Saúde Integral

Como a auriculoterapia auxilia no tratamento contra a ansiedade?

Adesivos para realizar a auriculoterapia.
edwardolive / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Entre abril e maio de 2020, o Ministério da Saúde investigou a saúde mental dos brasileiros. Entre 17 mil entrevistados, 86,5% apresentaram algum nível de ansiedade patológica. Considerando que muitos de nós estão sofrendo com esse transtorno, precisamos encontrar maneiras de tratá-lo.

Entre as alternativas complementares ao tratamento tradicional (com psicoterapeutas e psiquiatras) está a auriculoterapia. Para entender como ela pode ser útil para pessoas que têm ansiedade, continue lendo o artigo.

O que é auriculoterapia?

Auriculoterapia é o nome de uma terapia milenar. Com base nela, entendemos que as orelhas de uma pessoa são como um mapa do organismo dela. Então, por meio do estímulo de alguma parte da sua orelha, por exemplo, seria possível promover mudanças em um segmento específico do seu corpo.

Para aplicar a auriculoterapia, utilizam-se agulhas, sementes de mostarda ou esferas magnéticas. Cada um desses elementos pode ser utilizado para atingir o ponto da sua orelha que corresponde a um órgão no qual você está com algum problema. Assim, o profissional fará pressão na região específica que vai te ajudar.

Pessoa branca fazendo auriculoterapia.
microgen / 123rf

Além de aliviar dores e problemas nos órgãos do corpo, a auriculoterapia também pode ser utilizada como tratamento complementar para transtornos mentais, como a ansiedade. A seguir, saiba como essa prática pode ajudar a resgatar o bem-estar de alguém que está sofrendo!

Ansiedade e auriculoterapia

A ansiedade é um transtorno mental que só pode ser diagnosticado por um profissional da saúde. Por isso, se você acredita que tem esse problema, o melhor a fazer é procurar ajuda. Alguns dos sinais de alerta são: distúrbios de sono e de alimentação, medo intenso, tremores, calafrios, nervosismo intenso e preocupação excessiva com o futuro.

Ao começar o tratamento da ansiedade com um psicólogo ou com um psiquiatra, você pode conversar com esse profissional sobre a possibilidade de fazer uma terapia complementar. Caso essa proposta seja aprovada, você já pode procurar alguém que aplique a auriculoterapia para ansiedade.

Embora a auriculoterapia não possa ser utilizada para acabar com a ansiedade em si, ela é eficiente no tratamento dos sintomas do transtorno. Inclusive, entre os pontos da ansiedade na auriculoterapia, existe um ponto de relaxamento, mas também os pontos que afetam órgãos do corpo.

Você também pode gostar

Ou seja, se uma pessoa sofre de problemas gastrointestinais em decorrência da ansiedade, essa terapia será focada nos pontos correspondentes a esse sistema. Mas também existe o ponto da ansiedade, que está localizado próximo à base da orelha. Com a pressão sobre ele, as sensações de medo e de preocupação tendem a se tornar menos intensas, principalmente com o complemento do tratamento tradicional.

Levando em consideração todas as informações apresentadas, a auriculoterapia é um bom tratamento complementar para a ansiedade. Por meio da pressão de pontos específicos da orelha, realizada por um profissional, uma pessoa que apresenta o transtorno pode recuperar o bem-estar e aliviar outros sintomas que afetam a saúde física. Converse sobre isso com o profissional da saúde que te atende!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br