Convivendo

Lave suas roupas sem fazer estragos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Morar sozinho, fazer intercâmbio, abandonar o nosso ninho são atividades que requerem além de estabilidade financeira, algumas habilidades, entre elas, a maneira certa de lavar roupas para não estragar. Mas, o grande problema é que a nossa geração e também as mais novas, simplesmente, não aprenderam como lavar suas próprias roupas sem causar danos.

E é assim que roupas brancas acabam ficando, digamos, um pouco mais coloridas, ou que as nossas blusinhas preferidas ficam cheias de manchas, ou aquele nosso vestido caríssimo acaba encolhendo e a maioria dos tecidos ficam esgarçados.

O nosso dia a dia é apressado, mas o primeiro mandamento para quem precisa lavar a própria roupa é fazer isso com cuidado e dedicação. Afinal, quando compramos uma peça nova, um dos nossos maiores anseios é que ela dure o máximo possível, não é mesmo?

Por isso, se você também é iniciante nessa atividade, veja aqui algumas dicas essenciais.

1. Separe

Com a falta de tempo no nosso cotidiano, acabamos juntando todas as roupas sujas e jogando de qualquer jeito na máquina. E você, provavelmente, só se dará conta quando encontrar aquela blusa branca na cor rosa. Por isso, lembre-se da primeira regra básica para lavar roupas: separe. Separe as peças coloridas das brancas e as pretas das coloridas. Outra dica é separar as roupas de cama das de uso pessoal. Também é válido separá-las de acordo com o modo de lavagem específico. Mas, como vou saber qual tecido precisa ter um processo de lavagem mais pesado ou mais delicado?

2. Fique atento às etiquetas

A melhor maneira de prevenir um estrago nas suas peças de roupas preferidas é ficar atento às etiquetas. Por isso, pense duas vezes antes de cortar e jogar a etiqueta fora. Ok, tudo bem que elas são enormes e pinicam, mas já olhou bem nos símbolos desenhados nela? Pois então, além de informar sobre a composição da peça, as etiquetas indicam a maneira ideal para lavá-la.

3. Cores e estampas com mais durabilidade

Mas como fazer as cores e as estampas durarem mais? Uma boa dica é colocar essas peças do avesso para lavar. E isso se estende ao jeans.

Outra dica bem simples é utilizar vinagre branco. Coloque duas colheres do produto em meio à água e deixe a peça de molho por cerca de 15 minutos. Nunca coloque muitas peças, porque podem acabar manchando umas as outras. O mais seguro é fazer esse processo de modo individual. Se preferir, utilize sal de cozinha. Mas atenção, não deixe a peça de molho mais do que vinte minutos, porque ela pode ser danificada.

4. Cuidado com peças brancas

Vale relembrar: nunca misture as peças brancas com as coloridas, tá?

No entanto, as roupas brancas acabam ficando amareladas com o tempo. Por isso, fico atenta sempre à etiqueta e principalmente ao modo de lavagem.

As máquinas de lavar mais modernas possuem uma opção para peças brancas, que elimina sujeiras e manchas mais profundas facilmente. Mas, se a sua máquina não possui essa opção, você pode colocar as roupas de molho em água quente/morna. Assim, a sujeira se soltará com mais facilidade.

5. Cuidado com peças pretas

As roupas pretas acabam desbotando com o passar do tempo. Mas há uma maneira de se prevenir isso.

Não lave as peças pretas em água quente, porque além de desbotarem, elas podem encolher. Opte por um ciclo suave e de preferência coloque-as do avesso.

Ah, outra boa dica é secá-las diretamente ao ar livre, em um local com sombra e vento. Nunca a exponha diretamente ao sol.


  • Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]