Convivendo

Policiais do Rio de Janeiro passam por aulas de meditação

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um grupo de aproximadamente 400 policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do Batalhão do Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro estão participando de aulas de meditação transcendental, com intuito de reduzir o estresse causado pelo dia a dia da profissão.

As aulas serão ministradas pelo professor Kléber Tani, 54, diretor da Sociedade Internacional de Meditação Transcendental do Rio de Janeiro e financiadas por David Lynch, o cineasta americano que mantém a David Lynch Foundation.

Com cronograma de duas aulas por dia, as primeiras atividades já foram iniciadas, os participantes assistiram algumas palestras para entender o objetivo e as técnicas da meditação. Durante as aulas práticas, além de meditar, os policiais entoarão um mantra. Para medir a eficácia da técnica depois de alguns rituais, as ondas cerebrais dos agentes serão medidas.

De acordo com o Coronel Robson Rodrigues, chefe do Estado Maior da Corporação, a ideia é expandir o projeto ao longo do tempo. “Queremos acompanhar a aplicação da técnica em 400 policiais. Se for comprovada a diminuição do estresse, o objetivo é expandir esse ensino para a tropa inteira. Um policial menos estressado possui maior capacidade para tomada de decisões e, em uma operação, faz menos disparos”, afirma o Coronel Robson.

“Meditação não é uma religião, não é culto, é uma técnica que permite que você chegue até a felicidade infinita, a inteligência infinita, a criatividade infinita e ao amor infinito”, David Lynch.

Lynch financia o projeto, pois vai ao encontro com os ideais de sua fundação, criada em 2005, com o intuito de eliminar o estresse entre as populações de risco. Entre os principais programas da casa, está o Operation Warrior Wellness (traduzido ao pé da letra como operação pelo bem-estar do guerreiro). Pessoas que já participaram de guerras tratam seus traumas, sequelas e anseios com as técnicas da meditação.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br