Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 25

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 25
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni


CAPÍTULO 25 – SE GOSTA DA PESSOA, DIGA E PROVE!

Cabe a pergunta: o que é mais danoso, nunca manifestar o gostar de uma pessoa ou dizê-lo de forma frívola, apenas por dizer? Bem… é mesmo muito difícil a escolha, porque depende de como cada pessoa precisa ouvir. Mas todas as pessoas precisam ouvir, embora nem todas sejam plenamente conscientes disso e saibam o significado para a sua saúde emocional.

Mulher negra, jovem, vestindo uma camiseta branca, segurando um coração vermelho, feito de papel, em frente a uma parede laranja

Como você pode saber que determinada pessoa precisa ouvir que você gosta dela?

Preste atenção na linguagem muda dos gestos, expressões faciais e corporais, no comportamento reativo da pessoa quando exposta a imagens românticas… e nas chamadas “indiretas” que são acionadas pela pessoa. Pode ser que seja a única coisa que gostaria de ouvir para experimentar um momento de felicidade que pode ser um momento com características elásticas: tão saborosos que contrariam as definições temporais e, neles, os minutos têm muito mais que 60 segundos.

Dizer e provar para uma dada pessoa que gosta dela é uma colossal diferença! Dizer com frequência e de formas variadas, todas elas autênticas, honestas, a expressão irretocável da verdade, é uma diferença que você faz na vida da pessoa.

Provar que gosta, por meio de atos concretos, cuja “leitura” ilumine na percepção da pessoa a extensão do seu gostar é uma diferença que emociona e marca a sua presença na vida da pessoa para sempre. E tudo isso porque o que menos se tem na atualidade das relações definidas em bytes e em velocidades de superprocessadores é a oportunidade de saber que:

Mulher branca, loira, jovem, sentada em uma grande almofada bege, segurando em seu colo um notebook, cuja tela mostra um site de namoro

“Uma vez tomei coragem e passei a anotar cuidadosamente dia, hora e o que foi dito nas mensagens que recebia de determinada criatura, porque me incomodava muito a repetição monocórdica de palavras insossas e inoportunas, como: bjs, bjo ou bj em lugar de ‘beijo’, abs, abç ou ab em lugar de ‘abraço’ e – para meu horror! – um dispensável ily (iniciais de I love you) e nenhum ‘Eu gosto de você de montão!’ e seus infindáveis sinônimos, como uma vez relacionei e mandei para umas pessoas mais próximas como presente de Natal.

Anotei durante certo tempo, fiz um pequeno arranjo estatístico e mostrei à pessoa o desperdiçar de bits e letras na sinfonia do nada falar que lhe era típica e na ausência de uma forma menos padronizada ou de linguagem da moda de praia ou de botequim, apenas nove letras bem arrumadinhas, quase musicais, poesia pura: GOSTO DE VOCÊ. Não sei se a pessoa em referência apreciou adequadamente o ‘feedback’, mas tenho certeza de que eu não gostava nem um tiquinho do seu balbuciar de nulidades.”


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 25 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube