Nutrição Receitas

Receitas de inverno para aumentar a imunidade e aquecer

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O sonho de uns é o pesadelo de outros: a chegada do inverno. Para as pessoas que não gostam do calor, do suor e dos pernilongos que aparecem com o verão, o inverno é a melhor estação do ano. Diferentemente do outono e da primavera, no inverno a maioria dos dias é de frio, sendo mais fácil até decidir qual roupa usar. Porém, mesmo as pessoas que são apaixonadas pelo frio podem ser atingidas por doenças de inverno. Com certeza você já ouviu falar em friagem, por exemplo, ou percebeu que as gripes e os resfriados se tornam mais frequentes nessa época do ano.

Como o ar fica mais seco durante o inverno, os vírus que causam doenças respiratórias se espalham com mais facilidade. Além disso, aquela rotina de manter todas as portas e janelas fechadas para preservar o ambiente aquecido impede que o ar circule adequadamente, permitindo que uma pessoa doente contagie a outra, se estiverem no mesmo local.

Embora as doenças de inverno sejam amplamente conhecidas, elas podem nos pegar de surpresa quando postergamos alguns métodos de prevenção. Manter o ar circulando nos ambientes e lavar roupas de frio antes de usá-las, para tirar o pó, são duas formas de preservar o seu sistema respiratório.

Se você quer uma proteção ainda mais efetiva contra espirros, tosses e coriza, uma boa saída é aumentar a sua imunidade. As receitas de inverno são pensadas especialmente para fortalecer o seu organismo contra os vírus que podem tentar invadir seu corpo. Confira cada uma delas e escolha a que mais combina com seu gosto!

Imagem de uma xícara com capuccino de canela. Ela está sobre um pires e ao lado um pedaço de canela em pau.
Imagem de 272447 por Pixabay

Receitas de inverno

1) Bebida matinal

Ingredientes:

15 gotas de própolis;
1 colher (chá) de mel;
Suco de 1 limão;
1 colher (chá) de cúrcuma;
1 pitada de pimenta-do-reino;
1 colher (chá) de gengibre em pó;
1 xícara de água.

Preparo:

Em um copo, misture todos os ingredientes. Quando acordar, em jejum, tome a bebida. Ela te trará mais energia, por conter ingredientes como pimenta, limão e cúrcuma, e vai auxiliar na manutenção da saúde da sua garganta, devido à presença de gengibre, própolis e mel.

Imagem de um pudim feito de pinhão. Ele está sobre um prato brancp e já está cortado pronto para ser consumido.
Imagem de Tony Prats por Pixabay

2) Pudim de pinhão

Ingredientes:

1 lata de leite condensado;
1 vidro de leite de coco;
3 ovos;
3 xícaras de pinhão cozido e descascado.

Preparo:

No liquidificador, bata todos os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea. Asse em uma forma de pudim, deixando-a tampada e em banho-maria. Depois de uma hora, o pudim de pinhão estará pronto. Essa sobremesa auxilia no aumento da imunidade, já que o pinhão é uma fonte de ômega 6, que fortalece os sistemas de defesa do organismo.

Imagem de uma cumbuca de porcelana cheia de sopa de frango, decorada com salsa e pedaço de frango.
Imagem de Christo Anestev por Pixabay

3) Sopa de frango e quinoa

Ingredientes:

1 xícara (café) de quinoa;
1 xícara (chá) de filé de frango;
1 xícara (chá) de abóbora;
2 xícaras (café) de chuchu;
1 colher (sopa) de cebola;
1 dente de alho picado;
1 colher (café) de óleo de girassol;
800 ml de água.

Preparo:

Comece descascando a abóbora e o chuchu, para depois remover as sementes de ambos. Corte-os em cubos. Depois, cozinhe o frango e o desfie, reservando o caldo para mais tarde. Na panela, refogue a cebola e o alho usando o óleo de girassol. Acrescente os legumes, o frango, a quinoa, o caldo e a água. Cozinhe por 20 minutos e prove o resultado!

A sopa de frango e quinoa é essencial para as pessoas que desejam aumentar a imunidade, porque esses dois ingredientes têm proteínas benéficas para o corpo, além de conterem pouca gordura. O fortalecimento do sistema imunológico é garantido!

Imagem de uma cumbuca de porcelana marrom com sopa de feijão.
Imagem de Gilmar Koizumi por Pixabay

4) Caldinho de feijão

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de feijão preto;
2 folhas de louro;
1 xícara (chá) de cebola picada;
1 dente de alho amassado;
2 tomates sem sementes cortados em cubos;
1 colher (sopa) de salsinha;
1 colher (sopa) de óleo de girassol;
2 litros de água.

Preparo:

Coloque o feijão em um refratário e cubra-o com água. Depois de 1 hora, escorra o líquido acumulado. Na panela de pressão, coloque o feijão, o louro e a água. Assim que a panela pegar pressão, cozinhe por 20 minutos. Em alguns casos, pode ser necessário cozinhar por mais cinco minutos. Então, você deve retirar o louro e esperar esfriar. Bata o feijão no liquidificador até formar um caldo. Refogue o alho e a cebola no óleo de girassol e acrescente o tomate e a salsinha, até ficarem murchos. Para finalizar, é só acrescentar o caldo de feijão e esperar ferver por cinco minutos em fogo baixo.

O feijão é uma fonte de proteína que permite o fortalecimento dos ossos, dos músculos e do sistema imunológico. Na forma de caldo, pode ser consumido antes ou depois das refeições. Se quiser um toque especial e quente, acrescente uma dose de cachaça ao final da receita!

Imagem de uma cumbuca de porcelana branca com sopa de cogumelo.
Imagem de Zozz_ por Pixabay

5) Sopa de cogumelos e grão-de-bico

Ingredientes:

2 xícaras de grão-de-bico cozido;
½ xícara de cogumelos frescos fatiados;
1 cenoura pequena cortada em rodelas;
½ xícara de floretes de brócolis;
1 cebola pequena picada;
¼ xícara de alho-poró picado;
¼ xícara de cebolinha verde picada;
2 colheres (sopa) de salsinha picada;
1 colher (sopa) de óleo vegetal;
Sal e pimenta.

Preparo:

Refogue o alho-poró e a cebola no óleo, em uma panela. Acrescente o sal e o grão-de-bico assim que a cebola estiver transparente. Observe o nível que os ingredientes sólidos ocupam na panela e acrescente uma camada de água que seja o dobro dessa medida. Tampe a panela e abaixe o fogo quando começar a ferver. Coloque as cenouras e os cogumelos, acrescente mais sal e deixe a panela tampada, em fogo baixo. Quando começar a ferver de novo, acrescente os brócolis e a salsinha. Mantenha a panela fechada por cinco minutos antes de servir!

Você também pode gostar

A sopa de cogumelos e grão-de-bico é uma opção de receita de inverno vegana, para as pessoas que não se alimentam com produtos de origem animal. A proteína existente no grão-de-bico e nos cogumelos é essencial para aumentar a imunidade do organismo e garantir que as doenças de inverno não cheguem até você.

Agora que você já conhece cinco tipos de receitas de inverno, está na hora de testá-las! Chame seus familiares para ajudar a preparar esses alimentos deliciosos e transforme o inverno na estação mais quente dentro do seu coração!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]