Saúde Integral

Aliviando o sofrimento: TPM

imagem em preto e branco de um abdômen feminino encolhido de dor, com um ponto vermelho, sinalizando o local da dor.
Ariadne Silva
Escrito por Ariadne Silva

“Parabéns, agora você é mocinha”. E é nesse momento que você começa morrer de vergonha, seus hormônios parecem querer te matar, você sangra, tem dores, no final acaba não entendendo nada e de brinde a primeira menstruação lhe traz a TPM.

A TPM (Tensão pré menstrual) acontece em média 10 dias antes da menstruação e pode ter mais de 200 sintomas. Sendo que, dentre eles, o mau humor é o mais conhecido.

Primeiramente, para aliviar o sofrimento da TPM é necessário o alívio da menstruação e do peso de ser mulher. Houveram dias em que eu chorava, brigava com Deus e o universo e entendia meu período como uma maldição, porém, hoje vejo que ele é uma bênção.

TPM

Devemos olhar nosso corpo como Jesus olhou, como um templo. “Destruam esse santuário e em três dias o levantarei” (João 2:19).

Nosso corpo é um templo que merece ser amado, cuidado e respeitado.
 Tudo nos é dado, mas nem tudo nos convém. Para o período pré menstrual e menstrual ser mais tranquilo é necessário que estejamos sempre conectados ao Pai e ao Universo por meio de rezas, meditações e amor pelo seu corpo para, assim, aliviar a dor.

Agradeça pelo seu corpo e pelo seu ventre que é capaz de gerar uma vida. O fluxo menstrual limpa e renova as energias. Permitam-se banhos quentes, chás (como a artemísia e a camomila), meditações e alongamentos.

Hoje em dia, na maioria das vezes recorremos aos fármacos. Nosso corpo é perfeito e com a conexão perfeita não vem o sofrimento. As ervas, a respiração, a meditação e as orações podem ajudar a aliviar o desconforto desse período.

Lembre-se: Não é uma treva, é uma bênção.


Você também pode gostar de outros artigos da autora: Como lidar com a hipocondria

Sobre o autor

Ariadne Silva

Ariadne Silva

Praticante de Yoga, fisioterapeuta em formação, escritora, aroma e cromoterapeuta, numerária Opus Dei
RCC

O que dá sentido a vida e a morte é voltar os olhos para o que está acima do sol. Escrevo por puro prazer e necessidade, necessidade de expressão e de me conectar com outras pessoas, necessidade de compartilhar da mesma luz. Creio profundamente na cura através do amor.

Instagram:@Raquelzando
E-mail: [email protected]