Budismo

Ano Novo Chinês 2022 — O ano do Tigre

Uma ilustração do ano novo chinês 2022 - do tigre.
amonwipu1741 / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Dezembro chegou e começamos a nos preparar para um novo ciclo. E o Ano-Novo é o evento que marca a passagem para essa nova etapa em nossas vidas. Adeus, ano velho; feliz Ano Novo. Janeiro está “no forninho”, por isso é hora de recomeçar, certo?

Bem, não de acordo com a tradição chinesa, já que o ano novo chinês é celebrado em uma data diferente da nossa, pois tem como base o calendário lunissolar, isto é, organizado segundo as fases da Lua e a posição do Sol. Essa referência, porém, é usada para marcar as festividades e as datas importantes, já que, para fins civis, os chineses adotam o calendário gregoriano.

O primeiro dia do Ano Novo chinês está baseado no surgimento da primeira Lua Nova, que ocorre entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, o que faz com que essa seja uma data móvel. Em 2022, o ano chinês começa em 1º de fevereiro.

No calendário chinês, cada ano é dedicado a um animal e 2022 será o ano do Tigre, mais especificamente o tigre de água yang. E se você não está familiarizado com tradições diferentes das ocidentais, nós vamos lhe explicar um pouco sobre essa riquíssima tradição.

Antes, porém, um pouquinho de história

De acordo com a tradição oriental, os signos surgiram depois que Buda convidou todos os animais da floresta para uma festa de ano novo, entretanto somente 12 deles compareceram. Para recompensar a reverência desses animais, Buda deu a eles o nome de um ano específico, de acordo com a ordem de sua chegada ao evento: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, cão e porco.

Uma estátua com o rosto de Buda.
Helena Cuerva / Pixabay / Eu Sem Fronteiras

Cada animal fez a promessa de proteger os nativos nascidos no ano que ele representava e juraram visitar o mundo dos vivos para pregar e converter, de forma alternada. Enquanto um estivesse no mundo praticando suas ações, os demais estariam praticando o bem em silêncio.

O ciclo do horóscopo chinês dura 60 anos, o que faz com que um animal apareça cinco vezes a cada ciclo e todo ano celebramos determinado animal. Além dos animais, ainda há 5 elementos cósmicos: madeira, fogo, terra, metal e água. O elemento que rege a sua personalidade será definido de acordo com o último número do ano de nascimento. Confira:

Ano terminando em 0 e 1: metal.

Ano terminando em 2 e 3: água

Ano terminando em 4 e 5: madeira

Ano terminando em 6 e 7: fogo

Ano terminando em 8 e 9: terra.

Além disso, cada elemento tem signos fixos e estes terão suas características somadas às influências do elemento associado ao ano de nascimento. Os signos fixos relativos a cada elemento são os seguintes:

Metal: macaco e galo

Água: rato e porco

Madeira: tigre, coelho e dragão

Fogo: cobra e cavalo

Terra: boi, cobra e cachorro

2022: o ano do tigre de água

Conforme falamos mais acima, o ano novo chinês de 2022 começa em 1º de fevereiro e será regido pelo tigre de água. O ciclo se encerra em 21 de janeiro de 2023.

O ano novo chinês 2021 foi dedicado ao boi de metal, que trouxe uma característica mais estática ao ano que agora se despede. Agora vem um período completamente diferente, mais dinâmico.

O tigre (Hu) é um signo que imprime liderança e força. Sua competitividade, ambição e gosto por desafios são suas grandes marcas. Quem pertence a esse signo é uma pessoa dinâmica, vivaz e dotada de grande magnetismo.

Como contraponto, o nativo de Hu apresenta uma tendência a mudar repentinamente de humor, além de, às vezes, ser sincero demais e ter certa dificuldade para confiar nos outros.

O tigre de água

Esse tigre é um pouco mais calmo entre os outros elementos. Sua maior qualidade é seu lado humano, que carrega em si um grande senso de justiça, a sociabilidade e a abertura a novas experiências. É o menos temperamental de todos os tigres, tendo mais facilidade para controlar os ímpetos.

Como o tigre de água vai afetar 2022?

O tigre de água trará para o ano que se inicia muita determinação, espontaneidade e crescimento em meio às adversidades. É uma boa notícia, depois de tudo que passamos com a pandemia que se iniciou em 2020, já que também será o momento para curarmos nossas feridas.

Um tigre caminhando numa corrente baixa d'água.
ondrejprosicky / 123rf / Eu Sem Fronteiras

Será um ano de muito entusiasmo e dinamismo, de darmos o nosso melhor e nos prepararmos para mudanças surpreendentemente positivas. As palavras-chave para 2022 serão: movimento e vontade. A água trará um pouco mais de profundidade e transparência nas relações de todos os tipos.

