Autoconhecimento Comportamento

As pessoas não precisam te amar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você vive para você ou vive para os outros? Pode parecer uma pergunta fácil, mas não é. Repare na quantidade de vezes que você faz ou deixa de fazer algo por causa da opinião dos outros. É da natureza do ser humano viver em sociedade, mas procurar a aceitação dos outros acima de suas vontades é algo que acaba com o amor-próprio. Pensando nisso, separamos três dicas de como você pode encarar essa questão e se comportar de forma diferente para valorizar a si mesmo e melhorar a sua autoestima. Veja abaixo:

Aprenda a dizer não

Aprender a dizer não é libertador. Se alguém te faz um convite ou te pede algo, mas você já tem outros planos em mente, não é errado dizer não. Não precisamos aceitar tudo para sermos felizes. Muito pelo contrário. Ao aprender a dizer não você começa a filtrar o que realmente te faz bem ou não. No começo pode ser difícil, mas ao aprender a declinar de forma educada e gentil, as pessoas vão perceber que é uma escolha que você faz pelo seu próprio bem.

Presenteie a si mesmo

É normal olhar os seus gastos mensais e perceber que a maior parte do dinheiro vai para pagar contas. O problema é quando o pouco dinheiro que resta você usa mais para dar presentes para os outros ou ir a compromissos que você não quer ir, do que usar esse dinheiro para si mesmo. Por isso reserve pelo menos 10% do seu salário todo mês para comprar ou gastar com algo que seja para você. Essa é uma forma de se comprometer a agradar a si mesmo, nem que seja com um pequeno presente para si mesmo todo mês.

Amizades verdadeiras

Se você diz não para alguém e a pessoa começa a te tratar mal ou fica de mal com você por causa disso, provavelmente não é um amigo de verdade ou alguém que realmente te ame. Então procure manter próximas de você as pessoas que gostam e te consideram independentemente de suas escolhas. Se alguma pessoa fica perto de você só porque você faz tudo o que ela quer, talvez ela não seja uma amizade sincera. Quem gosta de você vai gostar de você sempre, e não somente quando é agradado. Lembre-se disso e filtre os seus relacionamentos.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]