Saúde Integral

Comece a correr: guia para iniciantes

Portrait of young people running along the beach boardwalk by the ocean. Fit young men and women running training outdoors by the seaside.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você quer perder aqueles quilinhos a mais que andou ganhando durante a Páscoa e ter mais qualidade de vida, por que não começa a correr? A corrida é um esporte poderoso, capaz de fortalecer os músculos, de ajudar no aumento do condicionamento do corpo, no processo de emagrecimento, de ajudar no controle do colesterol ruim, no combate a insônia e ainda ajuda a prevenir o aparecimento da osteoporose. Além disso, produz endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Mas, é muito importante que ao começar a praticar a corrida, haja uma intercalação da atividade com a caminhada, ajudando assim a evitar lesões. Além disso, há alguns cuidados que devem ser tomados para se aproveitar todos os benefícios desse tipo de exercício.

Indivíduos portadores de doenças crônicas, com diabetes, sedentários e com hipertensão devem procurar um médico para realizar testes ergométricos antes de iniciar a prática dessa atividade para ver como o organismo irá reagir. Dependendo do resultado do exame, alguns indivíduos podem precisar de acompanhamento profissional.

Também é importante fazer um trabalho de fortalecimento dos músculos, em especial na região entre a lombar e o abdômen e também nas pernas. Caso não haja um preparo adequado, podem aparecer problemas crônicos nos joelhos, na coluna e nos tornozelos.

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Escolha um calçado adequado

Nem sempre, o tênis mais adequado para a corrida é aquele que é o mais caro da loja. Na hora de escolher o seu, opte por modelos que absorvam impacto, com sola macia. Esses sim, são grandes aliados das articulações.

Comece na esteira

Para quem está começando a praticar corrida, uma boa dica é começar pela esteira. A esteira ajuda a ditar o ritmo desejado e na absorção de impacto. Corrida na rua é mais difícil, isso porque há fatores ambientais, como o vento, a temperatura, o tipo de solo, que podem influenciar na prática.

Intercale corrida com caminhada

Deve-se intercalar caminhada com corrida. Essa dica é importante porque a grande maioria das pessoas que resolve aderir ao esporte não possuem nenhum preparo físico, por isso, devem fazer uma gradativa transição da caminhada para a corrida. Esse cuidado irá fazer com que o praticamente adquira condicionamento cardiorrespiratório e muscular. Dessa maneira, o início do treinamento deve deixar de lado a intensidade, e priorizar a duração.

Nunca deixe de fazer alongamento

É muito importante ao praticar corrida, realizar ao menos três sessões de alongamento durante a semana. Isso porque, este hábito evita o aparecimento de lesões, já que ajuda na melhora da flexibilidade e na mobilidade das articulações. Quem é adepto deste esporte, deve conseguir pôr os pés com as pernas totalmente estendidas sobre uma mesa ou superfície plana, sendo que o pé de apoio deve permanecer virado para a superfície, e não deve sentir dor. Essa é realmente a característica principal de mínima flexibilidade necessária para os praticamente, se verem livres do aparecimento de lesões.

Pratique ao menos três vezes na semana

Para que o praticante consiga se superar e avançar na categoria, é importante manter um ritmo de treinamento contínuo. Se logo no início, o indivíduo correr ao menos quinze minutos por dia, já será possível se notar uma evolução. O ideal é treinar pelo menos três vezes na semana. O sistema cardiopulmonar e a musculatura são capazes de se adaptar de maneira rápida à atividade, se a frequência for contínua.


  • Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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