Autoconhecimento Comportamento

Colaborar com o sonho do outro

Amigos sentados de mãos dadas com luz refletindo
Daniella de Paula
Escrito por Daniella de Paula

Você pode me ajudar? É assim que, talvez, comece um dos episódios mais importantes da sua vida. Quando ele me fez essa pergunta, eu disse sim. Foi um sim para a superação de todos os obstáculos que ele enfrentaria ao seguir adiante com seu sonho. Sim para um desejo, muitas vezes comum para qualquer pessoa, mas, para ele, decisivo.

Sim para a coragem de seguir. Sim para fazer diferente. Sim para a vida. Ele venceu estar longe da família, não ter muito dinheiro para sobreviver em uma cidade estranha, conviver com outras pessoas, ter que contar apenas consigo mesmo em alguns momentos. Tudo isso para fazer um sonho dar certo.

Mãos dadas em foco com fundo em tons de verde embaçado

Quando ele precisou de alguém para apoiar sua decisão, que bom que eu estava lá. Sair da zona de conforto é difícil, sair pelo outro pode ser mais difícil ainda. Depois disso, passei a perceber como é gratificante dizer sim para sonhos de quem está à sua volta. Não precisa ser um grande movimento, pequenas atitudes diárias podem colaborar.

É uma experiência muito bonita quando nos alegramos com a alegria do outro. É de uma doçura inigualável. Um verdadeiro néctar. Não conseguimos viver dessa maneira da noite para o dia, pode demorar anos, mas podemos tentar.

Mãos unidas pintadas de vermelho formando um coração
Você também pode gostar

Estar na posição de colaborar com o sonho do outro exige empatia e, principalmente, uma mudança de olhar. É saber que estamos conectados e que uma ação diferente mudaria o rumo das coisas. É saber que um projeto realizado também pode ser nossa própria realização, mesmo que do outro.

Se você quiser algo pequeno, eu digo sim. Se quiser algo grande, vou dizer do mesmo jeito. É sempre uma alegria participar da construção de um sonho. Se for o meu, obrigada por colaborar comigo. Se for o seu, obrigada por me deixar colaborar. Diga sim!

Sobre o autor

Daniella de Paula

Daniella de Paula

Daniella de Paula é redatora. Propõe breves reflexões sobre a vida cotidiana.