Nutrição

Alimentos que podem ajudar a controlar a compulsão

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ano novo, dieta nova, mas os erros na alimentação continuam os mesmos. Fazer dieta não é fácil para ninguém e, quando bate aquela vontade de comer um doce ou uma fritura, são poucos os que resistem a tentação. Mas será que existe uma forma de saciar essa compulsão de comer coisas não saudáveis de uma forma que não precise sacrificar a dieta?

De acordo com pesquisadores da área médica, algumas substâncias de alimentos não saudáveis podem ser o motivo da compulsão pela comida e, se consumidos em outros alimentos saudáveis, podem ajudar a saciar essa compulsão. O segredo é saber qual alimento sacia que tipo de necessidade. Confira essa lista de alimentos que separamos que pode te ajudar a saciar algumas compulsões:

Chocolate

Se você sente uma vontade incontrolável de comer chocolate, isso pode ser devido a falta de magnésio em seu organismo. O magnésio também é encontrado em proteínas animais e vegetais. Então uma alternativa é segurar a vontade de comer chocolate até a hora do almoço ou jantar e comer um belo pedaço de carne.

Comidas açucaradas e doces

shutterstock_288575558A necessidade de comer doces é uma das mais comuns devido à diversidade de substâncias que podem estar em falta no seu organismo, como: cromo, carbono, fósforo, enxofre e triptofano. E como fazer para matar a compulsão de doces? Tente comer alimentos saudáveis que tenham os elementos citados acima, como: brócolis, uva, frango, frutas secas, proteína animal ou vegetal, mirtilos, couve-flor, repolho, uva-passa, espinafre e batata-doce.

Pão, torrada e macarrão

A compulsão de comer esses carboidratos pode ser devido a falta de nitrogênio em seu organismo. Se for o caso, procure comer carne vermelha, peixe, feijão ou castanhas para saciar essa vontade.

Comidas gordurosas

shutterstock_109791740

A vontade de comer comidas gordurosas pode estar relacionada a falta de cálcio no organismo. O cálcio pode ser encontrado também no brócolis e em vegetais de folhas escuras. Ou seja, um almoço ou janta com mais folhas e menos gordura pode, além de fazer bem, saciar essa compulsão por comidas gordurosas.

Comidas salgadas

Se a sua vontade for de comer comidas salgadas, não apele para frituras ou salgados de lanchonete. Isso pode ser sinal de falta de cloro no organismo. E, se for o caso mesmo, uma boa refeição com peixe pode resolver o seu problema. Só tome cuidado para não exagerar no sal, pois o sódio em excesso também pode te fazer mal.

Compulsão para comer qualquer alimento

Se você não tiver uma vontade específica de comida, mas estiver sentindo a compulsão de devorar qualquer coisa, talvez seja um indício de falta de silício, triptofano ou tirosina no organismo. Esses elementos podem ser encontrados em: castanhas, sementes, grãos integrais, uva-passa, espinafre, batata-doce, e frutas cítricas.

Os alimentos citados podem não ser tão gostosos de início e não apetecem tanto quanto um belo doce ou uma fritura, mas lembre-se que ao longo prazo o seu organismo vai se sentir cada vez melhor com uma alimentação saudável e vai valer a pena o esforço. Essas dicas são uma forma de incentivar a boa alimentação, mas para ter uma dieta ideal feita para você, consulte um nutricionista. Nós sempre apoiamos a consulta com um especialista da área para analisar e dar as melhores indicações para cada pessoa.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]