Energia em Equilíbrio Yoga

Posições de yoga: o que significam, quais fazer, como fazer e muito mais!

silhueta de mulher praticando yoga na praia, ao pôr do Sol.
kike vega / Unsplash
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O que é yoga? Essa é uma pergunta que cada vez mais pessoas vêm perguntando.

E não é para menos: essa prática, que vem se popularizando no mundo todo, é muito mais que um exercício. Ela se apresenta como uma verdadeira filosofia de vida, oferecendo uma série de benefícios para todos os adeptos.

Da saúde física — como melhoria na elasticidade, circulação do sangue, sistema digestivo e muito mais — até a saúde mental — diminuição do estresse e da ansiedade, por exemplo —, é inegável que o yoga é uma prática cheia de vantagens.

O mais legal de tudo é que não existem restrições para essa atividade: ela pode ser realizada por pessoas de todos os gêneros, idades e corpos.

Isso porque ela respeita os limites individuais de cada um, incentivando os praticantes a irem sempre além, mas sem forçar algo que não é saudável nem próprio para eles. Além disso, existem diferentes linhas no yoga. Ou seja, é possível se aprofundar somente naquele que mais combina com você e o que você busca.

Para ajudar você a entender mais sobre essa vantajosa prática, preparamos um verdadeiro guia do yoga para iniciantes com as posições mais populares para você consultar.

Posições de yoga e seus significados

O yoga busca trazer maior qualidade de vida para todos os seus praticantes, ao unir ações que trazem benefícios para a mente, o corpo e a alma.

Por esse motivo, a atividade dispõe de uma grande variedade de posições, sendo que cada uma delas tem um significado diferente. Mais do que isso, elas afetam elementos distintos no corpo de uma pessoa, o que resulta em melhorias em vários aspectos de suas vidas.

Aqui você vai encontrar 20 posições e seus significados para você selecionar, neste momento inicial, quais mais fazem sentido para você. Vamos lá?

Mulher praticando a postura Urdhva Mukha Svanasana sobre seu tapete de yoga, em uma sala ampla e vazia.
Olivia Bauso / Unsplash

Vrksasana

Também chamada “postura da árvore”, essa é uma das posições mais famosas do yoga. Apesar de parecer simples, exige muita dedicação e foco para ser realizada da forma correta — também pela sua dificuldade e sua habilidade de concentração. Seu principal objetivo é trabalhar o equilíbrio físico dos praticantes.

Navasana

Conhecida como “posição da árvore”, ela trabalha, principalmente, a coluna e o abdômen, fortalecendo os músculos dessas regiões. Por conta do esforço que exige, ainda ajuda a diminuir a gordura da barriga e, por manter um bom nível de açúcar no sangue, além de uma boa circulação, é bastante indicada para diabéticos.

Adho Mukha Svanasana

Com um significado bastante inusitado, a posição do “cachorro olhando para baixo” (ou “cachorro voltado para cima”) funciona como uma postura de descanso e transição. Isso porque, com ela, é possível acalmar a mente e colocar os pensamentos em ordem. E o melhor de tudo: fazer isso enquanto rejuvenesce o corpo!

Utkatasana

Essa posição, que significa “cadeira”, é bastante indicada para quem busca fortalecer os músculos das coxas, quadris, braços, ombros e panturrilhas. Com ela, ainda é possível aumentar a flexibilidade do quadril e melhorar a circulação sanguínea na área dos joelhos e tornozelos, além de diminuir dores nesses locais.

Bhujangasana

Já ouviu falar da postura da “cobra”? Ela é fortemente indicada para quem procura aumentar o metabolismo e melhorar as funções de órgãos como o fígado, o rim, o pâncreas e a vesícula biliar — ou seja, trata problemas e indigestão e constipação. Além disso, corrige a má postura, diminui distúrbios do sono como a insônia, e melhora problemas menstruais para as mulheres.

Tadasana

A “postura da montanha” é capaz de ajudar na prevenção da hérnia, melhora a postura e o equilíbrio e ainda aumenta a flexibilidade dos tornozelos, joelhos e quadris. Por ser tão benéfica, é indicada para ser realizada diariamente, durante as manhãs, para iniciar os dias de forma mais produtiva.

Padangusthasana

Também chamada de “postura do dedão do pé”, essa posição tem como principal benefício acalmar o cérebro. Nesse sentido, ajuda as pessoas a trabalharem sua paciência e outras questões psicológicas, além de ser capaz de diminuir os sintomas da menopausa. Ao mesmo tempo, promove benefícios para a digestão.

Trikonasana

Essa posição, conhecida como “postura do triângulo”, alonga e fortalece os músculos. Por ser capaz de diminuir o estresse e a ansiedade, ela é indicada para quem busca mais equilíbrio e concentração. Além disso, diminui a pressão arterial e várias outras questões relacionadas ao sangue no corpo todo.

