Nutrição Saúde Integral

10 alimentos que te deixam mais cansado

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você tem se sentido cansado, mas não sabe o motivo? Talvez os alimentos que tem escolhido não estejam ajudando o bom funcionamento do seu corpo. Mesmo que considere sua alimentação saudável, saiba que alguns alimentos tendem a nos deixar mais cansados.

Separamos abaixo 10 alimentos que tendem a trazer a sensação de cansaço ao nosso corpo. Isso não quer dizer que sejam opções proibidas, mas é preciso encontrar o equilíbrio perfeito para o seu organismo. Ou seja, consumir tais opções em horários e quantidades que não prejudiquem suas capacidades.

Macarrão

O macarrão dá, de fato, um pico de energia, mas o efeito é bem curto. Logo depois, a sensação de inchaço é iminente, assim como aquela vontade quase incontrolável de tirar um cochilo, certo? Pois é. O macarrão é um falso amigo para conseguir energia. Apesar de ser importante consumir carboidratos, o macarrão é rico em farinha refinada, trigo e açúcar na massa.

Chocolates

Chocolates com grandes níveis de gordura também aumentam a sensação de cansaço. É a mesma história do macarrão: as grandes quantidades de açúcares presentes nesses chocolates (como o ao leite e o branco, por exemplo) dão um pico de energia ao organismo, mas o efeito é rápido. Depois, eles derrubam o funcionamento do metabolismo, e metabolismo lento reflete em todo o nosso corpo. Prefira chocolates com porcentagens altas de cacau.

Carne vermelha

As carnes vermelhas, normalmente, têm bastante sódio que, além de inchar o corpo, prejudicam a circulação sanguínea e, com isso, também aumentam a sensação de cansaço. Por isso é tão gostoso dormir um pouco depois de um churrasco!

Cerejas

As cerejas parecem inofensivas, mas são ricas em melatonina, substância conhecida por combater a insônia – ou seja, ajudam a dormir. Não é preciso dizer mais nada, não é verdade?

Bananas

As bananas são ótimas, realmente um lanche absolutamente nutritivo e, quanto a isso, não há discussão. Porém, a banana contém grandes quantidades de magnésio, o que ajuda o corpo a relaxar. Quando relaxamos, nos sentimos mais sonolentos e agimos em um ritmo mais lento.

Café

O café está nessa lista por enganar muitas pessoas. O café em si não te deixa mais cansado – na realidade, o certo é o contrário: a cafeína te dá mais energia para realizar as suas tarefas. Porém, o efeito não dura para sempre. Em outras palavras: ao consumir grandes quantidades de cafeína, você terá, sim, mais energia. Mas, assim que o efeito do café passar, seu corpo estará ainda mais cansado do que antes de consumir a bebida, afinal você terá gastado ainda mais calorias.

Amêndoas

As amêndoas são uma ótima opção de lanche, mas saiba que elas são ricas em triptofano e magnésio, duas substâncias que têm um efeito de sonífero no ser humano. Então, já sabe, se o dia está difícil no trabalho, nada de comer amêndoas, porque as horas vão passar ainda mais devagar!

Aveia

A aveia é um grande aliado para o bom funcionamento do nosso organismo. Ajuda a regular o funcionamento do intestino e, consequentemente, a perder peso. Entre outras propriedades, a aveia também faz com que o nosso corpo receba triptofano – mesma substância encontrada nas amêndoas. Então, equilibre o consumo, ok?

Avelãs

Avelãs são deliciosas! São ricas em magnésio, e esse é um dos motivos por nos causarem tanto bem-estar, além de aumentarem a sensação de cansaço no corpo. Então, sabe aquele dia em que você comeu bastante creme de avelã? Vai ter um pico de energia, por causa do açúcar, da gordura e do leite, ingredientes usados no preparo desse creme. Porém, logo depois, o pico de energia vai acabar e o efeito do magnésio vai invadir o seu corpo.

Leite

O leite é rico em cálcio e magnésio que, respectivamente, aumentam a sensação de saciedade e bem-estar do corpo. Não à toa, muitas pessoas tomam um copo de leite quente antes de dormir, assim se sentem mais relaxadas!

Alimentos que combatem o cansaço

E, assim como existem alimentos que aumentam a sensação de cansaço, há opções que combatem a fadiga do corpo. Entre eles, estão a maçã, a couve, o chocolate (na versão amarga e em quantidades moderadas), o brócolis, o chá-verde, o açaí e a uva, por exemplo.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]