Convivendo

5 dicas para superar o medo de falar em público

Microfone em um palco
123RF
Eliuse Silva
Escrito por Eliuse Silva

Um dos maiores medos do ser humano é a chamada “glossofobia” (= medo de falar para um público). É comum vermos pessoas com o coração acelerado, a boca seca, voz trêmula, pescoço rígido por ter que falar para um certo grupo de pessoas, e nem precisa ser um grupo grande.

O tal medo muitas vezes está associado à introversão, porém, até pessoas extrovertidas sofrem com o drama de se expor, isso no mundo inteiro. É mais uma questão de timidez, que gera certa ansiedade diante de situações desafiadoras, como a de falar para um público.

Muitos pensam que a boa oratória é dom, mas essa ideia é um mito. Está ligada antes de tudo ao nosso domínio emocional, à nossa capacidade de autocontrole. E isso podemos desenvolver.

Existem estratégias que podem ajudar a perder esse medo, se for seu caso, e fazer apresentações incríveis. É o que este artigo mostra.

1ª. Enfrente o Medo

Mulher falando em público sentada ao lado de outras pessoas
Antenna/Unsplash

Você tem duas opções em sua vida: ou você encara o medo ou foge dele. Se você quer perder o medo de falar em público, a única opção é encará-lo. Para isso, você deve controlar sua ansiedade e se expor a oportunidades de exercer sua oratória.

O pesquisador Daniel Goleman, autor do livro Inteligência Emocional, afirma que temos dois tipos de inteligência: uma intelectual e outra emocional. É esta última que comanda nossa vida, porque tudo que fazemos tem um fundo emocional, mesmo que não percebamos.
Então a primeira coisa a se fazer é trabalhar a mente para ela ter novas reações diante de uma audiência. Busque na memória o que te bloqueia. Se foi uma situação específica, relembre dela com mínimos detalhes e procure se sentir diferente do que você se sentiu na época em que aconteceu. Dê uma nova informação à sua mente. Crie sua própria história.

Não fique aí pensando que isso é bobagem e não vai funcionar. Saiba que nossa mente não sabe a diferença entre o que é real e o que é imaginação. São os mesmos neurônios que trabalham para dar sentido a essas duas coisas. Então você pode sim alterar um sentimento do passado, é só modificar o que ele significa para você.

2ª. Conheça sua Oratória

Mulher segurando celular e digitando
Priscilla Du Perez/Unsplash

Talvez sua grande insegurança em lidar com um público seja porque você não sabe como você é como orador. Não sabe como é sua voz, seus gestos, suas expressões faciais. Você mesmo já se desaprova sem nem saber como atua oralmente.

Por isso é importante você se filmar treinando ou providenciar a filmagem (de celular mesmo) de uma apresentação sua em algum lugar, para que depois possa se analisar e corrigir os seus erros.

Assim você conhecerá a si mesmo falando e poderá identificar os aspectos que precisam ser melhorados. Talvez você perceba que fala rápido demais ou que possui vício de linguagem que precisa eliminar ou ainda que precisa melhorar a postura.

Ter a consciência de como você se apresenta já é um grande começo para a melhoria!

3ª. Esteja Preparado

Mulher falando no palco em direção a plateia
Product School/Unsplash

A verdade é que as pessoas não têm medo de falar em público, elas têm medo de “errar” em público. Então quanto mais você estiver dominando detalhadamente sua apresentação, menos chances terá de falhar e assim menos medo também.

Estar preparado não significa apenas saber de cor o texto. Significa também você trabalhar sua postura, sua movimentação e gesticulação, sua impostação de voz, o modo como você interage com sua audiência. Se necessário busque ajuda profissional. Que mal há nisso?!

4ª. Respire Devagar

Microfone em um palco com pessoas no fundo
Ilyass/Unsplash

Uma das coisas mais importantes da vida é a respiração e é uma das que as pessoas menos dão atenção. A respiração determina o compasso de nossa vida. Se estamos calmos, respiramos devagar; se nervosos ou agitados, respiramos aceleradamente.

Quando você respira devagar e fundo, oxigena o seu cérebro e dessa forma consegue muito mais concentração. Quando estamos nervosos ou com medo, acabamos não respirando direito, por isso, minutos antes da sua apresentação, é importante você tentar relaxar e apenas focar a sua respiração.

Você também pode gostar

5ª. Use a Imaginação

Mulher falando em pé em um escritório com outras pessoas aplaudindo
SmartWorks/Unsplash

Antes de uma apresentação, imagine-se tendo sucesso. Imagine as pessoas gostando de sua fala e no encerramento todos aplaudindo de pé o que você falou. Imagine que durante a apresentação você falou de forma confiante e demonstrou ter conhecimento do conteúdo.

Todos esses pensamentos positivos te ajudarão a ganhar mais confiança e a deixar o nervosismo de lado. Falar em público é um desafio que pode ser vencido, e com essas práticas você pode evoluir a sua capacidade de oratória.

Lembre-se de que não se trata de dom, mas sim de treinamento, portanto não pense que do dia para a noite você vai ser um espetacular orador. Mas procure evoluir a cada dia sua capacidade de expressão.

Oratória Mestra. Pratique! Comunique-se!

Sobre o autor

Eliuse Silva

Eliuse Silva

Nascida e residente na Bahia, carrego a alegria de minha gente e o jeito espontâneo de se expressar. Realizo-me profissionalmente como Professora Universitária e como Coach em Comunicação Harmônica e em Oratória.

Licenciada em Letras e mestra em Linguística, sou uma apaixonada pela linguagem, pelas formas de interação e pelo contínuo desenvolvimento do ser humano, seja pessoal ou profissional. Acredito que somos seres múltiplos e inacabados, em constante transformação e potencialização.

Por isso, venho mesclando estudos relativos a autoconhecimento, autodomínio emocional e comunicação intra e interpessoal. E, dessa simbiose, nasceu o Projeto Oratória Mestra, através do qual ofereço cursos presenciais e online em Comunicação Compassiva e em Oratória Emocional, provocando a expressão autêntica e autônoma de cada participante.

Email: [email protected]
Facebook: eliusesilva.oratoria
Instagram: @eliusesilva_om
YouTube: eliusesilva