Kapalabhati

A posição da “respiração do fogo” ou “face brilhante” é conhecida por duas principais vantagens: o auxílio na liberação de todas as passagens respiratórias e a melhoria em quem tem distúrbios intestinais. Com ele, você elimina as toxinas, melhora o seu metabolismo e se sente muito mais feliz e disposto.

Garudasana

Se você está buscando por uma posição que ajude você a relaxar, a “postura da águia”, com certeza, vai te ajudar. Com ela, você aumenta a flexibilidade da coluna, elimina dores no abdômen e na lombar e clareia a mente.

Shirshasana

Conhecida por aumentar a circulação sanguínea no cérebro e, consequentemente, evitar dores de cabeça e estimular a memória, a “postura invertida sobre a cabeça” oferece grandes benefícios para a mente das pessoas. Com ela, você evita insônias, melhora a concentração e o equilíbrio mental e ainda diminui problemas na coluna!

Sarvangasana

Se você tem problemas para dormir, pode contar com a “postura da vela”! Isso porque, com ela, você com certeza aproveitará um sono profundo e muito relaxante. Além disso, essa prática melhora a resistência do corpo e evita dores nas costas, fortalecendo seus músculos.

Paschimottanasana

A “postura da pinça”, a princípio, pode parecer muito complexa. Mas os benefícios que ela oferece estimulam qualquer um a tentar! Com ela, você promove um alongamento relaxante em todo o corpo e ainda fortalece os músculos das costas. Além disso, ele é particularmente benéfico para mulheres que tiveram filhos recentemente, já que ajuda a tonificar os órgãos da pelve.

Pavana muktasana

Também chamada “postura para liberação de ar”, essa posição é positiva para todos os órgãos abdominais, estimulando o sistema digestivo e eliminando os gases do estômago. Além disso, ainda diminui a acidez e a gordura.

Matsyendrasana

Conhecida como a “postura senhor dos peixes”, essa posição ajuda a eliminar a rigidez do corpo e, principalmente, da coluna, ao estender os músculos das costas, sendo bastante indicada para o tratamento de problemas como espondilite cervical.

Ananda Balasana

Conhecida por acalmar a mente e destravar as articulações do quadril, a “postura da criança feliz” é bastante indicada para quem teve um dia bastante pesado e precisa relaxar. O melhor de tudo é que ela é bem fácil, sendo muito popular entre os iniciantes no yoga.

Shavasana

Para relaxar o corpo e a mente e ter uma noite de sono profunda e sem perturbações, a “postura do cadáver” é a mais indicada! Isso porque ela é realizada deitada, proporcionando um ótimo momento para você liberar todas as tensões do dia.

Virabhadrasana

A “postura do guerreiro” é particularmente popular entre as mulheres. Isso porque, além de ser uma ótima atividade para as grávidas, alivia as dores menstruais. Ela ainda trabalha a flexibilidade em todo o corpo, tonifica a área inferior e aumenta a resistência, concentração e equilíbrio.

Natarajasana

Essa posição, que significa “postura da dança de Shiva”, é perfeita para quem busca perder peso de forma saudável. Isso porque, além dos benefícios físicos, ela ajuda na concentração, ou seja, deixa os seus praticantes mais focados em seus objetivos.

Marjarisana

Por fim, temos a “postura do gato”, que, como você pode imaginar, traz grande flexibilidade para o nosso corpo, principalmente para a coluna. Ou seja, alivia as dores nas costas. Além disso, tonifica o abdômen, influencia positivamente na circulação sanguínea e digestão, e ainda ajuda a acalmar a mente.

Grupo de quatro mulheres praticando yoga na praia, com uma instrutora.
Kaylee Garrett / Unsplash

Posições de yoga para iniciantes, para ansiedade, para fazer em casa e mais

Deu para perceber que as posições do yoga podem ajudar em muitas questões do corpo, da mente e da alma, né? Essa é a beleza desse exercício: ele ajuda as pessoas a encontrarem o equilíbrio perfeito em suas vidas, além de as incentivarem a irem em busca de uma jornada de autoconhecimento muito bonita.

Pensando nos principais objetivos que uma pessoa pode buscar com o yoga, separamos alguns conteúdos que vão se aprofundar em posições específicas para iniciantes, problemas como ansiedade e estresse, e muito mais. Confira agora!

Esperamos que esse material tenha ajudado você a iniciar sua jornada no yoga! Lembre-se que é interessante ter o guia de profissional qualificado que vai te auxiliar nesse momento, garantir que você esteja realizando os exercícios corretamente e acompanhar toda a sua evolução e melhorias.

Ah, e tenha em mente que, antes de iniciar essa ou qualquer outra atividade física, é importante que você faça exames para verificar se não existe nenhuma condição médica que requer cuidados específicos, ok?

Você também pode gostar

O yoga vai ajudar você a superar os obstáculos físicos e mentais da sua vida — mas, para isso, é preciso iniciar a prática com o pé direito!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br