Plant-Based Saúde Integral

Camomila: um famoso calmante natural

Diversas culturas ao redor do mundo têm o costume de beber chás preparados com ingredientes diversos, como a camomila.

Isso acontece não só pelo seu sabor delicioso, mas também pelos benefícios que esse poderoso líquido oferece. E não é para menos: as plantas medicinais utilizadas em seu preparo contêm diferentes componentes que ajudam no tratamento de uma série de doenças e condições médicas.

A camomila, por exemplo, é uma erva europeia que pode ser encontrada em grande quantidade em diversas regiões do mundo, incluindo no Brasil. Muito bela, essa planta tem um cheirinho bem doce e intenso, que você consegue sentir e identificar de longe.

Mas o que realmente a torna tão popular é a sua versatilidade: além de auxiliar no tratamento de uma série de doenças, também tem usos cosméticos, alimentares e espirituais.

Poderosa, a camomila é utilizada desde a Antiguidade e tem grande histórico em regiões como o Egito (que tratava doenças como a malária) e a Espanha (usada como digestivo em vinhos aromatizados).

E no Brasil? Quais são os principais usos dessa planta medicinal? Com quais objetivos ela é utilizada? Como prepará-la? Será que existem contraindicações? Isso e muito mais, você descobre neste conteúdo. Continue lendo!

A camomila para a espiritualidade

Como falamos acima, a camomila também é utilizada com objetivos espirituais.

Seus elementos medicinais são tão fortes que muitos acreditam que ela pode auxiliar em diversas questões pessoais, libertando e eliminando angústias e medos e fortalecendo a mente das pessoas.

Para isso, é comum que seja utilizado o famoso banho de camomila. Entretanto, para observar os seus benefícios, é preciso seguir um ritual muito detalhado.

É importante, por exemplo, que você jogue a mistura de camomila em seu corpo do pescoço para baixo enquanto pensa em tudo aquilo que quer eliminar de sua vida. O fluxo da água caindo no seu corpo e indo embora pelo ralo vai levar tudo de ruim na sua vida na mesma direção. Depois, é necessário se secar com uma toalha branca e vestir roupas mais claras.

É indicado que esse ritual do banho de camomila seja feito antes de dormir, para garantir que você tenha um sono tranquilo e seu corpo e subconsciente tenham tempo de agir em seu favor.

Benefícios da camomila para a saúde

Lembra que falamos brevemente sobre alguns dos usos da camomila no Egito e na Espanha? Aqueles foram só alguns exemplos breves do poder de cura dessa planta medicinal. Agora vamos conhecer com mais profundidade todos os benefícios que ela pode proporcionar à sua saúde.

Flores de camomila dentro de um copo com chá
congerdesign / Pixabay
  1. Fortalece o sistema cardiovascular: Por conter substâncias como a luteolina, esculetina, quercetina e flavonoides, a camomila proporciona maior elasticidade para as artérias, além de fortalecê-las. Dessa forma, garante que a circulação do sangue ocorra sem nenhum tipo de impedimento, previne a ocorrência de situações como a hipertensão e ainda reduz os níveis de colesterol, garantindo uma excelente saúde cardíaca.
  2. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória: O composto flavonoide encontrado na camomila também ajuda na eliminação de inflamações. Dessa forma, evita uma série de problemas gastrointestinais. O chá pode até mesmo ser utilizado como um gargarejo para evitar problemas na boca e na garganta.
  3. Oferece efeito relaxante: Outras substâncias, como a apigenina, funcionam como uma espécie de sedativo. É por isso que o chá de camomila é comumente tomado antes de dormir: ele proporciona um efeito relaxante que garante um sono mais tranquilo e calmo. É por isso, também, que essa planta medicinal é indicada para quem sofre com problemas como ansiedade, estresse e depressão.
  4. Auxilia no tratamento da TPM: A camomila vem se mostrando, em alguns estudos, uma ótima aliada para quem sofre com a TPM. Isso porque ela oferece um tratamento completo: por ser relaxante e ansiolítico, traz mais calma para a mente, enquanto seus efeitos antiespasmódicos reduzem as cólicas e outras dores físicas.
  5. Previne doenças: As substâncias antioxidantes da camomila também contribuem para que ela reduza o risco de uma série de doenças, sendo até mesmo associada a efeitos protetores contra o câncer! Além disso, retarda o envelhecimento e causa melhorias na pele.

O que a camomila faz no cérebro?

Além de proporcionar maior relaxamento, a camomila ainda melhora a atividade neurológica das pessoas, oferecendo maior tranquilidade e facilidade na tomada de decisões e ainda intensificando a memória. Isso acontece graças aos flavonoides, também conhecidos como antioxidantes, que são encontrados em sua composição. E o melhor de tudo? É possível perceber esse tipo de benefício apenas trinta minutos após a sua ingestão.

Tabela nutricional

Energia1 kcal
Carboidrato0,2 g
Sódio1,0 mg
Cálcio2,0 mg
Magnésio1,0 mg
Manganês0,0 mg
Ferro0,1 mg
Potássio9,0 mg
Cobre0,0 mg
Zinco0,0 mg
Vitamina A1,0 mcg
Tiamina (B1)0,0 mg
Ácido pantotênico (B5)0,0 mg
Ácido fólico (B9)1,0 mcg

Como consumir a camomila?

