve ser feita.


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]as.com.br