Energia em Equilíbrio

O poder da meditação

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A prática da meditação significa um processo para que se possa alcançar concentração intensa e acesso ao funcionamento mental com mais clareza.

A meditação é normalmente associada à religiões, principalmente as orientais, devido também a sua provável origem neste hemisfério do planeta. Mesmo assim, a prática não precisa estar necessariamente associada à um ritual religioso.

Ela pode, e já é, muito aplicada para desenvolvimento e conhecimento pessoal pura e simplesmente.

O princípio do autoconhecimento é o que rege a meditação. O processo se desenvolve para que em um momento de atenção e concentração em seu interior, a mente seja atingida no sentido de compreensão. Ou seja, quando o praticante consegue se interiorizar, tem a intenção de se autointerpretar e concretizar um objetivo específico como, por exemplo, um estado de maior calma e plenitude.

Nirvana

A denominação “nirvana” é dada para um dos possíveis estados de alcance por meio da meditação. Tal estado consiste numa calma intensa em que o indivíduo se vê livre de quaisquer influências do ambiente externo, está absolutamente interiorizado e é capaz de abstrair fatores de distração como o barulho e a movimentação, pois está com todos os sentidos concentrados em si e em sua mente.

Efeitos

shutterstock_346217906Muitos são os efeitos da meditação no corpo humano. Além de exigir treino, a prática constante desenvolve etapas de avanço em que se torna cada vez mais fácil e rápido atingir estados mais plenos e conscientes.

Ela pode ser também utilizada para tratamentos de doenças psíquicas como, por exemplo, a depressão. Estudos comprovam que a meditação pode diminuir, significativamente sintomas depressivos, assim como outras disfunções como insônia e estresse.

O maior entendimento que gera acaba por clarear alguns pontos que podem estar bloqueando a felicidade das pessoas, sendo assim, consegue fortalecê-las para uma maior compreensão e aceitação de situações criando coragem para mudanças.

A depressão exige que o indivíduo entenda os problemas que o cercam e entenda suas respectivas reações a eles. Isso tudo pode ser feito através da interiorização da prática diária de alguns minutos de concentração em si e abstração do resto.

Na rotina

O dia a dia da maioria dos habitante do mundo é realmente muito apressada, cheia de pressões e motivos de ansiedade. Muitos optam pelos remédios químicos, outros por terapias alternativas e alguns, pela meditação.

Com o poder de literalmente acalmar os nervos, no começo pode parecer difícil para em meio a tudo aquilo que se tem para fazer e olhar para dentro e refletir. Mas com o tempo, os resultados são muito válidos e visíveis. É possível atingir uma calma e conhecimento que irão refletir na rotina e em todas as atividades que a compõe. Sendo assim, dê uma chance para se conhecer melhor e explorar os melhores caminhos para ser bem sucedidos sem exageros, com equilibro energético e alegria de viver.


Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]