Ervas e Chás

Alecrim: a Erva de Memória do Mediterrâneo

Óleo de alecrim e alecrim ao fundo em mesa de madeira
123RF | Fortyforks
Lucas Zappia
Escrito por Lucas Zappia

Alecrim é um arbusto nativo das regiões rochosas do Mediterrâneo, especialmente ao longo da costa. Por ser nativa dessa região, essa planta e seus benefícios são conhecidos e usados desde os tempos dos antigos gregos e romanos. Sua capacidade de melhorar a memória chega a ser mítica. Estudiosos clássicos gregos usavam guirlandas de alecrim na cabeça durante exames para melhorar sua memória. Alecrim é mencionado ao longo dos séculos em obras de literatura e crônicas históricas como uma erva símbolo da lembrança, lealdade, felicidade e amor.

Apesar do seu histórico como um tônico mental que dá clareza e melhora a memória, a ciência moderna foi em busca das evidências científicas que poderiam embasar essas lembranças históricas. Muitos temperos como o alecrim, que possui capacidades anti-inflamatórias e antioxidantes, já conferem inúmeros benefícios para o corpo e mente. Porém, o alecrim se destaca em algumas áreas quando o assunto é performance e saúde mental.

Ramo de alecrim visto de perto em mesa de madeira
Nika Akin / Pexels

Estudos que relacionam o consumo pontual de alecrim e melhoras em memória e performance cognitiva demonstram uma forte correlação positiva. Nesses experimentos com humanos, os voluntários que consumiam alecrim logo antes ou durante uma avaliação de memória tinham resultados estatisticamente melhores que o grupo de controle, que não consumia alecrim.

Porém, o mais interessante se trata da dosagem e do método de consumo do alecrim. Muitos desses estudos testaram o consumo de alecrim via aromaterapia, inalando o óleo essencial de alecrim vaporizado no ambiente. Um estudo demonstrou que uma maior concentração do neuronutriente Eucaliptol (1,8-cineole), um composto presente no alecrim, aumentava os efeitos benéficos para a mente. Os voluntários que mais tiveram exposição ao eucaliptol tiveram os melhores resultados em testes de matemática e memória de curto prazo. Os gregos antigos que usavam as guirlandas de alecrim durante provas poderiam estar se beneficiando de uma versão arcaica de aromaterapia com essa erva.

Outro estudo mediu a atividade antioxidante e níveis de cortisol após aromaterapia com alecrim. Os resultados demonstraram aumento de atividade antioxidante e redução de cortisol após o consumo de alecrim concentrado. Isso indica a capacidade que o alecrim tem para reduzir estresse e proteger a mente contra danos oxidativos.

Os benefícios do alecrim também podem ser obtidos via alimentação. Porém, quando consumido como alimento, a lógica da dosagem é um pouco diferente. Muitos temperos que possuem potentes neuronutrientes precisam ser consumidos em grandes doses ou de forma concentrada para demonstrar resultados.

Com o alecrim é diferente. Um estudo em que voluntários consumiam doses variando desde 750mg até 6.000mg de alecrim seco e faziam testes de atenção e velocidade de memória demonstrou melhoras dramáticas para o grupo de 750mg e até uma leve piora no grupo de 6.000mg. Essa dosagem de 750mg é aproximadamente meia colher de chá, algo que facilmente conseguimos encontrar em um prato comum.

Resumo dos benefícios para a mente

Homem colocando óleo essencial na mão
doTERRA International, LLC / Pexels

Quando inalado, o eucaliptol do alecrim demonstra a capacidade de melhorar a capacidade cognitiva e função executiva

Consumo moderado de alecrim é capaz de melhorar a atenção e velocidade de memória

Aumento dos níveis de atividade antioxidante causada pelo consumo de alecrim protege o cérebro de danos oxidativos

Aromaterapia com alecrim pode causar diminuição dos níveis de cortisol, reduzindo estresse

Melhores maneiras de incluir alecrim na sua dieta:

Como vimos acima, não é necessário exagerar no consumo de alecrim para ter seus impressionantes benefícios cognitivos. Alecrim pode ser usado para temperar carnes como porco, frango, vegetais e legumes.

