Animais de Poder Espiritualidade Xamanismo

Animais de poder: Tigre

Tigre deitado com o plano de fundo escuro
GEORGE DESIPRIS / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você tem um animal preferido ou um animal ao qual você se sente conectado de alguma forma? Segundo o xamanismo, todas as pessoas têm um animal de poder, que é responsável por determinar algumas das características que deveríamos absorver em nossa personalidade e também nos ajudar para que nos tornemos pessoas melhores.

Mas, enfim, o que é um animal de poder? Qual é o significado de ter o tigre como animal de poder? De que forma você pode se conectar a ele? Chegou o momento de tirar todas as suas dúvidas!

O que é um animal de poder?

O xamanismo não é uma religião organizada, mas um conjunto de crenças que definem um estilo de vida que prega que o homem e a natureza não são duas coisas separadas, mas conectadas de maneira muito próxima. De acordo com o xamanismo, todo mundo tem três totens de poder, cada um associado a um dos reinos da natureza: Pedra, Planta e Animal.

Segundo essa filosofia de vida, o animal de poder é um arquétipo espiritual da nossa personalidade, então não é um definidor de quem somos, mas um símbolo das energias que podem ser encontradas em nosso interior — muitas vezes adormecidas — e que conduzirão nossa caminhada de autoconhecimento e nossas escolhas na vida.

Conectar-se a esse animal, portanto, ajuda a clarificar os pensamentos e os sentimentos, além de direcioná-los para o rumo certo.

O tigre como animal de poder

Em algumas culturas indígenas, especialmente aquelas que habitavam o leste da Ásia e regiões da Rússia, o tigre era considerado um dos animais mais superiores do reino animal. Os chineses, por exemplo, afirmavam que ele carregava na testa um símbolo conhecido como “wang”, ou seja, “rei”. Ter o tigre como animal de poder é, portanto, uma demonstração de características de liderança e de nobreza na maneira como observa a vida. Tanto o tigre quanto aquele influenciado por ele estão “acima” de determinadas situações.

Ainda na China, os tigres eram conhecidos por suas propriedades medicinais, aplicadas até hoje por aqueles que acreditam na eficácia da medicina tradicional chinesa. Há alguns milhares de anos, partes do corpo desse animal eram usadas para fabricar remédios e elixires que supostamente tinham poder de cura. Como o laranja característico desses animais é conhecido como uma cor de cura e regeneração, aqueles que são influenciados pelo tigre como animal de poder têm capacidade não só de reinventar suas próprias vidas, mas também de curar e regenerar pessoas queridas e ambientes dos quais fazem parte.

Apesar de viverem em bando, os tigres costumam caminhar com separação de gênero: machos com machos e fêmeas com fêmeas (e filhotes). Os dois gêneros da espécie somente costumam se encontrar no momento do acasalamento. Esse diz bastante sobre como as pessoas com tigre como animal de poder enxergam o amor, relacionamentos e a sensualidade: de maneira objetiva e somente quando for necessário ou realmente muito benéfico. São pessoas que não costumam se envolver em relações casuais ou que não levem à construção de algo que promete ser duradouro.

Tigre caminhando em um gramado
TheOther Kev / Pexels

Dotados de músculos bastante ativos e de uma capacidade impressionante de se mover com velocidade, os tigres percorrem a distância que for necessária para encontrar alimento para si e para os seus filhotes. Essa característica de obstinação e determinação é bastante presente na personalidade das pessoas que têm o tigre como um animal de poder, então são pessoas que, quando colocam um objetivo na mente, não desistem até alcançá-lo e percorrem quilômetros e mais quilômetros com um sorriso no rosto, caso consigam visualizar-se conquistando no final.

Apesar de também serem conhecidos por sua força, os tigres são reconhecidos como animais matreiros, ágeis e silenciosos, podendo se aproximar de uma presa de maneira muito discreta e quase sem emitir ruídos, apesar do seu tamanho enorme e de sua capacidade física. Esta é outra característica das pessoas influenciadas por esse animal: apesar de determinadas e até mesmo obstinadas, elas não costumam falar abertamente sobre seus planos e objetivos, porque preferem persegui-los em silêncio.

Por fim, a beleza é outro traço presente nos tigres — e não estamos falando somente de beleza no sentido físico de sua aparência, porque seus movimentos costumam ser belos e harmoniosos, bem como sua relação com seus filhotes ou até mesmo a maneira como caçam. As pessoas influenciadas por esse animal de poder, portanto, costumam ser muito equilibradas e naturalmente dotadas de harmonia em tudo o que fazem em suas vidas.

Como descobrir o meu animal de poder?

Ao contrário do seu signo no Zodíaco ou no Horóscopo Chinês, por exemplo, não é possível saber qual é o seu animal de poder ser consultar um mestre xamã, que vai promover o seu encontro com o seu totem Animal. Portanto não faça testes on-line para descobrir qual é o seu animal de poder.

Campo com flores e forte luz do Sol
Larisa Koshkina / Pixabay

Quando fazem isso, acaba acontecendo de as pessoas simplesmente fazerem um teste ou um quiz várias vezes para escolher um animal por quem sentem afinidade ou admiração e acabem passando a trabalhar um animal que não é o seu verdadeiro animal de poder, o que pode ser um percalço muito grande na jornada do autoconhecimento e de encontrar harmonia na sua espiritualidade. Depois de descobrir que aquele não era o seu verdadeiro animal de poder, sensações como frustração e desengano podem surgir.

Ao contrário do que muitos pensam, não existem animais de poder “piores” ou “melhores” do que os outros. Sim, muita gente adoraria ter o leão ou a águia, símbolos de força, no senso comum, como animais de poder, mas esses dois animais são tão importantes, por exemplo, quanto o hipopótamo ou a girafa.

E como eu me conecto ao meu animal de poder?

Por ser uma experiência espiritual, conectar-se ao seu animal de poder é um processo único e individual. No momento em que o seu mestre xamã guiá-lo rumo ao encontro do seu animal de poder, ele vai orientá-lo a respeito do que é necessário fazer para manter essa conexão viva após o contato inicial, porque conectar-se frequentemente com o seu animal de poder é o que manterá a relação de vocês viva.

Se você fizer esse primeiro contato sem o auxílio de um mestre xamã, pode acabar se frustrando ou não entendendo como funciona o contato com um animal de poder ou pode até mesmo acabar assustando espiritualmente o seu animal de poder. Peça conselho e ajuda ao seu mestre xamã e conselhos a respeito de como manter-se conectado ao seu animal de poder.

Como dica, podemos recomendar a meditação. No momento em que fechamos os olhos e “calamos” os pensamentos, é mais fácil entrar em plenitude espiritual e, consequentemente, entrar em contato com tudo aquilo que é espiritual. Você pode, em processo de meditação, imaginar-se na pele do seu animal de poder, por exemplo, caçando ou correndo pelas matas como ele, voando ou nadando… Enfim, vai da sua imaginação e do que reforçar o vínculo entre vocês. Imaginar-se aproximando-se dele e interagindo com ele também é outra dica boa para os momentos de meditação.

Enfim, ter o tigre como animal de poder é um indício de ser uma pessoa harmoniosa em seus movimentos pela vida, mas também capaz de regenerar a energia de um ambiente. Além disso, são animais que aliam sua força e sua agilidade no momento de alcançar seus objetivos a um silêncio quase absoluto para manter essas metas secretas. Agora que você já sabe como o tigre se manifesta quando é um animal de poder, consegue ter maior dimensão da influência dele em sua vida, caso ele seja o seu animal de poder.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br