Convivendo Saúde da Mulher

Menarca: o que é e como lidar?

Representação de menstruação com vários absorventes
Mike Murray de Pexels Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Há muitos mitos e verdades que permeiam todo o sistema menstrual, e essas dúvidas se iniciam já com a primeira menstruação, conhecida como menarca. Será que, após esse episódio, a mulher deixa de crescer? O que muda no corpo? Se informe e responda a essas e mais outras dúvidas através deste artigo!

Por mais natural que isso seja, e por mais avançada que a sociedade atual aparente ser, a menstruação ainda é um tabu. Apesar de as mulheres menstruarem todo mês durante mais da metade de suas vidas, infelizmente ainda passam por muitas situações relacionadas com esse assunto em segredo, sem falar muito a respeito disso.

Para uma menina que começa a menstruar, então, esse período da puberdade pode ser muito difícil, porque encarar um tabu dentro do próprio corpo é um desafio e tanto para uma cabeça jovem em formação. Por isso, a menstruação precisa ser desmistificada e trazida como pauta com mais frequência, inclusive no nosso dia a dia.

Nesse mesmo sentido, é preciso que entendamos o que é menarca e que outros acontecimentos estão envolvidos com esse processo, para que saibamos como auxiliar moças e meninas nesse momento tão importante da vida delas, tratando o assunto com atenção. Confira!

O que é menarca?

A primeira menstruação de uma mulher é denominada menarca. A menarca é uma das últimas fases da puberdade de uma garota e representa a entrada do corpo feminino na vida reprodutiva, já que o ciclo menstrual é, de fato, o ciclo reprodutivo da mulher.

Qual é a idade da menarca?

Dois absorventes dispostos num plano de fundo azul. Um contém pequenos adornos vermelhos, e o outro não.
JulyProkopiv de Getty Images / Canva / Eu Sem Fronteiras

Na maioria dos casos, a menarca acontece entre os 10 e 15 anos de idade, mas pode variar de corpo para corpo, vindo bem antes desse período (menarca precoce) ou até mesmo depois (menarca tardia).

Por envolver tantas mudanças físicas e diferentes pressões sociais, o período da menarca pode ser realmente confuso e desafiador para as meninas. Por isso, é importante entender sobre o assunto e prestar todo o apoio possível a elas nesse momento.

Como é o fluxo da menarca?

Nos primeiros meses da menarca, o fluxo tende a ser irregular. Após a primeira menstruação, podem ocorrer algumas variações, tanto do ciclo menstrual como também do próprio fluxo, uma vez que o corpo está em processo de adaptação a esse novo processo.

Quais são os primeiros sintomas da menarca?

Mulher com dores nos seios.
Puwadon Sang-ngern’s Images / Canva

Durante a adolescência, são muitas as mudanças que ocorrem no corpo de uma garota. É normal, inclusive, que as meninas sintam ansiedade e insegurança durante esse período; afinal, não apenas os diversos hormônios menstruais estão mexendo com o organismo delas, como também se trata de uma desafiadora fase de autoconhecimento. Para saber identificar se a menarca está chegando, aponta-se a seguir os 3 principais sinais.

Crescimento das mamas

Um dos principais sinais da puberdade feminina é o crescimento das mamas, bem como a maior sensibilidade nessa área. Primeiramente, é possível sentir pequenos caroços nos mamilos da garota, e, em seguida, começa a se apresentar um volume ao redor deles.

É importante destacar que o uso do sutiã não é obrigatório nesse momento — aliás, em nenhum momento. Afinal, tanto meninas quanto mulheres devem escolher utilizá-lo de acordo com as próprias preferências e necessidades. A garota que concluir precisar de um sutiã deve escolher um modelo que lhe seja o mais confortável possível.

Corrimento

Alguns meses antes da primeira menstruação, pode começar a aparecer nas calcinhas um corrimento de cor branca ou amarelada, que é, na verdade, uma secreção normal da vagina. Nos dias que antecedem o sangramento, pode ser que uma secreção seja mais notável.

Pode ser uma boa alternativa, para a garota que está com corrimentos, utilizar protetores diários descartáveis, disponíveis em qualquer farmácia ou supermercado. Além de acostumar a menina com a ideia de utilizar absorventes, isso pode evitar que as calcinhas fiquem manchadas.

Mas o importante é optar pelos que deixam a pele respirar, evitando usar todos os dias, já que eles retêm a transpiração vaginal, favorecendo o surgimento de micro-organismos nocivos que causam corrimentos e infecções.

