Autoconhecimento Reflexões do editor

As cores se misturam pelos campos e onde você permitir

Flores da primavera.
Hrvoje Abraham Milićević de Pexels no Canva.

A primavera é a estação do ano que pode germinar a felicidade, a gratidão e a alegria. As cores das flores podem e devem fazer parte da sua vida, trazendo um toque especial para o seu ânimo e elevando a sua disposição. Com o conteúdo a seguir, decifre quais são os efeitos positivos na estação em você e ao seu redor.

Com a chegada da primavera, um espetáculo mágico se desenrola diante de nossos olhos. Após o longo inverno, a natureza desperta para uma nova fase de renascimento, e a paisagem se transforma em um verdadeiro oásis de cores, aromas e vida. Na estação encantadora, os dias se tornam mais longos, os raios de sol aquecem suavemente a terra e as flores desabrocham, adornando o mundo com uma beleza única e efêmera.

A mudança do inverno para a primavera é um símbolo poderoso de esperança e renovação. À medida que as temperaturas se tornam mais amenas, a natureza inicia seu ciclo de crescimento e regeneração. Os campos se cobrem de uma paleta de cores variadas, com flores silvestres pontilhando colinas e planícies, nossos muros, varandas, jardins e olhares. Cada árvore e planta parece dançar em harmonia com o vento, celebrando a chegada da estação da vida.

Muito além da beleza estética, a primavera também desempenha um papel fundamental na ecologia do nosso planeta. O aumento da temperatura provoca o derretimento das geleiras, reabastecendo os rios e lagos, proporcionando água para a fauna e a flora. Esse período também é crucial para os polinizadores, como as abelhas, que se deleitam com o néctar das flores e, assim, promovem a reprodução das plantas, contribuindo para a fertilização de colheitas e o equilíbrio do ecossistema.

Flores de primavera.
jcmiller de pixabay no Canva

Outros aspectos fascinante da primavera é o efeito que ela tem nas pessoas. Com a mudança das estações, é comum observarmos um aumento do ânimo e da energia. A luz abundante estimula a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade, promovendo a melhoria no humor e maior disposição para a realização de atividades ao ar livre.

Ela também nos convida a viver momentos especiais com amigos e familiares. Os parques, jardins e áreas de lazer tornam-se locais ideais para passeios, piqueniques e práticas esportivas. Afinal, há algo de mágico em sentir o cheiro das flores no ar e apreciar a imensidão de um céu azul salpicado de nuvens brancas.

Contudo, devemos lembrar que a beleza efêmera da primavera também nos ensina uma importante lição: a vida é transitória e cada momento é único. Devemos aproveitar plenamente cada estação da vida, valorizando as alegrias e enfrentando os desafios com esperança e coragem.

Você também pode gostar:

Esse encanto de primavera é um período de encanto, inspiração e renovação. É a época em que a natureza nos presenteia com sua mais bela pintura, e a vida se faz presente de maneira vibrante e exuberante. Aproveitemos, pois, esse espetáculo magnífico que se inicia e celebremos a linda primavera que está chegando!

“O Quintal do Vizinho” – Uma Canção de Amor à Natureza

Flores com borboletas.
Tom_coultas de Getty Images Pro no Canva

Desde a adolescência, “O Quintal do Vizinho”, canção do Roberto Carlos, me cativa inveteradamente. Sua melodia suave e letras que tocam o coração remetem a algo bom, terno e onírico. Como um poeta de guardanapo, deixo fluir meu amor pelas palavras e, com esmero profundo, crio uma frase lapidar:

“Parabéns a você que ama a natureza e equaliza o vazio do mundo.”

‘O quintal do vizinho”

“Eu hoje acordei pensando
Num sonho que tive a noite
Sentei-me na cama para pensar
No sonho que eu tive
No sonho que eu tive
No sonho que eu tive
Fiquei tanto tempo pensando
Em tudo que estive sonhando
Que por um momento
Pensei ser verdade

O sonho que eu tive
O sonho que eu tive
Sonhei que entrei
No quintal do vizinho
E plantei uma flor
No dia seguinte ele estava sorrindo
Dizendo que a primavera chegou
E quando eu abri a janela
Estava um dia tão lindo
No outro quintal
O vizinho sorrindo
Lembrei do meu sonho
O sonho que eu tive
O sonho que eu tive

E quando eu abri a janela
O dia estava tão lindo
No outro quintal
Meu vizinho sorrindo
Lembrei do meu sonho
O sonho que eu tive
O Sonho que eu tive
O sonho que eu tive
O Sonho que eu tive
O sonho que eu tive”

Compositores: Erasmo Carlos / Roberto Carlos

Sobre o autor

Janio Ferreira Costa (Psicanálise Online)

Olá, sou Janio psicanalista, estou feliz por estar aqui. Fazer terapia é ler a si mesmo.

Trabalho com sessão online com adultos, veja meus contatos no final deste artigo. Grato.

Acredito que você é uma pessoa de grande valor e que nasceu para um propósito; dentro de você há um rico depósito de habilidades, mas a vida acontece e surgem situações que obscurecem a visão da gente, fazendo com que você sinta que "não vale a pena". Com isso pode vir a ansiedade ou uma série de transtornos.

Se isso ressoa em você, conecte-se comigo hoje e vamos conversar.
Teremos uma conversa tranquila, privada e (acima de tudo) sem censuras ou críticas.

Viso criar um espaço seguro e sem julgamentos para você conversar, desabafar e descarregar suas vivências.

WhatsApp: (21) 99289-6265

Instagram: @psicanaliseminuto

Site: janiopsicanalista.com

E-mail: psicanaliseminuto@gmail.com