Convivendo

Instituto Realize ajuda você a despertar suas habilidades

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muito mais do que um instituto, o Realize ajuda o ser humano a encontrar dentro de si o que de melhor ele tem a oferecer. Trata-se de despertar algo que está adormecido, seja a força para superar um medo, ou uma habilidade profissional, esta é a missão do Instituto Realize.

A equipe do Eu sem Fronteiras conversou com Vanessa Milis, que é CEO Fundadora do local e você pode acompanhar nessa entrevista o que ela fala sobre os desafios e conquistas do ser humano.

Eu Sem Fronteiras – O que é o Instituto Realize?

Vanessa Milis – O Instituto Realize é, na prática e desde a essência, a materialização de um propósito revestido de amor e significado. Existimos para despertar e habilitar o potencial humano,  proporcionar às pessoas os meios necessários para percorrer os caminhos, com o objetivo de alcançar os mais elevados e consistentes níveis de realização. Juridicamente somos uma empresa de Desenvolvimento Humano, que atende tanto pessoas físicas como jurídicas e que agrega outros profissionais, quando identificada a necessidade em nossos clientes.  

ESF – Quais os serviços realizados?

2014-09-15 14.11.01Vanessa Milis – Para pessoa física, ou seja, aqueles que nos procuram desejando por transformação de vida e ampliação de consciência, dispomos do Coaching de Vida, Existência e Vocação, uma imersão de duas noites e dois dias com efeito libertador sobre as potencialidades da mente, devido à experiência de profundo autoconhecimento, ressignificação e de expansão da visão de mundo. Temos cursos e workshops em turmas abertas, onde cada pessoa pode se inscrever, e treinamentos para empresas, adequados ao seu momento e necessidade para expansão e ampliação de resultados.

O principal serviço contratado por empresas é o Alinhamento Estratégico Comportamental, um pacote de serviços de no mínimo seis meses que trabalha a cultura da organização, trazendo para a prática o que há de melhor nas suas próprias diretrizes, além de rever estratégias, mapear e desenvolver competências nos participantes alcançados por esse conteúdo transformador. Tudo com as melhores ferramentas de coaching, mais recursos instrumentais criados por nós, com o intuito de prolongar os benefícios e resultados durante e após término dos nossos encontros. 

ESF – Há quanto tempo estão no mercado? Realizam atendimento apenas em Florianópolis (SC)? 

VM – Estamos há pouco mais de 5 anos no mercado. Atendemos em todo Brasil, com ênfase em Florianópolis e Joinville, onde estão nossos principais núcleos de clientes. Em 2015, iniciamos nossa expansão nacional e internacional, especialmente por atendermos empresas com essa abrangência, o que nos pré dispõe a conciliar agenda e atender novos clientes no Brasil, América Latina e Europa.

ESF – Por quais motivos as pessoas mais procuram os serviços de vocês?

VM – Empresas nos procuram porque querem ampliar o engajamento das pessoas envolvidas no seu negócio. O mercado exige alto nível de diferenciação nesse momento de mudanças no cenário econômico e político, mais do que nunca, gerar experiências e engajar tanto colaboradores, quanto stakeholders e clientes nunca foi tão vital. É aí que nosso trabalho gera maior impacto.

Vamos muito além de treinar e capacitar profissionais, construímos uma “rede de engajamento” ao redor deles, ampliando os efeitos de tudo o que trabalhamos juntos em prol de resultados mais consistentes e duradouros. Fora o cenário empresa, individualmente, pessoas nos procuram buscando entender melhor quem são, buscam estruturar melhor suas decisões, mapear ações que as permitam viver com qualidade, serem melhores remuneradas e conquistarem o equilíbrio entre as áreas da vida e a autorrealização.

ESF – Como é o trabalho e o funcionamento com quem procura vocês?

VM – Em primeiro lugar é feito um levantamento, tanto no contexto empresa, quanto no individual. Analisa-se o cenário e se propõe o plano de orientação e ações para alcançar os resultados objetivados pelo cliente. Partimos sempre do mapeamento comportamental através do Eneagrama. Assim, compreendemos os perfis das pessoas com quem lidamos e direcionamos desde a comunicação, quanto às medidas de ação e ferramentas mais eficazes para desenvolver as potencialidades com assertividade.

ESF – A equipe de vocês é constituída de quantos profissionais? (Pode falar um pouquinho de cada um?)

Coìpia de 2015-03-01 21.11.17-4VM – O Instituto Realize tem uma equipe fixa muito enxuta, duas profissionais que administram e executam grande parte dos trabalhos, além de profissionais de áreas multidisciplinares que são acionados quando identificada a necessidade dos clientes. Sou CEO e fundadora do Realize, além de escritora, palestrante e coach. Joice Felomena Bardança é diretora administrativa, financeira e de relacionamento com os clientes. Profissional em formação em Contabilidade, que passou de cliente a sócia da organização devido à própria transformação vivenciada.

Os demais profissionais vão da área estratégica de gestão, branding, designers, professores especializados, profissionais da saúde (tanto da medicina chinesa quanto da ocidental), que como falamos, são acionados de acordo com o perfil e necessidade dos clientes, em comum acordo com eles. Ao todo, envolvemos cerca de 12 profissionais especializados e com carreira sólida em diversas áreas do conhecimento humano e científico.

ESF – Por que acham que muitas pessoas ainda têm dificuldades para descobrir seus próprios talentos?

