Autoconhecimento Saúde da Mulher Tarot

Encontrando Força e Sabedoria na Jornada do Auto-Cuidado: Uma Reflexão Especial para o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é a campanha destinada à conscientização das mulheres sobre a importância do autocuidado e da prevenção contra o câncer de mama. Se você ainda não colocou a sua saúde como prioridade na sua vida, o Tarot pode lhe ajudar a olhar para essa questão de um jeito novo. No artigo do colunista Alex Nielsen, aprenda mais sobre isso.

Faaala, galera linda, Alex Nielsen por aqui!

Hoje, vamos falar de algo muito especial e sério: o Outubro Rosa. Essa é uma época dedicada a criar consciência sobre o câncer de mama, uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Para trazer uma perspectiva única e inspiradora sobre esse tema tão importante, resolvi explorar três cartas do Tarot: A Imperatriz, O Mago e o Diabo. Cada uma delas traz um arquétipo que pode nos ajudar a refletir sobre a vida, nossas escolhas e nossa saúde.

A Imperatriz: Nutrição e Cuidado

A Imperatriz
Africa images / Canva

A carta da Imperatriz é a essência da feminilidade e da nutrição. Ela nos lembra da importância do autocuidado, especialmente para as mulheres que frequentemente colocam as necessidades dos outros antes das suas próprias. O Outubro Rosa é um lembrete para todas as mulheres fazerem uma pausa e nutrir seu próprio ser — fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.

Assim como a Imperatriz, que é a mãe em muitos baralhos de tarô, você também deve ser a mãe de si mesma. Agende aquela mamografia, faça o autoexame. Conheça seu próprio corpo e escute o que ele tem a dizer.

O Mago: O Poder da Ação

O Mago nos mostra que temos todas as ferramentas de que precisamos para fazer mudanças significativas em nossas vidas. No contexto do Outubro Rosa, O Mago é um apelo à ação. Ele nos lembra que conhecimento é poder, mas a ação é igualmente importante.

Não adie mais aquela consulta médica, não ignore os sinais que seu corpo lhe dá. Você tem o poder de agir e fazer uma diferença real em sua própria vida. E mais, você pode ser como um Mago em sua comunidade, inspirando outras mulheres a tomarem medidas preventivas.

O Diabo: Libertação das Amarras

O DIabo
WiroKlyngz / Getty Images / Canva

O Diabo frequentemente representa as correntes que nos prendem, sejam elas hábitos ruins, ignorância ou medo. No cenário do Outubro Rosa, essa carta é um forte lembrete de que, às vezes, somos nossos próprios inimigos quando se trata de cuidar de nossa saúde.

Não se deixe aprisionar pela ignorância ou pelo medo do diagnóstico. Informação e ação são suas chaves para a liberdade. Liberte-se das amarras que a impedem de ser proativa em relação à sua saúde.

Nesta jornada da vida, cada mulher é a Imperatriz de seu próprio domínio, o Mago de suas próprias escolhas e, sim, às vezes, encontram-se presas em seus próprios Diabos interiores — seja na forma de medos, inseguranças ou procrastinação. Mas, oh, como é libertador perceber que temos as chaves para nossas próprias algemas!

No espírito do Outubro Rosa, lembre-se de que ser proativo sobre sua saúde é uma forma de amor-próprio. É o seu grito de independência contra as amarras invisíveis que, por vezes, nos prendem em uma narrativa de fatalismo e medo. A saúde é uma linguagem silenciosa, mas seu corpo sempre fala. O desafio é parar e escutar, então tomar as medidas necessárias para escrever seu próprio destino.

Como diz a sabedoria universal: a jornada de mil milhas começa com um único passo. E talvez esse passo seja um simples exame de mamografia, um diálogo com outras mulheres da sua vida sobre suas histórias e experiências, ou talvez até uma mudança em sua dieta e estilo de vida para prevenir o que pode ser prevenido. O poder está em suas mãos, assim como o Mago nos lembra, e você tem mais controle sobre seu destino do que talvez perceba.

Portanto, queridas mulheres, façam do Outubro Rosa não apenas um mês, mas um marco eterno em suas vidas. Um marco de quando você escolheu se colocar em primeiro lugar, não por egoísmo, mas porque reconheceu que, ao se cuidar, você está mais bem preparada para cuidar dos outros. No ato de se salvar, você se torna um farol para aqueles ao seu redor. Você se torna uma inspiração.

Façam deste Outubro Rosa o momento em que você escolheu ser corajosa, não porque o medo não existe, mas porque você decidiu que a sua vida vale mais do que qualquer temor ou hesitação. Transforme sua vulnerabilidade em força, seus questionamentos em ações, e suas dúvidas em determinação.

Está em você o poder de transformar seu Outubro Rosa em um “Ano Rosa”, repleto de saúde, vitalidade e amor-próprio. E lembre-se de que vocês não estão sozinhas nessa jornada. Vocês são todas Imperatrizes, Magas e, sim, às vezes, Diabos, navegando pela tapeçaria complexa que é ser uma mulher em um mundo cheio de desafios. No entanto, é exatamente essa complexidade que as torna magníficas.

Você também pode gostar:

Sejam a mudança que desejam ver, começando por vocês mesmas.

Que a paz esteja com vocês, toda a minha paz!

Alex Nielsen.

Sobre o autor

Alex Nielsen

Focado no desenvolvimento pessoal e espiritual, auxilia pessoas no Brasil e no exterior a encontrarem seu propósito e caminho de vida e a resolverem seus conflitos pessoais, espirituais e de relacionamentos.

Há 30 anos desenvolve e estuda a espiritualidade.

Como tarólogo já são 18 anos e como terapeuta sistêmico familiar são mais de 10 anos de atuação. Há mais de 5 anos vem formando alunos a trabalharem com o Tarot e com as Constelações Familiares.

Alex conta com outras formações, como o coaching de inteligência emocional e a PNL (programação neurolinguística). Além destas, é Mestre Reiki Usui e Sacerdote de Umbanda. Atualmente cursa a graduação superior em Teologia pela Universidade São Francisco e estuda os campos da fisíca quantica, focado no poder da mente e lei da tração.

Como escritor, escreve para seu blog e para outros grandes portais. Teve seu primeiro livro publicado (Despertar Emocional), em 2020, no qual fala da um direcionamento de vida por meio do olhar das constelações familiares.

Site: alexnielsen.com.br
Facebook: @alexnielsenoficial
Instagram: @alexnielsenoficial
Youtube: @paialexnielsen