Desenvolvimento dos pelos

Outro sinal notável da menarca, que se prolonga por todo o período da puberdade feminina, é o desenvolvimento dos pelos. Inicialmente, eles se apresentam finos e macios, predominantemente nas regiões íntimas e nas axilas. Com o passar do tempo, os pelos tendem a engrossar e crescem em maiores quantidades.

Não é recomendável que garotas se depilem logo que os primeiros pelos começam a aparecer pelo corpo, pois, nesse momento, a pele está sensível, e a depilação pode causar lesões desnecessárias.

O que esperar dos primeiros ciclos

Um absorvente aberto.
Polina Zimmerman de Pexels / Canva / Eu Sem Fronteiras

Os primeiros ciclos menstruais são sempre irregulares, e devem se regularizar apenas após 4 anos de recorrências. Então, no início, o fluxo e a duração do sangramento feminino podem variar muito de uma menstruação para outra, podendo ainda haver intervalos maiores ou menores, sem que se consiga prever e calcular as fases do ciclo.

Ainda que não sinta as dores da ovulação, que começam a acontecer apenas 2 anos depois da menarca, a garota que começa a menstruar pode sentir bastante cólica. Por isso, é bom que compressas de água morna e medicamentos estejam à disposição dela a todo o tempo.

Quanto ao uso dos absorventes e à higiene em relação aos sangramentos, é importante que a menina seja tranquilizada e muito bem orientada, para que aprenda a lidar da melhor maneira possível com isso. Fluxos muito intensos, por exemplo, podem causar pavor e medo nas recém-menstruadas, principalmente porque vazamentos podem vir a acontecer, o que pode deixá-las constrangidas em público.

Hoje em dia, são muitas as opções de se lidar com a menstruação, não precisando necessariamente render-se aos absorventes descartáveis de uso mais comum. Absorventes de pano reutilizáveis, coletores menstruais e calcinhas absorventes são novidades de ampla adesão. Para as meninas que acabaram de passar pela menarca, recomenda-se o uso de absorventes externos, porque, num primeiro momento, dispositivos como o coletor menstrual e o famoso “O.B.” (absorvente interno) podem machucá-la. Para prevenir vazamentos, portanto, calcinhas absorventes destinadas a fluxos intensos podem ser a melhor (e mais confortável) alternativa.

Menarca precoce: o que é

É denominada menarca precoce quando a primeira menstruação acontece antes dos 8 anos de idade, e, nesses casos, é importante que seja consultado um médico pediatra. A maioria dos casos desse tipo não têm uma causa definida, e, por isso, o tratamento pode variar bastante, podendo tratar-se apenas de um acompanhamento da puberdade da menina, ou implicar o uso de medicamentos que adiem a menstruação.

Há casos de menstruação precoce explicados por exposição a algumas substâncias químicas ou ingestão de medicamentos específicos que fazem o organismo da menina produzir os hormônios sexuais que levam à puberdade. Hipotireoidismo primário grave e obesidade infantil também são apontados como causa desse acontecimento.

“Menstruei cedo. Há motivo para culpa ou vergonha?”

Essa é uma grande e angustiante dúvida que pode passar pela cabeça de muitas meninas com menarca precoce. E, com certeza, a resposta é não. Cada corpo é um corpo e deve ser investigado e respeitado de acordo com as próprias exigências e limites.

Para uma criança, porém, encarar a menarca precoce pode ser bastante desafiador, e se tornar motivo para uma série de inseguranças. Dentro disso, inclui-se uma sensação de solidão, já que, enquanto a menina lida com as várias dificuldades do ciclo menstrual (sangramento, dores físicas e afins), pode demorar anos para ver suas amigas na mesma situação.

É por isso que é importante estar ao lado delas nessa situação, prestando todo o apoio possível e frisando a todo o tempo que tudo está bem. Mais importante ainda é incentivar a menina a continuar brincando e exercendo sua infância, sem apartá-la do universo infantil e, ainda, protegê-la de possíveis assédios e comentários maldosos que ela possa ouvir durante esse período.

Infelizmente, muitas pessoas ainda associam a chegada da menstruação à entrada na vida adulta e à disponibilidade sexual, mas é sabido que, diante da sociedade atual, não é disso que se trata o assunto. É possível que uma menina menstrue e continue a agir, pensar e viver como uma criança, e essa é, sem dúvida, a alternativa mais saudável para seu desenvolvimento psicológico e social.