Para melhor aproveitar todos os benefícios e nutrientes da camomila, é preciso consumi-la da forma correta. O chá, por exemplo, é o método mais comum e eficaz referente à sua ingestão – e pode ser consumido até 3 vezes ao dia.

Para prepará-lo, você deve ter em mãos 2 colheres (chá) de camomila e misturá-la a 250 ml de água fervente. Deixe descansar por cerca de 5 a 10 minutos, coe e aproveite sua bebida!

Você também pode ingerir a camomila por meio de sachês prontos do chá, somente misturando-o à água fervente.

Além disso, se desejar, pode incluir alguns outros ingredientes para potencializar os efeitos e o sabor da bebida, como a erva-doce e a hortelã. Também é possível adoçar o chá com mel.

Outras formas de usar a camomila

Além do chá e do banho de camomila, que já citamos aqui, essa planta medicinal pode ser usada de diferentes formas.

O óleo essencial de camomila, por exemplo, é aplicado diretamente na pele das pessoas e tem a função de acalmar os músculos e nervos internos, diminuindo uma série de dores. Além disso, oferece grandes benefícios dermatológicos, suavizando queimaduras e irritações.

Já as compressas de camomila ajudam no tratamento de inflamações e inchaços na região dos olhos. Devem ser feitas com panos limpos mergulhados no chá morno.

Também é possível fazer travesseiros com as flores secas de camomila. O aroma proporciona um efeito calmante, que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, garantindo sonos mais tranquilos e relaxantes.

Por fim, ainda temos os banhos de assentos, muito indicados para irritação e coceira nas partes íntimas.

Existem contraindicações?

Sim! Apesar de se tratar de um elemento natural, a camomila deve ser evitada por gestantes e pessoas que são medicadas com remédios para trombose. Isso porque, como falamos, essa planta medicinal apresenta propriedades cardiovasculares e estimulantes que podem causar abortos e até mesmo hemorragias em pessoas com esses tipos de condições.

Além disso, é importante lembrar que tudo em excesso tem suas consequências. Portanto faça uso da camomila com moderação!

Receitas com camomila

Agora que você já sabe tudo sobre a camomila e seus efeitos, chegou a hora de usá-la da forma correta para aproveitar ao máximo os seus benefícios. Veja 5 receitas que vão ajudar você nessa missão.

Chá de camomila com mel

Quer aproveitar todos os benefícios da camomila com um toque adocicado que vai deixar seu chá ainda mais delicioso? Confira esta receita.

Xícara florida com chá de camomila e flores de camomila em volta.
congerdesign / Pixabay

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de flores de camomila
  • 1 xícara de água
  • Mel a gosto

Modo de preparo:

Ferva a água, tire-a do fogo e acrescente a camomila. Tampe o recipiente e, depois de 5 a 10 minutos, coe a sua mistura. Sirva em sua xícara, adoce com mel a gosto e aproveite!

Chá gelado de camomila

Nada melhor do que aproveitar um chá refrescante em um dia quente, né? Para isso, trouxemos uma receita incrível de chá gelado de camomila. Veja só.

Ingredientes:

  • 2 sachês de chá de camomila
  • 1 xícara de abacaxi cortado em cubos
  • 1 limão
  • Folhas de hortelã a gosto
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

Ferva a água e, após retirá-la do fogo, acrescente os saquinhos de chá. Enquanto a mistura esfria, vá preparando o abacaxi, o limão e as folhas de hortelã. Depois de pronto, adicione o líquido e os outros ingredientes em uma jarra com cubos de gelo. Misture bem e pronto! Você já pode servir e se deliciar com seu chá gelado.

Banho de camomila

Quer atrair mais tranquilidade e livrar-se de tudo que é negativo e pode estar cercando você? O banho de camomila ajuda você nessa missão. Olha só!

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 4 colheres (sopa) de flor de camomila seca (ou 3 sachês do chá)

Modo de preparo:

Coloque a água para esquentar. Quando ela começar a ferver, adicione a camomila e desligue o fogo. Espere 15 minutos para esfriar, e seu banho de camomila estará pronto!

Banho de assento com camomila

Quer evitar desconforto nas partes íntimas? O banho de assento com camomila pode ajudar você nessa missão. Entenda como prepará-lo.

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de camomila seca (ou sachês do chá)
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque a água para esquentar. Quando ferver, despeje-a em uma bacia e inclua a camomila no líquido. Misture bem e sente-se na mistura, com cuidado para não se queimar.

Chá de camomila para a pele

Se você deseja usar o chá de camomila para realizar tratamentos de pele, precisa de uma receita especial, que contenha uma concentração maior das substâncias que irão ajudar você nessa missão. Confira!

Ingredientes:

  • 150 ml de água
  • 3 colheres (sopa) de flores de camomila

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver. Quando ela estiver borbulhando, inclua as flores de camomila e deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Quando esfriar, coe o líquido e mergulhe uma compressa limpa na mistura. Tire o excesso e aplique em sua pele. Para melhores resultados, deixe o líquido por um tempo na geladeira, pois, em temperatura baixa, é benéfico para a pele e diminui inflamações.

Você também pode gostar:

Deu para perceber, após tudo que informamos, que a camomila é uma planta medicinal extremamente poderosa, né? E agora você já sabe como aproveitar todos os seus benefícios. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender mais sobre essa erva e te auxilie a usá-la da melhor forma possível, de acordo com os seus desejos!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br