Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 37

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 37
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 37 – Cara de paisagem, às vezes, ajuda muito a evitar saias justas!

Mas o que é, afinal, “cara de paisagem”? Uma expressão informal, que serve para designar aquela carinha que fazemos quando nossa opção é fingir que não estamos entendendo o que se passa nas situações constrangedoras, muitíssimo comuns na vida moderna em que parecem estar soltos os demoninhos especializados em remeter as pessoas para os atritos sem graça, mas com muita chateação.

Homem negro, jovem, tranquilo, sentado em mesa de escritório, com os olhos fechados, com mãos em posição de meditação, ignorando homem brando que está de pé ao lado dele, gritando com vários papéis na mão.

Pense! Convém deixar-se envolver na situação de tensão? Você tem algo a ganhar, você ficará melhor depois de se arranhar nos arames farpados dessas situações? A outra pessoa ficará melhor? Vale realmente a pena estragar seu dia ou sua noite com as miudezas relacionais que repercutem como mil bombas em seu bem-estar? Certamente NÃO!

Faça uma grande diferença na vida das pessoas não entrando nas armadilhas psicológicas que são por elas interpostas, mesmo que sem intencionar algum prejuízo para você, atento(a) e estimado(a) leitor(a), certamente uma pessoa que fez opção por ser feliz e não carregar as infelicidades dos outros.

Libere um pouco do seu talento teatral e finja que não viu e nem ouviu nada, deixe que se desenhe em seu rosto uma expressão de “desligamento” ou “desconexão”. Não fará mal algum, não estragará a maquiagem, muito menos criará rugas e essas mazelas que atormentam mais que os demoninhos retromencionados.

Ajude as pessoas e faça uma diferença grande em suas vidas, evitando elevar a temperatura emocional em determinadas situações apenas fingindo que “não é comigo”, outra versão para o inteligente comportamento preventivo de encrencas que nada tem de escapismo ou omissão. Ao contrário, tem tudo do que se defende nos conceitos de inteligência emocional.

Homem branco, jovem, com óculos, de olhos fechados, respirando fundo, com as mãos em posição de meditação, tentando se acalmar.

Ah…sim…deve ser destacado que “cara de paisagem” é também uma boa estratégia para esfriar a cabeça e pensar um pouco sobre eventuais respostas. Lembre-se!

Campeões de “cara de paisagem”… quando lhes convém: policial militar na linha de frente da proteção de espaços e patrimônio público, contendo uma chusma de manifestantes encolerizados e lhes despejando palavrões e insultos de toda ordem, ou o porteiro-chefe de entrada de casa noturna da moda, ouvindo os gritos de jovens forçando a entrada na louca, ou a atendente do SUS ouvindo discursos indignados dos pacientes, ou a carinha de todos, no pós-almoço de domingo, quando é feita a pergunta fatal: “Quem vai lavar a louça?”


Continue acompanhando a série
 Anterior Capítulo 37  Próximo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube