Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 38

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 38
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 38 – Dê um sumiço de vez em quando!

Por estranho que pareça, pode ser que você faça uma diferença na vida das pessoas pela ausência. Melhor dizendo, a experiência tem mostrado que a importância do ocupante de um dado espaço pode ser mais sentida e reconhecida exatamente pelo vazio da sua ausência.

Tendemos a entender melhor a passagem de pessoas por nossas vidas quando temos ocasião de verificar o quanto pode ser dolorosa a sua ausência. Reflexão que não se dá com facilidade no transcorrer do tempo de convivência… porque não há falta de nada, não existe lacuna a nos incomodar!

E onde está a diferença que pode ser sentida pelas pessoas, como resultado de um sumiço da sua parte? Ela está num fenômeno parecido com a sensação da sede, um sinal de que o corpo precisa ser hidratado e aí podemos reconhecer o enorme valor de um simples copo de água cristalina, fresquinha!

Homem e mulher, ambos asiáticos, felizes, correndo um em direção ao outro, se reencontrando em um aeroporto.

A falta só é notada quando sentida e mais valorizada na proporção do quanto seja aguda e isso pode acontecer com cada um de nós e as pessoas com quem convivemos.
Se elas são, de fato, importantes em nossas vidas e há de nossa parte amorosidade para valer, quem sabe o sumiço proposto seja a energia de modificação de um eventual esfriamento ou da insidiosa rotina relacional.

Casais adeptos da prática regular das “férias conjugais” relatam como a ausência momentânea acentua a alegria e os sabores da presença mútua constante. O que, guardadas as proporções e ressalvadas as condições singulares, também é uma forma de sumiço… planejado.

Os adolescentes dos anos 1990 deixaram um importante legado para as gerações seguintes, qual seja a prática do “dar um tempo”, que muito ajudou aos meninos e meninas de então a descobrir a falta que uns faziam para os outros, quase sempre desaguando em rápida e intensa reconciliação. Os indivíduos mais conservadores de então entendiam que o “dar um tempo” não passava de uma crise de imaturidade e falta de coragem para encarar as durezas da vida. O que, na verdade, era exatamente o contrário que se via na conduta dos adolescentes, esses saborosos seres, que apenas intencionavam ressignificar as relações.

Dois adolescentes, homem e mulher, ambos brancos, vestindo blusas de moletom cinza e calça jeans, abraçados, sentados na areia de uma praia

Texto de um singelo bilhetinho acompanhando uma barrinha de chocolate desses bem comuns, enviado por uma mulher executiva para o escritório do seu marido de novo e informal casamento: “Chuchu! Foi vendo o banheiro impecável, o quanto a televisão é chata e notando que tudo que só um homem conserta está funcionando muito bem, é que senti a sua falta nesses dias! E nem vou citar aquela falta do que fazemos entre quatro paredes, sabe? Volta logo e some mais não! Eu posso morrer de saudades e aí vou puxar seu pé de madrugada. Beijocas! Mingau”


Continue acompanhando a série
 Anterior Capítulo 38  Próximo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube