Musicoterapia Saúde Integral

Paisagem sonora

Alexandre Faria
Escrito por Alexandre Faria

“Essa é fácil! É tipo um quadro, mas com música. Uma fotografia, mas usando som em vez da imagem!”

Afinal de contas, o que será que é a tal da paisagem sonora?

Não poderíamos falar sobre este assunto sem citar Murray Schaffer, um educador musical, dentre outras atribuições profissionais, que dedicou anos de sua vida pesquisando os ambientes acústicos.

Segundo Schaffer, a paisagem sonora é composta por 3 camadas: figura, fundo e campo. Na figura concentramos o foco de interesse; o fundo é o cenário com todos seus elementos onde a figura está; por fim o campo é o local onde as duas primeiras se encontram.

Para facilitar a compreensão vamos observar esta imagem.

O que você vê exatamente? Pois bem, há vários elementos nesta imagem.

Se considerarmos o macaco e a leoa em primeiro plano, como foco da obra, neste momento eles são figura. Além deles existem outras imagens (árvore, pássaros e peixes). Neste momento, todas elas se tornam fundo, podemos então dizer que o campo é um ambiente natural.

Com a paisagem sonora acontece de igual forma, mas há alguns parênteses a serem feitos. Temos de tomar cuidado com a figura e fundo, pois há uma linha tênue entre elas. Schaffer nos dá um ótimo exemplo: se olhar as águas claras de um lago ou rio, é possível que veja o fundo ou o próprio reflexo de si mesmo, mas nunca os dois simultaneamente, mesmo sabendo da existência de ambos.

Vamos agora ressaltar algumas informações importantes. Relacionar figura ou fundo está ligado parcialmente com a aculturação (hábitos treinados), parcialmente com o estado de mente do indivíduo (estado de espírito, interesse) e parcialmente com a relação individual com o campo (nativo, forasteiro).

Agora que estamos esclarecidos sobre o que é a paisagem sonora vamos exercitar nossa escuta?!

Faça o exercício de, em uma roda de conversa entre amigos, identificar todos os sons ao seu redor, seja de pássaros, cães latindo, a música ao vivo se for num restaurante ou bar, o som dos aparelhos eletrônicos se estiver no escritório. Preste atenção o quanto somos bombardeados de informações sonoras o tempo todo e, muitas vezes, nem percebemos.

Ao decorrer deste exercício faça o teste de inverter figura e fundo e surpreenda-se com os resultados.

Sobre o autor

Alexandre Faria

Alexandre Faria

Bacharel em Musicoterapia pela FMU, especialista em LIBRAS pela Faccamp e facilitador de Roda de Tambores.

Telefone:
(11) 99287-8410 - Claro
(11) 97780-4622 - Tim
E-mail: [email protected]