Nutrição

O que comer antes de dormir?

morning, leisure and people concept - happy young woman with cup of coffee or tea in bed at home bedroom
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O que comer à noite é sempre uma grande preocupação das mulheres. Com o intuito de manter a boa forma, elas acabam fazendo dietas malucas e evitando alguns alimentos sem nem saber se realmente seu consumo à noite faz mal. Descubra 10 mitos e verdades sobre a alimentação noturna.

1- Proibido comer alimentos sólidos depois das 18h

MITO! – Algumas pessoas estabelecem essa restrição, achando que vão emagrecer de maneira mais rápida, mas não existe qualquer tipo de comprovação médica. O que é recomendado é fazer refeições mais leves no período noturno, independentemente se vai ser sólida ou líquida.

2- Carboidratos são proibidos nas refeições noturnas

MITO! – Os carboidratos devem ser incluídos nas principais refeições de todos os indivíduos e devem ser associados a outros tipos de grupos alimentares. O ideal é sempre se alimentar de carboidratos de baixo índice glicêmico, ricos em fibras e com alto valor nutricional.

3- Comer à noite engorda?

MITO! – Não é comer durante a noite que engorda e sim qual o tipo de alimento que você está escolhendo para se alimentar nesse período. Ingerir refeições volumosas, ricas em gordura e muito calóricas vão certamente contribuir para um aumento de peso.

4- Fazer exercício de noite atrapalha a digestão?

MITO! – Não existe nenhum problema em se exercitar e lanchar depois. A digestão só pode ser prejudicada se essa ordem for invertida.

5- Tomar leite à noite ajuda na qualidade do sono?

VERDADE! – Ingerir um copo de leite morno antes de dormir pode produzir uma sensação de relaxamento, que pode contribuir para uma boa noite de sono.

6- Não se pode dormir com fome

VERDADE! – Ir para a cama com a barriga vazia não é uma boa estratégia. É muito importante que seja feita uma refeição leve antes de dormir, a fim de manter os níveis de cortisol controlado, hormônio diretamente ligado ao estresse.

7- É ideal fazer a última refeição quatro horas antes de dormir?

VERDADE! – Em parte, sim. A última refeição completa deve ser feita com um espaço suficiente de tempo para que a digestão ocorra de maneira tranquila.

8- Dormir de barriga muito cheia atrapalha o sono?

VERDADE! – Evitar refeições pesadas antes de dormir é fundamental. A digestão de alimentos gordurosos e com muita proteína é mais lenta, portanto deve-se ter mais atenção com a ingestão desses durante a noite.

9- Queijo branco ajuda a tirar a fome noturna?

VERDADE! – Não é só o queijo branco, mas sim qualquer alimento rico em proteína magra, que é capaz de equilibrar a saciedade.

10- Consumir chás ajuda na digestão noturna?

NEM TODOS – É preciso cuidado na hora de escolher qual chá tomar. Camomila, boldo, gengibre e menta são muito bem-vindos para auxiliar na digestão. Mas cuidado, pois os ricos em cafeína podem interferir no sono.


Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]