Tecnologia

Aproveite o melhor que a tecnologia tem a oferecer

Foco em uma mão segurando um smartphone
Lisa / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Houve um tempo em que as novidades demoravam dias ou até mesmo meses para chegar por correspondências. As notícias precisavam ser impressas nas páginas dos jornais para aí então serem distribuídas pelas cidades, e muitas pessoas passavam o dia todo aguardando o horário do seu programa de rádio ou de TV favoritos para receberem as principais informações do momento.

Com o avanço da tecnologia e uma maior facilidade de acesso à internet, computadores, notebooks, celulares e outros dispositivos tornaram-se indispensáveis em nossa rotina. A velocidade que a informação chega a cada um de nós aumentou, revolucionando a comunicação e a maneira de aprender.

Atualmente podemos estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, diferentemente da época dos nossos pais e avós. Se antes o conhecimento era obtido quase que hegemonicamente nas escolas, por meio de livros ou por meio de documentários, hoje temos muitas formas de conhecimento ao nosso alcance, bem na palma da nossa mão. Nas últimas décadas, a internet tornou-se uma excelente maneira de complementar o ensino formal, facilitando as pesquisas e auxiliando alunos e professores.

Mais recentemente, a Educação a Distância (EaD) deixou de ser apenas uma forma de ensino virtual, mas também tornou-se a melhor opção em tempos de distanciamento social por causa da pandemia da COVID-19. Assim, a tecnologia ganha ainda mais importância, e tem sido fundamental para que as aulas continuem. A sala de aula se espalhou pelas casas do mundo todo, sem extinguir a interação de alunos e professores, uma vez que a mediação do docente é indispensável para que o aprendizado ocorra.

Geração digital

A geração que nasceu na era da informação não costuma encontrar dificuldades quando o assunto é interação virtual. Consequentemente, os jovens hoje possuem mais facilidade para se adaptarem ao aprendizado remoto. Estamos mais conectados do que nunca, mas será que tanta informação é realmente sinônimo de maior conhecimento?

Além do mais, ao mesmo tempo que nos aproxima, a tecnologia também pode afastar. Não é incomum passarmos boa parte do nosso dia presos às notificações do celular, nos distraindo com assuntos não tão urgentes e restando menos tempo para nos dedicarmos à nossa vida pessoal e profissional.

Uma mesa rodeada de pessoas sentadas em reunião
fauxels / Pexels

Mas usada com inteligência, a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta e nos ajudar a aproveitar melhor a vida! Você pode estar se perguntando: Como? Neste artigo, você encontrará dicas de como se beneficiar com o uso da tecnologia, aproveitando o melhor que ela tem a nos oferecer.

Use aplicativos que facilitem a sua vida

Há diversas ferramentas que podem ser bastante úteis na hora dos estudos ou até mesmo para se organizar nas tarefas diárias. Se você é do tipo que frequentemente esquece a hora dos compromissos, escreve recados em papéis e depois os perde ou, ainda, adora começar um novo planner todo início de ano, mas não tem paciência alguma para continuar com as anotações com o passar dos meses, talvez a saída seja aderir à tecnologia!

Alguns programas e aplicativos nos auxiliam a administrar melhor o nosso tempo, relembrando o agendamento de uma consulta, notificando quando se aproxima o horário de uma reunião ou a data limite da entrega de um trabalho. É possível também baixar no celular aplicativos que fazem anotações e planejamento de estudos.

O Evernote é um exemplo, sendo o aplicativo mais utilizado para quem busca organizar as tarefas pessoais por meio de arquivos de anotações. O OneNote, da Microsoft, possui quase a mesma função, reunindo as notas do usuário, desenhos, recortes de tela e comentários de áudio, que podem ser compartilhados com outras pessoas por meio da internet.

Imagem de um celular com foco em seus aplicativos
Mateusz Dach / Pexels

O Google Drive é outra ferramenta que otimiza bastante o nosso tempo, permitindo que o usuário acesse seus arquivos em diferentes dispositivos e também compartilhe as informações com outras pessoas, sendo bastante útil na vida profissional ou em trabalhos com grupos escolares.

Há, ainda, outros aplicativos bastante interessantes para estudar matérias como Português, Matemática ou Inglês, como é o caso do Duolingo, onde você pode aprender um novo idioma por meio de exercícios bastante dinâmicos. E o melhor, o aplicativo notifica quando há uma nova tarefa à sua espera e te estimula a estudar diariamente e a desenvolver o seu conhecimento e aprendizado.

Siga perfis nas redes sociais específicos para estudantes

Muitos criadores de conteúdo se dedicam à educação e divulgação científica. Canais presentes em plataformas como o YouTube e páginas no Facebook ou Instagram funcionam como um reforço escolar ou também como ricas ferramentas para os estudantes que querem ir além dos conteúdos ensinados na grade curricular convencional.

Essa é, sem dúvidas, uma maneira de usar a tecnologia para aprender cada vez mais e de forma leve e descontraída. Para encontrar essas contas, procure por palavras-chave ou hashtags os assuntos de seu interesse. Nas sugestões de busca poderão aparecer também outros assuntos relacionados ao tema que você pesquisou. Daí é só mergulhar nesse oceano infinito de conhecimento!

