Autoconhecimento Psicologia

Como as Barras de Access entraram na minha vida?

Ilustração de um cérebro emanando raios de energia sobre fundo colorido.
Tatiana Borsoi
Escrito por Tatiana Borsoi

As Barras de Access entraram na minha vida recentemente, parecendo até mágica!

Desde a época em que estava na faculdade de psicologia, há mais de 15 anos, estudo e passo de maneira constante por processos de expansão de consciência e performance humana que me ajudem a evoluir pessoal e profissionalmente.

Foi assim que cheguei há seis anos ao coaching, que se tornou a minha principal ferramenta de trabalho, tamanho o amor que eu tenho pela metodologia; e hoje, ao Access Consciousness (ou Acesso à Consciência), tema deste artigo.

Nos últimos tempos eu vinha sentindo a necessidade de algo que tornasse as coisas mais fáceis e mais fluidas, não só para mim mas também para os meus clientes.

No trabalho como coach, muitas vezes nos deparamos com bloqueios emocionais difíceis de serem ultrapassados, pois têm origem em crenças muito enraizadas, memórias que estão tão profundas no inconsciente que a pessoa nem mesmo sabe que tem.

Mulher triste com a cabeça baixa.

E como é possível mudar uma crença limitante?

De duas formas basicamente: por meio da emoção ou da repetição, que te levam a ressignificar aquela crença ou reprogramá-la.

Em um trabalho de análise pessoal, por exemplo, trabalhamos muito com o processo de repetição, até que aquela crença se dissolva ou seja ressignificada. É por meio das associações livres que temos acesso ao que bloqueia a pessoa de crescer. Esses bloqueios são inconscientes e por isso invariavelmente não temos acesso a eles tão rápido. Dessa forma em um processo de análise pessoal não há prazo predeterminado para encerrar.

Já o coaching é um processo de começo, meio e fim predeterminado, embora você possa manter alguns encontros de supervisão. Mas ao final do processo é preciso ter resultados. E o coaching, em essência, não se propõe a tratar aspectos emocionais de maneira aprofundada, mas sim a performance humana. E, nesse processo de potencializar a performance, como lidar com o cliente que tem bloqueios muito inconscientes que lhe impedem de crescer de maneira sustentável ao longo do tempo? Isso, porque o coaching tem prazo definido para terminar e algumas questões realmente travam o processo se não forem trabalhadas.

Paciente e psicóloga conversando na terapia.

Existem muitas ferramentas de coaching para superar esses obstáculos e a maioria é baseada em estudos da neurolinguística, que são incríveis. Mas esse trabalho pressupõe trazer a crença à consciência, gerar uma forte emoção em relação a ela ou ainda levar o cliente a desenvolver um novo padrão de repetição do reforço positivo.

É possível fazer isso em 12 sessões de coaching? Totalmente possível! É fácil? Depende do cliente, pois exige, é claro, um total envolvimento do cliente com o processo de mudança. E mudar não é fácil! Um dos nossos maiores medos inconscientes é o de mudar.

Sabe quando falam de viver no piloto automático?

Então, 90% do nosso comportamento é inconsciente, é automático mesmo. Um dos maiores comportamentos automáticos que temos é o da fuga do desprazer.

E é aqui que entram na minha vida as ferramentas de Access Consciousness.

Eu no meu próprio processo de desenvolvimento pessoal me deparei com questões que estavam bloqueando o meu crescimento, travando meus projetos e me deixando extremamente desvitalizada.

Eu sabia mais ou menos onde estava a questão, mas não queria ter que falar sobre o assunto. Não queria reviver! Não queria ficar nas repetições e associações necessárias ao processo. Eu simplesmente não queria tocar no assunto. Mas quanto mais o tempo passava, mais desvitalizada energeticamente me sentia.

Homem triste com as mãos na cabeça.

Eu então pedi no meu coração que eu encontrasse algo que tornasse tudo mais fácil, mais fluido…. eu sabia que tudo podia ser mais fácil, só não estava conseguindo enxergar naquele momento. Tinha que haver uma forma de eu superar aquele momento. De conseguir retomar minha performance pessoal sem precisar me aprofundar e reviver assuntos dos quais eu já não queria falar, emoções que eu já não queria vivenciar…

Você pode gostar também de:

Então nesse mesmo dia, meus olhos foram capturados por uma propaganda na internet sobre as barras de Access. Eu comecei a pesquisar mais e me deparei com o livro do dr. Dain Heer, “Sendo Você, Mudando o Mundo”. Comprei imediatamente e comecei a ler. Na página 20 eu já estava chorando! Tudo fazia tanto sentido! Parecia que eu já tinha todo aquele conhecimento dentro de mim e ele estava apenas sendo relembrado conforme eu lia as páginas do livro. Uma experiência realmente sem palavras para descrever. A mensagem principal do livro é como ser nós mesmos é o maior presente que podemos dar ao mundo!