Temperos de alecrim e
Brooke Lark / Unsplash

Você pode também incorporar alecrim na manteiga e ter uma manteiga composta aromática. Basta derreter a manteiga e adicionar pequenos pedaços de alecrim ao líquido. Misture para incorporar, despeje em um recipiente e deixe solidificar.

Um preparo que gosto muito de fazer é de vegetais ao forno com azeite e alecrim. Além de ser rápido e fácil, quase não faz sujeira na cozinha

  • Corte vegetais e legumes como abobrinha, pimentão, brócolis, cebola e aspargos em pedaços de aproximadamente 5 cm
  • Cubra uma assadeira com papel alumínio
  • Espalhe os vegetais picados na assadeira
  • Junte alecrim, sal, sálvia e pimenta do reino a gosto em um potinho
  • Despeje a mistura de temperos nos vegetais
  • Adicione um generoso fio de azeite nos vegetais
  • Misture bem e leve ao forno
  • Deixe por cerca de 10 -15 minutos em 220 C
  • Retire e sirva
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Caso você tenha interesse em usar alecrim via aromaterapia, sugiro usar um difusor de óleo essencial em seu ambiente de trabalho. Use sempre óleo de boa qualidade com alta concentração. Também tenha em mente que quanto menor o ambiente, mais você inalará.

Existem muitos outros temperos, que você talvez já conheça, que trazem benefícios para memória, atenção, humor e disposição. Descubra mais com o e-Book gratuito 6 Temperos para a Mente.

Referências:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23983963/
https://www.eurekalert.org/pub_releases/2016-04/bps-rac042716.php
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21877951/
https://www.sciencedirect.com/topics/chemistry/1-8-cineole

Sobre o autor

Lucas Zappia

Lucas Zappia

Empreendedor, montanhista e apaixonado por desenvolver as incríveis capacidades do corpo e da mente. Sou formado em administração de empresas, trabalhei em uma das áreas mais exigentes do mercado financeiro, fundei duas empresas no ramo de nutrição e já escalei algumas das maiores montanhas na Europa e nas Américas.

Criador do Neuro Food, meu programa sobre nutrição cerebral que ensina tudo sobre como usar o poder dos neuronutrientes de comidas comuns para elevar o nível de performance mental.

Minha missão é ajudar profissionais e estudantes ambiciosos a alcançarem níveis diferenciados de performance e bem-estar da maneira mais simples e mais fácil possível.

O foco de todo o conteúdo do Neuro Food é ajudar pessoas como você a ter melhoras significativas no funcionamento cognitivo em aspectos como memória, função executiva, aprendizado, concentração, relaxamento, e muitos outros.

Depois de anos estudando os hábitos e rotinas dos meus ídolos, empreendedores, atletas, investidores, artistas e escritores, eu percebi que todos eles, sem exceção, tinham uma compreensão de como a alimentação podia afetar a produtividade e felicidade. A partir disso, busquei os fundamentos por trás das práticas e descobri toda uma literatura científica sobre como certos compostos presentes em alimentos comuns podem oferecer ganhos na nossa saúde e desempenho mental.

Eu chamo esses compostos de neuronutrientes. Me dediquei a estudar e testar em mim mesmo e em pessoas próximas o que eu descobria. Os resultados são impressionantes.

Não sou médico, cientista ou nutricionista. Vivo uma vida corrida equilibrando trabalho e estudos, mas passei a me dedicar à missão de ajudar pessoas como você a chegarem mais longe nos seus objetivos e contribuírem cada dia mais no seu projeto de vida. Minha contribuição com o Neuro Food é trazer todo esse conhecimento científico ao dia a dia de pessoas como eu e você e aplicar isso da maneira mais simples possível: com os alimentos que você já come.

Além de comer de maneira saudável para longevidade, estética e performance atlética, nosso objetivo nem sempre é de adicionar mais anos à nossa vida. Às vezes queremos ter mais vida nos nossos anos. Isso quer dizer mais tempo livre com nossa família e amigos, nos projetos pessoais que nos dão propósito, na evolução de nossa carreira, para aprender coisas novas e ter energia e tempo para aproveitar nossa vida. É com esse foco em mente que desenvolvi o programa compreensivo do Neuro Food.

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