Faça cursos on-line

Como já mencionado, as vantagens de estudar on-line são inúmeras. Além de uma maior flexibilidade de horários e de não haver a necessidade de deslocamento até uma sede presencial, os cursos realizados por meio da internet contribuem para a autonomia do aluno, que precisará se organizar melhor para cumprir suas tarefas diárias concomitantemente a outras atividades.

Duas mulheres se falando por vídeo chamada através de um notebook
Anna Shvets / Pexels

Várias plataformas oferecem cursos on-line como forma de reciclagem em determinada área de atuação ou também complementar a formação e valorizar ainda mais o seu currículo, entretanto tome cuidado para que o excesso de distrações não te atrapalhe! As redes sociais podem ser uma verdadeira armadilha e fazer você perder muito tempo na frente do computador. Será necessário algum empenho e determinação para se manter focado durante as aulas e ter um aprendizado completo.

Use a tecnologia a favor do seu negócio

A tecnologia tem se mostrado cada vez mais essencial para profissionais das mais diferentes áreas. Ela facilita a comunicação entre os funcionários, agiliza os processos internos de uma empresa e pode aumentar a produtividade de seus colaboradores.

Algumas ferramentas são essenciais para qualquer empresa, independentemente do seu porte. O uso delas facilita o trabalho diário e aproxima os seus clientes. O uso do Skype, por exemplo, tem se popularizado cada vez mais para a realização de videoconferências. Hoje as pessoas conseguem se conectar com maior facilidade, a qualquer hora e lugar, resolvendo problemas mais rapidamente.

Logotipo do Skype
Pete Linforth / Pixabay

Outra ferramenta imprescindível para um profissional é o Dropbox, que é um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos muito utilizado, principalmente em áreas que exigem trabalhos em equipe. Esses dois exemplos nos mostram como podemos otimizar o trabalho do dia a dia em um mundo que demanda cada vez mais rapidez e conectividade.

Além disso, usar a internet para divulgar produtos e serviços também é uma ótima forma de conhecer seu público-alvo. Investir em marketing por meio de blogs, sites ou perfis em redes sociais pode fazer sua marca chegar mais longe, pois é uma ótima maneira de conquistar novos clientes. As publicações em redes sociais podem ser acompanhadas de hashtags, aumentando o alcance e estimulando o engajamento dos seguidores.

Por fim, não deixe o excesso de tecnologia te atrapalhar

Usar a internet como ferramenta de trabalho e estudo requer mais foco, pois sozinhos e sem alguém nos orientando, estamos mais suscetíveis a momentos de distração. Por isso, algumas dicas são fundamentais para manter nossa atenção, afinal a tecnologia precisa ser nossa aliada e não uma vilã da produtividade!

Organize o seu espaço

Primeiro, entenda que cada um possui uma dinâmica única de trabalho. Enquanto algumas pessoas conseguem se concentrar com barulho ao redor, outras só funcionam quando há silêncio absoluto.

Mas independentemente disso, é importante ter um espaço próprio para fazer suas atividades e outro para lazer e descanso. Separe um espaço dentro da sua casa situado em um ambiente calmo e bem iluminado. Deixe o menor número possível de distrações nesse local, como TVs ou outros aparelhos eletrônicos que possam tirar sua atenção.

Para melhorar a produtividade, organize também o seu computador, afinal não há nada pior do que perder tempo procurando algum arquivo perdido em uma área de trabalho bagunçada. Separe seus trabalhos em diferentes arquivos e pastas e faça backups regularmente, assim você sempre saberá onde está cada coisa e será mais fácil iniciar ou retomar alguma atividade.

Evite distrações

A internet é uma verdadeira biblioteca inteiramente à sua disposição, no entanto não permita que essa fonte de informação inesgotável te distraia facilmente e, quando você menos perceber, estará assistindo a vídeos aleatórios ou se divertindo com memes.

Uma solução para isso é definir um número de horas específico destinado a ficar na frente do computador. Faça uma lista de todos os trabalhos que precisa entregar ou os conteúdos que precisa estudar naquele dia e separe um tempo adequado para realizar cada tarefa, assim você se manterá mais focado e organizará melhor o seu dia, sobrando mais tempo para as atividades ao ar livre.

Outra recomendação é desligar as notificações do celular. Dessa forma, você vai parar menos para visualizar novas mensagens enquanto estiver estudando. Para que o período de estudos seja menos cansativo, há outros aplicativos que podem auxiliar contribuindo para manter a nossa concentração.

Esse é o caso do ClearFocus, que cronometra o tempo que você passa estudando para que você mantenha o foco durante um período predeterminado e ainda envia notificações quando o tempo chega ao fim, dado que descansar também é muito importante para o processo de aprendizado.

Devemos usar a tecnologia para aprender e não para nos aprisionar. Sem exageros, estipulando limites e horários e selecionando aquilo que é realmente importante para a assimilação de conhecimento, conseguimos usufruir do melhor da modernidade, mas sem nos tornar reféns de tantos estímulos diferentes. Quando aproveitamos todas as vantagens que a tecnologia tem a nos oferecer, conseguimos fazer dela uma ferramenta útil em nossas vidas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br