Menstruação tardia

Na contrapartida dos casos precoces, existe também a menarca tardia, que é quando garotas passam a menstruar apenas depois dos 16 anos de idade. Apesar de a causa mais comum ser o atraso constitucional do crescimento (também chamado de RCCP – retardo constitucional de crescimento e puberdade) por motivos genéticos, a menstruação tardia é comumente observada em garotas atletas e de baixo peso corporal.

Praticantes de ginástica rítmica, natação, balé e tênis, por exemplo, costumam sofrer com esse atraso na puberdade por causa do treinamento de alta intensidade, do estresse e do déficit energético crônico na prática dessas modalidades esportivas.

Após a primeira menstruação, eu paro de crescer?

De acordo com o ginecologista Dr. César Fernandes, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a menarca geralmente acontece quando a garota praticamente já atingiu sua estatura definitiva, porque a maturação óssea e o desenvolvimento de cartilagens vão diminuindo para estabilizar um tamanho que permanecerá pela vida adulta da mulher. Então, não se para de crescer necessariamente após a primeira menstruação, mas, a partir desse momento, a média é que se cresça, em média, 2 cm, segundo o mesmo médico.
Além da altura, porém, é importante lembrar as outras alterações corporais que acontecem por volta do período da menarca: crescimento das mamas, crescimento de pelos pubianos, crescimento de pelos nas axilas e em volta dos mamilos, alargamento dos quadris, mudanças de humor e inchaço no corpo nos dias que antecedem a menstruação.

Posso engravidar após minha primeira menstruação?

A menarca é a mensagem do corpo humano de que a garota que está tendo a primeira menstruação já começou a ter o período fértil, portanto, já pode engravidar. Mesmo assim, do ponto de vista físico, considera-se que os dois primeiros anos de ciclo menstrual são períodos de gravidez de risco, porque a estrutura corporal feminina como um todo ainda está se adaptando à vida fértil, tanto que os próprios ciclos ainda são bastante irregulares nessa fase.

Para que se evite a gravidez na adolescência, é essencial que tanto as meninas, quanto os meninos, tenham orientação sexual adequada. Afinal, a maternidade precoce não traz problemas apenas para a saúde física, como também pode prejudicar psicologicamente as garotas por toda a vida, ao atropelar a vivência adolescente e impô-las responsabilidades e posturas que elas não têm (e nem devem ter) por volta dessa faixa etária.

A responsabilidade de prevenção da gravidez adolescente é uma tarefa de todos: cabe a nós, adultos, nos informarmos e repassarmos as informações necessárias a jovens de ambos os sexos, para que culpa nenhuma caia exclusivamente sobre os corpos femininos no cenário da gestação. Nesse sentido, é válido ressaltar também que a abstinência sexual não deve ser uma alternativa para esse cuidado, já que proibir os jovens de se relacionarem pode apenas gerar revoltas e fazê-los ter aversão ao assunto, quando o melhor caminho é sempre manter o diálogo aberto e seguro entre todos.

Orientações: como orientar uma menina após sua primeira menarca?

A chegada da menstruação pode gerar muitas confusões na cabeça de uma garota. Desde as alterações hormonais que antecedem a menarca até a necessidade de se obter novos hábitos higiênicos para lidar com o fluxo menstrual, são muitas as novas informações com que as meninas têm de lidar nessa fase. Além do mais, por se tratar do início da vida fértil, desejos e novas descobertas em relação à vida íntima podem vir à tona. Por isso e por muitas outras questões que podem surgir, é preciso ter cada resposta na manga com bastante amparo.

Seguem abaixo algumas orientações essenciais para uma garota que acabou de ter a menarca:

