Alimentação consciente Nutrição

Benefícios da carambola

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A carambola é um fruto exótico, originado de uma árvore chamada de Averrhoa carambola, nativa da Índia e muito conhecida na China. Nos EUA, o fruto é conhecido como fruta-estrela, devido ao seu formato similar a uma estrela quando cortado em sentido oblíquo.

A fruta proporciona diversos benefícios à saúde, pois contém muitos nutrientes e substâncias que possuem ação antioxidante no organismo, mas quando é consumida em excesso, pode ser prejudicial aos rins por conter grande concentração de oxalatos.

A carambola foi introduzida no Brasil no ano de 1817, sendo cultivada em quase todo o país, mas possui maior popularidade na região Nordeste. É mais fácil de encontrá-la nos mercados durante os meses de junho, julho e agosto, mas em algumas vezes, o seu cultivo é feito durante o ano todo, sendo assim de mais fácil acesso.

Imagem da fruta carambola bem madurinha e amarelinha.
Imagem de PIRO4D por Pixabay 

As formas de consumir a carambola são extremamente variadas de acordo com cada região. Quando maduras, são ingredientes de saladas, do preparo de sucos, geleias, caldas e também é válido enfatizar que o seu suco puro é usado para temperar alimentos. Além do consumo humano, o suco da carambola pode ser útil na remoção de manchas (quando o assunto é limpeza) e para polir metais.

Há boatos de que a Carambola faz mal à saúde, e como já citamos acima, se consumida em excesso pode ser prejudicial aos rins. A verdade é que, pessoas com problemas renais não devem exagerar no consumo da fruta, pois no ano de 2017, a University Malaya Medical Centre, fez um estudo que comprovou que a carambola representa em alguns casos, riscos para estas pessoas, pela presença de uma neurotoxina não existente em outras frutas.

Você também pode gostar

O fato é que essa toxina não oferece riscos a quem possui o organismo saudável, pois ele é capaz de eliminar todas as toxinas de forma natural. Já quem possui problemas renais, poderá ser afetado pela toxina, pois os rins terão dificuldade de elimina-las.

Imagem de um pé de carambola cheio de frutas.
Imagem de PIRO4D por Pixabay 

Mas calma! Tudo na vida carece de atenção, sejam os mais simples alimentos ou os mais complexos, qualquer exagero pode prejudicar a sua saúde. A carambola é uma fruta que possui inúmeros benefícios ao organismo por ser rica em fósforo, cálcio e ferro, ser fonte de vitaminas A, do complexo B e C e por conter antioxidantes.

Veja alguns benefícios da fruta:

1 – Melhora o funcionamento do intestino: Por ser rica em fibras, a carambola previne a constipação e prisão de ventre, auxiliando o intestino a funcionar corretamente;

2 – Digestão: Ainda por ser rica em fibras, a fruta tem o poder de melhorar a digestão dos alimentos;

3 – Ajuda na prevenção de resfriados: Todos sabem que a vitamina C é uma substância imprescindível quando uma gripe se apresenta. A carambola é rica nesta vitamina que diminui as infecções do organismo e fortalece a imunidade;

Imagem de várias carambolas verdes.
Imagem de Suanpa por Pixabay 

4 – Hidratação: A fruta possui em sua composição grande quantidade de água, sendo assim um meio favorável de hidratar o organismo e evitar ressecamentos de pele;

5 – Emagrecimento saudável: Por ser pouco calórica, a carambola pode ser consumida em dietas, pois proporciona sensação de saciedade e ainda fortalece o organismo com seus nutrientes;

6 – Mantém a saúde da pele: Os antioxidantes que estão presentes na composição da carambola combatem o envelhecimento precoce e ainda auxiliam em problemas como acne e cravos.

Além destes 6 benefícios, alguns estudos feitos no decorrer dos anos comprovaram que a carambola pode beneficiar ainda mais o organismo, pois:

– Tem o poder de prevenir o câncer de fígado;
– Baixa o nível de colesterol;
– Ajuda a prevenir a formação de células de gordura;
– Age como anti-inflamatório;
– Diminui a febre;
– Previne o escorbuto;
– Estimula o apetite;
– As suas sementes podem aliviar a cólica e crises de asma.

Foque nos benefícios da fruta e lembre-se: consuma qualquer alimento de forma consciente!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]