Convivendo

Aproveite as Oportunidades de Fim de Ano e Pratique sua Oratória: 4 exercícios incríveis!

Microfone.
Eliuse Silva
Escrito por Eliuse Silva

Saber falar para as pessoas de forma apropriada é uma qualidade muito valorizada, sobretudo nesta época do ano em que ocorrem muitas confraternizações e formaturas e as pessoas já esperam ouvir discursos.

O modo como você fala pode gerar excelentes relacionamentos com seus colegas de trabalho e faculdade, com seus colaboradores, com seus amigos. E mais… pode encantar as pessoas e conquistar a admiração delas, através de uma boa eloquência.

Mas… para que isso acontece, da mesma forma que um atleta se prepara para uma competição, um orador deve se preparar para falar em público e praticar a oratória sempre que possível. E nas festas de fim de ano, sem dúvida, há oportunidades incríveis para isso.

Então, se você deseja inspirar confiança e encantar seus amigos com suas palavras, descubram neste post 4 exercícios altamente eficazes que podem melhorar sua oratória. Continue lendo!

Leitura em voz alta

Mulher falando no microfone.

Para se falar de forma atrativa, uma boa opção de treinamento é ler em voz alta. Você deve testar diferentes ritmos de leitura e de entonações, falando ora mais rápido ora mais lento; ora mais grave ora mais agudo; dando destaque para algumas palavras e fazendo pausas.

Isso vai te ajudar a ter um discurso mais cadenciado. Faça leituras ritmadas por pelo menos dez minutos diariamente. Pode ser qualquer texto, até uma propaganda, o importante é você promover a variação em seu discurso.

Oradores que conseguem variar a forma com que falam conseguem prender a atenção do público.

Prepare um Roteiro e Se ouça

Pessoa segurando microfone.

Uma das melhores formas de melhorar a forma como você fala é você se ouvindo. Normalmente quando estamos falando, não conseguimos perceber nossas falhas. Muitas vezes cometemos vícios de linguagem que desconhecemos ou então erros de pronúncia de certas palavras.

Por isso é recomendável você preparar um roteiro do que pretende falar e ensaiar gravando sua fala. Ao ouvir suas gravações, automaticamente você vai identificando o que precisa melhorar e já pode ir se corrigindo.

Isso vai te dar muito mais segurança e propriedade para falar entre seus colegas.

Movimentações Faciais

Mulher falando em público.

Existem alguns exercícios faciais que podem aumentar sua habilidade de oratória. Por exemplo, fazer caretas, estalar a língua, falar com uma rolha entre os dentes, podem te ajudar a melhorar a articulação dos sons e daí tornarem sua pronúncia mais límpida.

Uma ferramenta que pode te ajudar muito é uma caneta. Isso mesmo, uma caneta. Se você colocar uma caneta entre seus dentes e começar a falar ou ler, certamente vai ter um aumento de desempenho na sua dicção.

Antes do exercício, leia algo bem difícil, como um trava-línguas, faça o exercício e depois leia novamente o mesmo texto. Você perceberá a facilidade em pronunciar.

Você também pode gostar

Leia Muito

Livro aberto.

Você deve ler constantemente. A leitura é fundamental tanto para aqueles que querem escrever bem, quanto para os que desejam falar bem. Quanto mais você lê, mais você tem acesso a novas palavras e ideias. Dessa forma você amplia seu vocabulário e evita ficar repetindo desnecessariamente a mesma expressão.

Mais do que um vasto vocabulário, uma grande vantagem de se ler muito é que pode te gerar um conhecimento transformador. E quanto mais conhecimento você tiver, com maior propriedade poderá falar. E o que não faltam são mensagens próprias para o fim de ano.

Para aqueles que não possuem o hábito da leitura é aconselhável começar aos poucos. Comece a inserir na sua rotina o hábito de ler 10 minutos por dia. Com o tempo você vai aumentando esse período. Uma alternativa é buscar leituras do seu interesse para você manter a motivação em ler.

Exercício Extra

Eu tinha prometido 4 exercícios para você melhorar sua oratória. Mas eu resolvi deixar mais um de brinde. Ele é bem simples e provavelmente você já brincou disso. São os trava-línguas.

Se você pesquisar na internet, encontrará vários deles com diferentes níveis de complexidade. Eles são muito úteis, pois trabalham vários músculos que nos ajudam na produção da fala. Procure recitá-los o mais rapidamente possível, articulando bem nitidamente cada palavra.

Essa dica pode parecer simples demais, mas se você treinar com os trava-línguas, vai chegar a um resultado incrível. E ainda por cima vai se divertir bastante com os seus erros.

Esses são alguns dos exercícios para você que deseja melhorar sua oratória. Comece agora mesmo a aplicá-los para não desperdiçar as oportunidades de falar BEM em público.

Se você conhece ou aplica outro tipo de exercício aproveite e deixe aqui a dica nos comentários.

Oratória Mestra. Pratique! Comunique-se!

Sobre o autor

Eliuse Silva

Eliuse Silva

Nascida e residente na Bahia, carrego a alegria de minha gente e o jeito espontâneo de se expressar. Realizo-me profissionalmente como Professora Universitária e como Coach em Comunicação Harmônica e em Oratória.

Licenciada em Letras e mestra em Linguística, sou uma apaixonada pela linguagem, pelas formas de interação e pelo contínuo desenvolvimento do ser humano, seja pessoal ou profissional. Acredito que somos seres múltiplos e inacabados, em constante transformação e potencialização.

Por isso, venho mesclando estudos relativos a autoconhecimento, autodomínio emocional e comunicação intra e interpessoal. E, dessa simbiose, nasceu o Projeto Oratória Mestra, através do qual ofereço cursos presenciais e online em Comunicação Compassiva e em Oratória Emocional, provocando a expressão autêntica e autônoma de cada participante.

Email: [email protected]
Facebook: eliusesilva.oratoria
Instagram: @eliusesilva_om
YouTube: eliusesilva