Ele te empodera por meio de uma série de ferramentas para saber o que você já sabe e esqueceu devido a tantas crenças e pontos de vista que assimilou. Saber quem você é! Simples, fácil e leve!

Mulher de olhos fechados. Mãos tocam sua cabeça.

Quem trabalha com autoconhecimento já não sabe disso?

Sabe, sim! Mas por quanto tempo passamos querendo ser outra coisa que não somos? Se conhecer para se modificar e não para se melhorar? Porque há uma diferença. Se melhorar inclui aceitar e integrar suas sombras com carinho. E se aquilo que você acha que é seu grande defeito, porque comprou o ponto de vista de outras pessoas sobre o que é certo e o que é errado, for o maior presente que você tem pra dar ao mundo? Já pensou?

Depois da leitura, marquei uma sessão de Barras de Access e já na primeira consulta, por meio de toques suaves na cabeça, fui levada a memórias muito antigas, que eram justamente a chave daquele bloqueio emocional que eu estava vivenciando. Mas a lembrança foi suave, foi como se fosse um fechamento de ciclo com um grande e definitivo entendimento. A compreensão que faltava! Sem precisar falar sobre ela!

Mulher deitada. Profissional toca sua cabeça.

Com o passar dos dias, fui percebendo um retorno da minha vitalidade aos pouquinhos, o nascimento de projetos que estavam no papel. Um novo ânimo! Tudo que eu comecei a focar nos meus processos de coaching pessoal começou a fluir com muito mais facilidade. O foco e direção que as ferramentas de coaching me davam era potencializado com a facilidade e leveza do fluir das sessões de Access.

Senti então um impulso de conhecer mais a fundo a ferramenta, de trazê-la também como um instrumento de trabalho para potencializar os resultados dos meus clientes, de fazer os cursos e de me conectar com outras pessoas que usam as ferramentas do Access Consciousness como um estilo de vida. Quando me dei conta, já tinha feito vários amigos e várias parcerias de negócios. Tudo estava fluindo com muita facilidade, alegria e glória, como diz o mantra do Access!

Parece mágica como as coisas vão acontecendo e uma coisa leva a outra. E sim eu acredito na magia da vida! E o Access veio potencializar isso pra mim!

Profissional segurando cabeça de boneco.

Mas o que faz a terapia de Barras de Access afinal?

Na cabeça de cada indivíduo, existem 32 pontos de acesso à consciência que são responsáveis por questões ligadas a medos, traumas, fobias, corpo, saúde, dinheiro, paz interior e muitos outros temas. Os bloqueios e as crenças que temos sobre esses assuntos ficam armazenados energeticamente nesses pontos, e ao longo da terapia são dados toques suaves que vão liberando o fluxo energético e desbloqueando tudo o que estava travando a pessoa: sentimentos negativos, traumas do passado, mágoas acumuladas e em especial tudo aquilo que não está acessível em nível consciente.

As Barras de Access fazem uma desprogramação de crenças limitantes, trazendo um horizonte cheio de novas expectativas.

Ilustração de flor dente-de-leão e mente humana.

É como uma limpeza mental, que vai nos liberando para voltarmos a ser quem nós somos em essência, como seríamos se não tivéssemos tantos medos, traumas, crenças limitantes, mesmo aqueles que nem sabemos que temos. Como se o computador fosse formatado, dando espaço a uma nova forma de enxergar o mundo e as oportunidades.

Agora pense, quem você seria se não tivesse todos os bloqueios que paralisam a sua vida? Permita-se descobrir!

Sobre o autor

Tatiana Borsoi

Tatiana Borsoi

Ativista do bem-estar e do autoconhecimento como estilo de vida!

Master coach e analista de perfil comportamental. Formada em psicologia, tendo como base teórica a psicanálise.

Empresária que entende trabalho e negócios como uma das mais belas expressões da nossa alma no mundo. CEO da Espaço Dunas, empresa de decoração de interiores no estilo zen, com foco em artigos importados do Oriente.

Fundadora da Aceleradora de Negócios Empreendedoras Online, que ajuda profissionais de diversas áreas a descobrirem seu propósito e transformá-lo em negócios lucrativos e escaláveis.

Adepta do zenpreendedorismo, apaixonada por desenvolvimento humano, crescimento pessoal, espiritualidade e por tudo que nos conecte com a nossa verdadeira essência.

Contatos:
Email: [email protected]
Facebook: tatianaborsoicoach
Instagram: @empreendedorasonlineoficial