  • Quando o fluxo menstrual for muito intenso, opte por utilizar absorventes do tipo noturno.
  • Não utilizar um mesmo absorvente noturno por mais de 8 horas.
  • Não utilizar um mesmo absorvente comum descartável por mais de 4 horas.
  • Não utilizar um mesmo absorvente interno por mais de 8 horas.
  • Não utilizar o coletor menstrual (copinho) por mais de 12 horas seguidas.
  • Antes de descartar um absorvente usado, enrole-o em um papel higiênico para que ele não respingue em nada e nem ocupe tanto espaço no lixo.
  • Não abuse do uso do sabonete na hora de lavar a vulva, porque o excesso deste produto pode causar infecções na região íntima.
  • Abuse da água corrente do chuveiro na hora de lavar a vagina e a vulva, esfregando delicadamente a região com os dedos.
  • Para melhorar cólicas menstruais, faça compressas quentes na região do útero (4 dedos abaixo do umbigo).
  • Permita-se descansar mais durante a TPM e também durante os primeiros dias da menstruação.
  • Durante a menstruação, evite usar calças de cores claras, porque pode acontecer de o seu fluxo vazar e manchar a roupa.
  • Caso aconteça de sua menstruação vazar, não hesite em pedir auxílio de mulheres mais velhas ou mesmo de outras pessoas confiáveis que estejam por perto.
  • Não tenha vergonha de mencionar que está menstruada, caso isso seja necessário, porque a menstruação é algo completamente natural.
  • Não tenha nojo da sua própria menstruação: mantenha a higiene, mas saiba que o sangue menstrual não é uma secreção tal qual as fezes e a urina.
  • Para seu maior conforto, opte por utilizar calcinhas maiores durante a menstruação.
  • Sempre leve absorventes extras consigo (na bolsa, na mochila, etc.), para possíveis emergências ou mesmo para fornecê-los a alguma outra pessoa que precise usar.
  • Caso necessite trocar de absorvente, mas não tenha mais nenhum limpo, não hesite em pedir ajuda para outras mulheres ou pessoas que possam ter um absorvente a mais para te dar.
  • Mesmo que você utilize apenas absorventes externos, continue trocando de calcinha (e lavando-as) todos os dias.
  • Prefira utilizar calcinhas de algodão, sempre, para evitar candidíase.
  • Aprenda tudo sobre o seu ciclo menstrual, observando como você se sente em cada fase e o que te faz se sentir melhor (por exemplo: será que, durante a TPM, você fica mais triste ou mais irritada? Será que o ideal, durante a sua TPM, é se isolar e ficar em silêncio ou ficar rodeada de pessoas que você gosta?)
  • Entenda que o ciclo menstrual é algo pessoal e único para cada pessoa, então, foque em você e não se compare com o que acontece no corpo de outras meninas ou mulheres.
  • Aprenda a acompanhar as datas do seu ciclo menstrual pesquisando sobre a tabelinha para fazer a sua própria.
  • Procure por aplicativos relacionados à menstruação para explorar melhor o seu ciclo e acompanhar cada fase.
  • Não hesite em frequentar o ginecologista.
  • Converse sobre menstruação com outras mulheres ou pessoas com quem você se sente à vontade, para compartilhar experiências e percepções.
  • Caso sinta curiosidade ou desejos sexuais, não hesite em sentir-se livre para explorar o próprio corpo e entender como o seu prazer funciona.
  • Para explorar a sua sexualidade, certifique-se de que está em um local seguro para isso e sempre faça com higiene (por exemplo: antes e depois de se tocar, lave as mãos).
  • Não é recomendável que você utilize objetos para se masturbar, a menos que sejam objetos desenvolvidos exclusivamente para a atividade erótica. Mesmo assim, mantenha o cuidado e a higiene em relação ao objeto e ao seu corpo.
  • Caso deseje ter relações sexuais com outra pessoa, lembre-se de sempre usar preservativos e, acima de tudo, respeite os limites e as vontades do seu próprio corpo a todo o momento.
  • Jamais se sinta obrigada ou apressada a ter relações sexuais porque outras pessoas ao seu redor já estão tendo.
  • Caso tenha interesse ou vontade em fazer uso de medicamentos anticoncepcionais, converse com seus pais (ou outras pessoas responsáveis por você) e consulte um ginecologista para entender a melhor alternativa disso.
  • Sinta-se livre para passar mais tempo sozinha, caso se sinta irritada, confusa ou triste a qualquer momento do ciclo menstrual, pois é natural que seus hormônios atuem para que esses sentimentos aflorem.

Procure um ginecologista

Assim que notado o atraso da menarca, um médico ginecologista deve ser consultado, para que a garota tenha os devidos acompanhamentos, podendo passar por algum tratamento para que seu desenvolvimento não seja prejudicado como um todo. No caso das atletas, é possível que uma pausa nas práticas esportivas seja recomendada.

Independentemente da idade em que a menarca vier a acontecer, é importante que a garota que começa a menstruar leve o período com tranquilidade, aceitando suas mudanças e inconstâncias, sem que isso provoque nela algum trauma ou angústia. Por isso, ser compreensível e prestativo nesse momento é um ato de suma importância.

Você também pode gostar

Não é preciso que se faça grande caso da primeira menstruação de alguém querido, com comemorações e super-reações a respeito da notícia, mas é melhor que isso seja encarado com atenção e, principalmente, conversado com zelo. Afinal, já está mais que na hora de normalizarmos falar sobre a menstruação e torná-la algo amplamente aceito na sociedade.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br