Energia em Equilíbrio Florais de Bach

Florais de Bach e Signos Astrológicos – Parte 2

Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel



Continuamos neste artigo analisando a influência dos florais de Bach específicos para cada signo astrológico, seguindo a classificação de “essências curadoras”.

Clematis e Câncer

Closeup of a pink flowering clematis (Clematis)

Os nativos desse signo são sensíveis e vulneráveis, mas protegem-se atrás de uma fachada de segurança e tenacidade. Presos às tradições, são muito protetores e fiéis em relação aos familiares. No íntimo, temem “perder o controle”, aguentam todo constrangimento até atingir um limite, quando então podem reagir, “explodindo” e assustando aqueles com quem convivem.

Imaginativos e sentimentais, guardam tudo que recorde o passado. Sua natureza é passiva, vivem segundo suas fantasias. Têm excelente memória e no amor são românticos; porém costumam ser possessivos nos relacionamentos.

O floral Clematis pode auxiliar os nativos desse signo a sair de sua própria mente, deixando de lado seu mundo de sonhos e encorajando-os a enfrentarem suas dores, sem mais ficarem enclausurados dentro de si mesmos. Clematis colabora para colocar o foco no presente, dando um rumo mais concreto à vida. Traz estabilidade e praticidade, fazendo com que a pessoa ponha os pés no chão para realizar seu trabalho no mundo. Com a intuição aguçada que têm em relação ao ambiente que os cerca, poderão ter grande sucesso em empreendimentos comerciais e artísticos.

Vervain e Leão

American vervain (Verbena hastata), also known as blue vervain and swamp verbena, blooms by the shore of a small lake in Joliet, Illinois.

Leão é governado pelo Sol e é dominador e autoritário. Sua personalidade é vibrante e seu espírito de liderança facilita o caminho do sucesso. Altivo e orgulhoso, o leonino tem grande vitalidade, força de vontade e senso de organização. Gosta de ser o centro das atenções e de ensinar; como é dramático, também tem grande apreço pelo mundo artístico em geral.

Os leoninos devem ter cuidado com as paixões violentas, o excesso de vaidade, o orgulho, a arrogância e os excessos de cólera. No amor, são ardentes e fiéis; porém se magoam com facilidade e dificilmente perdoam. Esperam muito de seus parceiros, que devem sempre elogiá-los.

Vervain pode auxiliá-los a controlar seu entusiasmo sem limites, que por vezes os levam ao estresse e à exaustão total e, nos piores casos, ao fanatismo. Como não suportam a mediocridade e as opiniões contrárias às suas, este floral pode incrementar a tolerância e afastar o gosto por discussões. Vervain controla a euforia, trazendo equilíbrio e orientando positivamente todo seu potencial de realização.

Centaury e Virgem

view of wild flower pink Centaurium erythraea

De natureza modesta, o virginiano se conduz de modo virtuoso. Em alguns casos, essa conduta pode chegar à repressão. Analista, encara a vida como se a olhasse através de um microscópio. Tem a mente aguçada e presta atenção aos detalhes. Sincero, sua natureza se expressa na necessidade em servir, onde mostra sua eficiência. Tem grande poder de discriminação, é perfeccionista, meticuloso e prático. Sua mente digere e assimila o que está à sua volta. Tendo apreço pela rotina, deve tomar cuidado para não se tornar convencional demais.

Como gostam de servir aos outros, Centaury ajuda os virginianos a não serem vítimas de imposições ou explorações de terceiros, pois sendo tímidos dificilmente dizem “não”. Centaury os incentivam a defender suas posições diante dos outros, afirmando sua individualidade. Favorecendo a imaginação, este floral pode trazer de volta a alegria e espontaneidade da vida, aliviando o pesado senso de obrigação. Aí sim os nativos deste signo poderão participar da coletividade sem serem suas vítimas, cumprindo sua missão de vida e obtendo respeito legítimo dos outros por seus conselhos sensatos e sinceros.

Confira toda a série Florais e a Astrologia
Artigo 1 Artigo 2 Artigo 3 Artigo 4

 


Fontes

Os Signos do Zodíaco: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/jv/jv2/horos.html
Tratado de Medicina Floral – Maria Cristina G. dos Santos – Editora Madras Ltda, 2010

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel