Convivendo Doutrina Espírita Espiritualidade

Caminhos de Luz

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
(João 14:8)

Passado o transtorno inicial da pandemia que nos trouxe aflição, o Centro Espírita Caminhando Para Jesus vem retomando as suas atividades presenciais, desde outubro de 2021.

A adversidade por que todos nós passamos levou-nos a um novo caminho, para realizarmos palestras virtuais, não havendo interrupção dos estudos da Doutrina Espírita e sua divulgação. Não obstante as dificuldades enfrentadas, foram auspiciosos os trabalhos realizados no período.

Neste 21 de junho, comemoraremos os 71 anos desta Casa de Luz. Durante essas décadas, a atuação foi intensa no ensinamento do Evangelho de Jesus, vencendo os obstáculos sempre presentes. Pavimentamos caminhos, despertamos consciências e descortinamos inúmeros corações para a realidade da vida, que nos propõe desafios a serem superados.

Uma mulher pulando de um lado a outro d'uma montanha.
sasint de pixabay / Canva

Esse trabalho incansável oportunizou a muitos conhecerem a Doutrina dos Espíritos, que se apresenta como reveladora, consoladora e redentora.

Tendo iniciado suas atividades, em 1951, com uma escola, trouxe o aprendizado para muitas crianças. Os trabalhadores daquele templo debruçaram-se, também, na prática da caridade como sendo o pilar dessa Casa de oração e trabalho.

A perseverança de todos que por lá passaram continua com os da atualidade. Nos dias de hoje, já há uma boa colheita desse plantio abençoado. Aqueles que iniciaram a evangelização quando crianças despontam na realização de palestras, demonstrando um valoroso cabedal de conhecimento.

A caminhada é longa, mas o conhecimento que se adquire recompensa. O exemplo que temos hoje corrobora a necessidade de continuarmos ajudando a todos que nos procuram com suas dores e seus questionamentos. É uma tarefa gratificante, que nos renova as forças para a prática do bem.

Uma mulher erguendo seus braços em meio a uma praia.
joamkimbkk de Getty Images Signature / Canva

Encontramos, no livro “Seara do Mestre”, de Pedro de Camargo (Vinicius): “Nunca será ocioso lembrar que o alvo do Espiritismo está na iluminação interior das almas aqui encarnadas. Logrado este objetivo, todos os demais problemas serão solucionados sem delongas nem maiores dificuldades, […]” (“Seara do Mestre”, 10ª ed., p. 139. Ed. FEB).

Essa assertiva converge com os propósitos do Centro Espírita Caminhando Para Jesus, que conta com a participação de seus diversos trabalhadores, para que sejam atenuados os sofrimentos de muitos que são acolhidos.

Associado ao conforto das “almas aqui encarnadas”, favorecemos aqueloutras que vivem na erraticidade e que, nas sessões mediúnicas, participam do diálogo consolador, no qual exercitamos a caridade de que tanto necessitam.

É nesse contexto de amor ao próximo, segundo os preceitos do Mestre Jesus, que buscamos, cada vez mais, amparar os irmãos carentes dos ensinamentos do Mestre, sendo, para nós, também o conforto de que precisamos.

Você também pode gostar

Rogamos ao Pai para que as lições e os exemplos que demos e colhemos, durante todos esses anos, sirvam de alicerce para novos avanços, e que sejamos sempre úteis, coadjuvando o incansável trabalho de Jesus.

Luiz Guimarães Gomes de Sá trabalha no Centro Espírita Caminhando Para Jesus – SiteCanal no YouTube

Sobre o autor

Luiz Guimaraes

Sou médico diplomado no ano de 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Já era funcionário do Banco do Brasil e em 1977 assumi o cargo de médico no serviço da Instituição. Em 1988, assumi a chefia daquele serviço e em 1996 aposentei-me. Escrevo para o Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco (ambos em Recife) sobre a Doutrina Espírita e também sobre nossa conjuntura política. Sou membro efetivo da Academia Pernambucana de Música desde 1998.

Contato:

Telefones: (81) 9 9973 6363 | (81) 9 9290 7030

E-mails: lgprojet@gmail.com | lgprojet@bol.com.br | lgprojet@uol.com.br | lgprojet@terra.com.br

Site: Poesias Luiz Guimarães