VM – O primeiro fator que chama nossa atenção nos relatos dos próprios clientes é que as pessoas não foram emocionalmente instruídas. A maior parte delas desconhece a estrutura de estímulos que orienta nossa construção emocional e cognitiva. A medida em que nossos clientes recebem o conhecimento a respeito da estrutura do processo psíquico, mapeiam sua personalidade atual e compreendem seus padrões emocionais.

Eles são capazes de remontar sua própria história, entender as motivações que os levaram à tomar decisões e trilhar caminhos e, de forma muito prática, com enfoque no presente e futuro, são capazes de remodelar padrões comportamentais e adotar novos rumos, comportamentos, formar hábitos consistentes e conquistar outro padrão de resultados.

ESF – Qual a dica que vocês dariam para pessoas que neste momento de crise têm medo de ficarem desempregadas, mas ainda não acreditam em seus potenciais? 

VM – Parece clichê e não é: TODA CRISE É OPORTUNIDADE. As crises são um momento de ruptura, deflagradora de mudanças, em que geralmente tivemos chance de empreender, mas não enxergamos porque temos a tendência natural de mecanizar nossas ações, geralmente sob o instinto não consciente de autopreservação. A vida é regida por Leis Universais, em especial a Evolução, que caminha lado a lado com outras duas, a Harmonia e a Vibração. Se não mudamos, a natureza e os arranjos sociais e econômicos tratam de gerar um movimento de mudança. É o que chamamos de crise. A orientação para o momento é: reinvente-se! Aproveite esse momento para se encorajar, assumir que existem outras formas de empreender, inovar e gerar oportunidades.

Essa “crise” pode revelar talentos em você que estavam reprimidos pela “necessidade de segurança”, que nos empurra para a zona de conforto, onde passamos a fazer as mesmas coisas que os demais fazem, reduzindo nosso valor, nossos talentos e camuflando nossas potencialidades. Observe quais são as atividades que você faz com prazer, quais dons naturais possui, e considere a possibilidade de aplicar isso de alguma forma inovadora e rentável.

O mundo dos negócios está recheado de histórias de pessoas que transformaram hobbies e capacidades naturais em negócios milionários. E a última coisa que essas pessoas pensavam era nos milhões que esses talentos poderiam lhes render. Na maior parte das vezes, o prazer estava na superação e na realização em si. O valor e resultados vieram por consequência, com algum planejamento e gestão gradualmente profissionalizada, é claro.

ESF – Vocês acreditam muito no equilíbrio do corpo, saúde, mente e emoções?

VM – Nós respiramos isso! É o que chamamos de Realização Integral, derivada do Modelo Integral defendido e estruturado com maestria por Ken Wilber. Ele é mentor inspirador do Instituto Realize em tudo o que fazemos, devido ao embasamento científico muito bem fundamentado pelo corpo de mais de 400 cientistas envolvidos nos estudos da teoria integral, além do pensamento crístico libertariamente defendido pela filosofia Wilberiana, lamentavelmente ainda pouco difundida no Brasil. 

Temos um “manifesto” publicado, cujo trecho diz o seguinte: “Entendemos que tudo é muita coisa e que nada é insignificante na vida, especialmente o equilíbrio entre mente (que pede clareza), espírito (energia vital de conexão com o divino), corpo (que é nosso templo sagrado) e emoções (registros profundos que disparam comandos sobre nossa capacidade de ação) e a harmonização desses quatro elementos com o EU e dele com o TODO, é o objeto primordial da nossa missão, o que chamamos de REALIZAÇÃO INTEGRAL.” (manifesto na íntegra)

ESF – O que significar viver com autenticidade?

VM – Autenticidade é ser fiel à própria essência, o que somente se consegue libertando-se dos rótulos que aderimos de forma não consciente, estimulando a capacidade de aperfeiçoar-se para a realização de propósitos positivos, ou seja, que impactem produtivamente no todo, gerando oportunidades, elevação da consciência e contribuindo para a autorrealização de mais e mais pessoas.

Ser autêntico implica em amadurecer e evoluir da verdade que se é para a consolidação de um legado, que perdurará além da nossa própria existência física. Todos aqueles que fizeram isso tornaram-se imortais, inesquecíveis no seu contexto de impacto e continuam transformando vidas mesmo após sua partida. Acreditamos que esse é um dom disponível para todos, em alguma área específica para cada indivíduo.

ESF – Deixe uma mensagem

VM – Somos todos seres dotados de uma essência divina e uma combinação única de características, que nos permite fazer algo de extraordinário e desfrutarmos da vida com equilíbrio e entusiasmo. Prossiga até trazer para fora essa expressão da sua consciência superior, até que faça as tais “coisas maiores” que Cristo disse que faríamos. Outros mestres também defenderam essa mesma verdade, nas mais diferentes crenças. Aqueles que ouviram essa voz interior e colocaram suas potencialidades em ação, tornaram-se pessoas extraordinárias, como você e cada um de nós pode se tornar.

Alimente a sabedoria e a autoconfiança em você. Saiba que é único, não melhor do que ninguém, mas diferenciado em algo que agrega muito. Você é parte fundamental de um todo. Descubra suas potencialidades, encontre a sua tribo e faça o que cabe a você, com amor, apaixonadamente e com determinação, vá até ter certeza de que chegou no ápice do seu potencial. Saberá que chegou pelo tamanho e alcance do impacto positivo das suas ações sobre o meio. Acredite, você pode mais do que pensa ser capaz. Descobrirá isso na medida em que se move. Ide!

Serviço

Rua dos Jasmins, 309 – Florianópolis/SC
BlogSite Facebook


Entrevista realizada por Angelica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]