Na mitologia grega, há o mito de Perséfone, a deusa da agricultura, filha de Démeter, a deusa mãe. Perséfone foi raptada por Hades e, após um acordo feito entre ele e Démeter, passou a viver três meses no submundo (correspondentes ao inverno, quando sua mãe ficava muito triste) e os outros nove meses na Terra, correspondentes à primavera, verão e outono. Era quando ela subia à superfície, e a mãe deusa estava alegre, que a Terra se enchia de flores e alimentos.
Da mesma maneira, em nossas vidas, as estações têm o seu papel e são bastante representativas.
Aqui na Europa, no começo desta estação, costuma-se fazer uma faxina geral, a chamada “Spring cleaning” ou “limpeza de primavera”. É quando, após um longo inverno, limpamos as janelas, ou seja, trazemos nosso olhar, que esteve reflexivo, para o mundo lá fora.
Podemos também usar esta perspectiva para olhar para os nossos negócios: há o inverno, um momento de se recolher para amadurecer uma ideia, de esperar. É uma época com poucos recursos.
Depois a primavera, onde as nossas ideias começam a ser postas no papel e florescem – no começo, ainda cuidadosamente, pois ainda é “frio” lá fora e os brotos são delicados.
O verão do seu negócio é a época de mostrar sua ideia pro mundo, de se expor, de impacto, de força.
No outono, é a época em que as folhas caem. É o tempo certo para desistir do que não faz mais sentido, do que já secou.
Quanto mais nos harmonizamos e nos tornamos um com a natureza, menos atrito sentimos com o que se passa dentro de nós e com o que temos que entregar para o mundo.
Você também pode gostar de outro artigo da autora: E se você já for realizado e não se deu conta