Aprenda a dizer não
Aprender a dizer não é libertador. Se alguém te faz um convite ou te pede algo, mas você já tem outros planos em mente, não é errado dizer não. Não precisamos aceitar tudo para sermos felizes. Muito pelo contrário. Ao aprender a dizer não você começa a filtrar o que realmente te faz bem ou não. No começo pode ser difícil, mas ao aprender a declinar de forma educada e gentil, as pessoas vão perceber que é uma escolha que você faz pelo seu próprio bem.
Presenteie a si mesmo
É normal olhar os seus gastos mensais e perceber que a maior parte do dinheiro vai para pagar contas. O problema é quando o pouco dinheiro que resta você usa mais para dar presentes para os outros ou ir a compromissos que você não quer ir, do que usar esse dinheiro para si mesmo. Por isso reserve pelo menos 10% do seu salário todo mês para comprar ou gastar com algo que seja para você. Essa é uma forma de se comprometer a agradar a si mesmo, nem que seja com um pequeno presente para si mesmo todo mês.
Amizades verdadeiras
Se você diz não para alguém e a pessoa começa a te tratar mal ou fica de mal com você por causa disso, provavelmente não é um amigo de verdade ou alguém que realmente te ame. Então procure manter próximas de você as pessoas que gostam e te consideram independentemente de suas escolhas. Se alguma pessoa fica perto de você só porque você faz tudo o que ela quer, talvez ela não seja uma amizade sincera. Quem gosta de você vai gostar de você sempre, e não somente quando é agradado. Lembre-se disso e filtre os seus relacionamentos.
Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.