Convivendo

Policiais do Rio de Janeiro passam por aulas de meditação

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um grupo de aproximadamente 400 policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do Batalhão do Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro estão participando de aulas de meditação transcendental, com intuito de reduzir o estresse causado pelo dia a dia da profissão.

As aulas serão ministradas pelo professor Kléber Tani, 54, diretor da Sociedade Internacional de Meditação Transcendental do Rio de Janeiro e financiadas por David Lynch, o cineasta americano que mantém a David Lynch Foundation.

Com cronograma de duas aulas por dia, as primeiras atividades já foram iniciadas, os participantes assistiram algumas palestras para entender o objetivo e as técnicas da meditação. Durante as aulas práticas, além de meditar, os policiais entoarão um mantra. Para medir a eficácia da técnica depois de alguns rituais, as ondas cerebrais dos agentes serão medidas.

De acordo com o Coronel Robson Rodrigues, chefe do Estado Maior da Corporação, a ideia é expandir o projeto ao longo do tempo. “Queremos acompanhar a aplicação da técnica em 400 policiais. Se for comprovada a diminuição do estresse, o objetivo é expandir esse ensino para a tropa inteira. Um policial menos estressado possui maior capacidade para tomada de decisões e, em uma operação, faz menos disparos”, afirma o Coronel Robson.

“Meditação não é uma religião, não é culto, é uma técnica que permite que você chegue até a felicidade infinita, a inteligência infinita, a criatividade infinita e ao amor infinito”, David Lynch.

Lynch financia o projeto, pois vai ao encontro com os ideais de sua fundação, criada em 2005, com o intuito de eliminar o estresse entre as populações de risco. Entre os principais programas da casa, está o Operation Warrior Wellness (traduzido ao pé da letra como operação pelo bem-estar do guerreiro). Pessoas que já participaram de guerras tratam seus traumas, sequelas e anseios com as técnicas da meditação.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]