Convivendo Mindfulness Tecnologia

Tecnologia e realidade virtual. Técnicas para a prática do bem-estar

Mulher sentada em posição de meditação com óculos de realidade virtual
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Após o lançamento da série Black Mirror, que apresenta episódios de ficção científica sempre com temas diferentes, mostrando o lado negro das telas e da tecnologia, o uso da tecnologia passou a ser mais questionado como uma ameaça e como um vício que pode ocasionar males a uma pessoa ou a várias pessoas. Contudo nem só de negatividades vive a tecnologia. Também é possível que estes modernos adventos, como a realidade virtual, possam auxiliar na prática do bem-estar.

[Ad]

Um spa de Londres foi um dos pioneiros a juntar realidade virtual e bem-estar, ao oferecer um serviço que se utiliza desta tecnologia em sessões para desenvolver o tão famoso e cada vez mais procurado mindfulness (método de atenção plena), que permite que a pessoa esteja mais “presente” para as experiências que ocorrem no agora. A prática, além da novidade do londrino Agua Bathhouse and Spa, pode ser desenvolvida ainda por meio da prática da meditação, da ioga, do pilates ou de outras atividades antiestresse.

Mulher com óculos de realidade virtual

O tratamento por meio da realidade virtual trabalha com o relaxamento do corpo feito por massagens profissionais, que ajudam a despertar os sentidos e promovem a experiência do equilíbrio de uma forma mais profunda. O tratamento, chamado de “The Mindful Touch”, promete que os hóspedes do spa tenham uma imersão intensa na prática do mindfulness com a ajuda de óculos de realidade virtual para se reconectar com o presente.

Em julho, o spa Esqapes Immersive Relaxation, de Los Angeles, inaugurou um serviço que oferece experiência parecida, mas é ainda mais tecnológico: a massagem é feita por uma cadeira especial, em que o cliente se senta, coloca um headset de realidade virtual, fones de ouvido e escolhe a paisagem selecionada que quer vivenciar sem sair do lugar, com direito a som ambiente e tudo. A sala ainda libera odores suaves para ajudar na climatização, podendo oferecer o cheiro de vegetação dos cenários, por exemplo.

Homem com óculos de realidade virtual

A realidade virtual (ou VR) possibilita milhares de interações acessíveis ao usuário, por criar um ambiente virtual ultradimensional que “transporta” as pessoas a um local totalmente novo e diferente. Isso é possível graças a aplicativos e a óculos especiais que propagam as imagens e os sons. Muitas vezes, a experiência proporcionada é parecida ou idêntica à do mundo real. No Brasil, infelizmente, ainda não há indícios de spas que forneçam este serviço para que possamos experimentar e comprovar sua eficácia, contudo existem softwares e até jogos que promovem relaxamento com a ajuda do VR, como o Here VR – Relaxamento, que oferece sete diferentes ambientações para escolher e custa R$790 no site Neuroway, mas é necessário já possuir o equipamento de realidade virtual. Quanto aos jogos, vale a pena pesquisar quais são os que mais te interessam e que te fariam relaxar.

Você também pode gostar de:

O console mais conhecido pelo uso da ferramenta VR é o videogame Playstation 4, da Sony, mas também é possível adquirir óculos de realidade virtual compatíveis com diversos smartphones, que têm um preço mais barato do que comprar um videogame apenas para este fim.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]