Já a energia Yang caracteriza-se pelo dinamismo e pela rapidez, o que fortalecerá o nosso movimento em busca de melhorias, mas, aliado aos aspectos do tigre de água, essa energia também será capaz de potencializar o nosso lado bom, nosso senso de atenção para com os outros e aguçará nossa intuição e adaptabilidade ao meio e à situação. Será, portanto, um ano de muita resiliência, mas também de luta e busca por conquistas.

É claro que também há o lado não muito positivo e é preciso estar atento para não exagerarmos no nosso lado julgador, teimoso e arrogante, já que o tigre é um animal muito autoconfiante, ousado, destemido e cheio de disposição para encarar qualquer desafio. O bom de tudo é que a água está aí para apaziguar e equilibrar esses aspectos.

No âmbito profissional e financeiro

Apesar da possibilidade de alguns imprevistos financeiros ao longo desse ciclo, não haverá grandes prejuízos ou abalos no âmbito financeiro. Se, por um lado, o tigre traz essa vontade, essa garra de obter conquistas; por outro, ele nos alerta para termos mais autocontrole, especialmente em relação aos gastos.

E é essa vontade de progredir que estará bem marcada no ano do tigre, pois teremos não só a necessidade como também o prazer de empregar esforços para buscar novas e melhores oportunidades e para dar uma guinada na vida – será desafiador, mas o esforço será o foco, mais do que o resultado em si.

O amor

O amor está no ar… já dizia a música em inglês. E a boa notícia é que a renovação romântica será para todas as pessoas, desde quem está solteiro, à procura de um amor para chamar de seu, até quem já encontrou sua cara-metade.

Uma representação de um coração em plástico cercada de pingos d'água.
Kranich17 / Pixabay / Eu Sem Fronteiras

A chama do amor vai se reacender entre os casais que se viam em uma rotina amorosa morna e sem inovações, mas, como é o ano da força de vontade, essa renovação vai depender muito dos nossos esforços. O autocontrole entra para evitar que surjam desentendimentos em relacionamentos que passam por adversidades.

Amizade, família e relações pessoais

O tigre de água vem para aguçar o nosso lado mais humano, por isso ele potencializa as nossas relações com o outro, seja na família, seja entre os amigos, seja nas relações com outras pessoas.

Em casa, será o momento de consenso, puxado pela força de vontade em fazer as coisas darem certo e caminharem rumo ao bem comum. Será o momento de se unir para evitar as ideias egoístas e o individualismo.

Saúde

Depois de um período muito longo vivendo uma fase sem precedentes nos últimos anos, muitos de nós tivemos grandes perdas e, com elas, grandes prejuízos emocionais.

Ainda que o mundo esteja em um momento promissor, com a chegada das vacinas contra a Covid-19, o impacto da pandemia deixou estragos de todas as formas, mexendo com nossa condição psicológica. O resultado disso foi o aumento exponencial do número de casos de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outros transtornos psíquicos.

Sendo assim, 2022 ainda será um ano que vai requerer muitos cuidados com a mente e um grande trabalho para cuidar do aspecto emocional e do legado da pandemia, que ainda não encontrou seu fim.

Dessa forma, é aconselhável dar uma atenção especial às nossas emoções. A prática de meditação, de Yoga e de atividade física pode ser de grande ajuda para acalmar a mente e liberar hormônios do bem-estar. Adotar um hobby também é essencial.

Também é bom estar de olho na saúde dos rins, do fígado e da vesícula. Procurar uma alimentação balanceada, beber bastante água e evitar hábitos prejudiciais ao organismo (como fumo e excesso de álcool). Como cada pessoa tem sua jornada própria, há que se pensar em todas as formas de cuidar do corpo e da mente, além das previstas aqui.

E então? Preparado para celebrar um ano novo diferente, cheio de novas e magníficas simbologias? Após as tradicionais festas de dezembro e janeiro, aguarde fevereiro com o coração aberto e cheio de vontade para fazer um 2022 ressignificado e cheio de esperança.

Você também pode gostar

Busque para a sua vida toda a força de vontade e humanidade do tigre de água e escreva novos capítulos para você e para quem você ama! 2022 já está quase batendo à sua porta. Receba-o com fé e esperança de dias melhores ou, sendo dinâmico como o tigre, não apenas espere um bom ano, FAÇA um bom ano! Feliz 2022! Feliz novo ciclo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br