Convivendo Instituições de Ajuda Saúde Integral

Conheça a Rede de Reabilitação Lucy Montoro

Marianna Gomes
Escrito por Marianna Gomes
A Rede Lucy Montoro foi criada por meio do decreto 52.973 de 2008, regulamentada através do decreto 55.739 de 2010 e modificada pelos decretos 58.050 de 2012 e 61.003 de 2014, pelo Governo do Estado de São Paulo.

Objetivo: Proporcionar para pacientes com deficiências físicas incapacitantes sensório-motoras e motoras o mais avançado e excelente tratamento de reabilitação.

Reabilitação: São realizados programas de reabilitação específicos através da Rede, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, compostas por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.

Unidades de tratamentos: Atualmente, são 15 unidades em funcionamento em todo o Estado e são realizados, mensalmente, mais de 100 mil atendimentos. As unidades funcionando são: Campinas, Clínicas, Fernandópolis, Lapa, Marília, Mogi Mirim, Morumbi, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Umarizal e Vila Mariana.

Existe também a rede móvel, desde 2009. Seu objetivo é atender às demandas mais urgentes de fornecimento de órteses, próteses, cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção em todo o Estado. Já atendeu mais de 2.000 pacientes e forneceu mais de 4.000 equipamentos. Trata-se de um caminhão 100% adaptado de 15 m de comprimento x 2,60 m de largura e pesando 20 toneladas.

Programa de reabilitação

O programa de reabilitação compreende o atendimento à pessoa com deficiência física, sem alterações cognitivas, nas seguintes áreas:

REABILITAÇÃO DE NÍVEL 1:

Afecções musculoesqueléticas;

Doenças ortopédicas e reumatológicas;

Dor crônica benigna incapacitante.

REABILITAÇÃO DE NÍVEL 2:

Lesão medular; Lesão encefálica; Hemofilia;

Amputação de membros superiores e inferiores;

Infantil (paralisia cerebral, mielomeningocele, malformação de membros inferiores e superiores e paralisia obstétrica);

Doenças neurodegenerativas e neuromusculares;

Afecções musculoesqueléticas (fibromialgia, artrite psoriática, artrite reumatoide, artrite reumatoide juvenil, gota, espondilite anquilosante, síndrome do imobilismo);

Síndrome de Down*

*Exceção: atende a pacientes com alterações cognitivas leves.

Durante o tratamento, se o paciente apresentar intercorrência de saúde, será avaliado pela equipe local e transferido para recursos de emergência da comunidade caso necessário. O paciente poderá ser encaminhado para acompanhamento com médicos especialistas em recursos da comunidade, caso a equipe julgue necessário.

OFICINAS TERAPÊUTICAS

As oficinas terapêuticas permitem a descoberta de interesses, habilidades e potencialidades das pessoas com deficiências. Possibilitam a interação com o outro, com o espaço e estimulam a troca de experiências, facilitando a comunicação entre as pessoas. As oficinas são coordenadas pelo Serviço de Terapia Ocupacional e contam com arte educadores especializados.

 

Imagem: Divulgação

HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO PROFISSIONAL

A Habilitação ou a Reabilitação Profissional promovem a capacitação/qualificação profissional e desenvolvimento pessoal, facilitando inserção ou reinserção no mercado de trabalho, de forma adaptada quando necessário. Propicia oportunidade de geração de renda, favorecendo a inclusão social, profissional e o exercício da cidadania..

O ATENDIMENTO É GRATUITO? Sim, a Rede Lucy Montoro é ligada ao Governo do Estado de São Paulo e oferece programas de reabilitação por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Existem alguns serviços oferecidos na modalidade particular e convênio. Consulte a unidade.

COMO SER UM VOLUNTÁRIO? Para saber como funciona o programa de voluntariado nas unidades da capital paulista, acesse o site da Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas (AVOHC). Para as demais unidades, entre em contato diretamente.

UNIDADE MÓVEL: A Unidade Móvel tem como objetivo fornecer ajudas técnicas que possam contribuir para o processo de reabilitação realizado nos municípios e minimizar as restrições de mobilidade. Para saber mais, acesse a área


Referências

Perguntas frequentes
Imagem em destaque: Cris Castello Branco | Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Sobre o autor

Marianna Gomes

Marianna Gomes

Marianna Gomes Santos, 23 anos.
Sempre buscando conhecimento. Apaixonada por aprender! Ama viajar e assistir filmes.

Formada em Pedagogia pela Unimes e cursando 5º Semestre de administração de empresas. Diretora de Relações Públicas da FOP BRASIL.

Portadora de Fibrodisplasia Ossificante Progressiva, doença genética rara. Diagnosticada aos 5 anos.

Telefone: (13) 99694-2120
E-mail: [email protected] | [email protected]
Associação FOP BRASIL: fopbrasil.org.br | Facebook FOP BRASIL