Maternidade Consciente

Cinco dicas para o desfralde noturno do seu filho

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sim, a fase de desfralde noturno pode ser um pouco assustadora. Mas, ela não precisa ser assim. Com algumas boas dicas, você e seu filho podem passar por esse período de forma tranquila e, na verdade, bem especial, afinal essa será mais uma etapa muito importante concluída na vida do seu bebê.

O desfralde é um momento de transição, e qualquer momento de transição em nossa vida é muito difícil, principalmente enquanto somos bebês, quando a comunicação ainda é restrita a poucas palavras e gestos.

Então, para o seu filho conseguir concluir o objetivo do desfralde noturno de forma menos traumática e bem divertida, seguem algumas dicas valiosas.

Dica #1: Paciência

Lembre-se de que ele é apenas um bebê, e o desfralde noturno é mais difícil do que o diurno. Por isso, pode demorar um pouco mais para que ele aconteça e seja concluído. Tenha paciência.

Dica #2: Não compare

Seu bebê tem três anos e ainda usa fraldas para dormir, mas o bebê da vizinha tem dois anos e meio e já não usa mais? Esqueça isso. Cada bebê tem o seu próprio tempo de desfralde e isso precisa ser respeitado. Seja com um, dois, três, quatro ou cinco anos, tudo tem que acontecer de forma natural e não traumática para criança. Portanto, não compare seu filho com outras crianças.

Dica #3: Perceba os sinais

Seu filho pode dar alguns sinais de que ele está preparado para o desfralde noturno. Então, vale a pena prestar atenção em algumas coisas, para que você entenda que é chegado o momento correto, como acordar com a fralda sequinha, mas com muita vontade de ir ao banheiro. Isso é um sinal muito importante! Assim como ele não gostar mais de usar fraldas. Então, preste atenção!

Dica #4: Converse

Conversar com o seu filho é muito importante. Fale bastante sobre ir ao banheiro, pergunte sempre se ele está com vontade, e tente fazer com que ele entenda que deixar de usar a fralda é legal e que todos os amiguinhos dele passarão por isso também. Alguns livrinhos sobre o tema podem ajudar!

Dica #5: Forre a cama

O processo de desfralde noturno é lento. Chega a demorar semanas, ou até meses, dependendo da criança. Por isso, forrar o colchão do bebê é uma ótima dica para que não haja estresse e contratempos. Até porque acidentes (ou seja, xixi na cama) com certeza vão ocorrer, mas você precisa levar isso com naturalidade. Então, forre a cama e poupe estresse!

Lembre-se de que o desfralde noturno não precisa começar necessariamente com o diurno – aliás, é inclusive difícil isso acontecer. E em cada pequena evolução do seu filho, mostre a ele o quanto você está feliz! Com essas poucas, mas valiosas, dicas, este processo com certeza será mais fácil na sua família.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]