Saúde Integral

Auricoloterapia: o que é e quais seus benefícios

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A orelha é um órgão sensível de extrema importância em nosso organismo. Além de podermos escutar, a orelha também tem diversos pontos que são responsáveis por outras funções no corpo. Por ser sensível, o indicado é sempre ter atenção com este órgão tão importante.

É através da orelha que existe um método terapêutico dentro da medicina chinesa onde podem ser tratadas diversas doenças e dores crônicas. A auricoloterapia é uma especialidade da acupuntura. É considerada uma das terapias mais antigas e vem crescentemente se difundindo por todo mundo devido as suas eficácias.

A auricoloterapia significa o seguinte: Aurículo significa orelha e terapia quer dizer tratamento, ou seja, é um tratamento através da orelha. Na orelha há diversos pontos que quando estimulados produzem sensação de bem-estar, bem como o alívio das dores.

Como funciona?

É nas orelhas que também se encontram alguns pontos que correspondem a órgãos e funções do corpo. A auricoloterapia pode ajudar não apenas como um complemento ou tratamento, como também na prevenção de doenças.

Na técnica o profissional ou terapeuta irá estimular pontos nas orelhas que correspondem aos órgãos e funções do corpo. A estimulação será feita apenas na orelha que consequentemente irá harmonizar o restante do organismo.

"A auricoloterapia vai atuar da mesma forma que a acupuntura, tentando promover o equilíbrio das energias Yin e Yang."

“A auricoloterapia vai atuar da mesma forma que a acupuntura, tentando promover o equilíbrio das energias Yin e Yang.”

Para estimular os pontos da orelha, o profissional pode se valer de agulhas, sementes de mostarda, pedras e cristais. Para o paciente atingir os benefícios, cabe ao profissional conseguir estimular os pontos da orelha. Neste sentido, a auricoloterapia vai ajudar a equilibrar totalmente a pessoa.

Na Medicina tradicional, a orelha é considerada um microssistema onde podem ser acionados pontos que correspondem ao nosso organismo. A auricoloterapia vai atuar da mesma forma que a acupuntura, tentando promover o equilíbrio das energias Yin e Yang.

Indicação e funcionalidade da auricoloterapia

O método é indicado para todas as pessoas e até crianças. O mais importante é que quando iniciado o tratamento, é preferível que não se abandone. É sugerido que se procure um profissional de confiança para aplicar o tratamento. Muitas pessoas sentem medo do processo pelo fato da orelha ser sensível. Mas o mesmo é indolor, podendo muitos não sentir dor alguma.

A técnica vai atuar juntamente no pavilhão auricular. Antes de qualquer sessão, a orelha não deve ser limpa. Durante o procedimento, pode-se sentir náusea e tonturas, pois a auricoloterapia não atua apenas na orelha, os estímulos provenientes da agulha ou de outro objeto, faz com que diversos órgãos do corpo entrem em contato.

Alguns casos indicados para tratar com auricoloterapia:

  • Doenças inflamatórias;
  • Dores na coluna e obesidade;
  • Enfermidades crônicas e contagiosas;
  • Dores pungentes;
  • Alívio de dores;
  • Perturbações psíquicas como ansiedade e depressão;
  • Gagueira;
Benefícios da auricoloterapia
  • Ajuda no controle da ansiedade;
  • Proporciona equilíbrio no organismo;
  • Diminui a insônia e melhora a qualidade do sono;
  • Sensação de bem-estar;
  • Desintoxicação;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Como ajuda no controle da ansiedade pode ajuda no tratamento de vícios.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]