Comportamento Convivendo

Como a gratidão pode mudar sua vida financeira?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Gratidão é a palavra das pessoas que são capazes de reconhecer que sempre existem motivos pelos quais elas podem ser felizes e gratas. O ato de agradecer por tudo o que uma pessoa já tem é uma forma de mostrar ao universo que ela reconhece as graças que já recebeu, tendo uma visão otimista sobre o contexto no qual está inserida.

Dessa forma, a gratidão é um jeito de atrair positividade. Reclamar das coisas que uma pessoa ainda não conquistou demonstra uma ingratidão por tudo que o ela já venceu e já recebeu apoio para enfrentar. Uma nuvem de negatividade pode ser atraída por quem é incapaz de reconhecer o que está ao seu redor.

Os benefícios da gratidão não envolvem apenas a atração de energias positivas. O exercício da gratidão pode trazer até mesmo prosperidade para a vida financeira de uma pessoa que ainda não conquistou todas as metas que buscava.

Dois homens de negócios dando as mãos em forma de agradecimento pelos resultados financeiros obtidos. Eles estão sentados frente a uma mesa com vários relatórios financeiros, calculadora e caneta espalhados.

É muito comum que, ao fazer um pedido ao universo, uma pessoa se esqueça de tudo o que já conquistou, porque ela é tomada por uma vontade de dizer que a vida é injusta e que tudo vai mal. A gratidão tem como objetivo fazer exatamente o oposto disso.

Por mais difícil que seja olhar para os seus problemas e para a sua vida financeira de forma positiva, você deve fazer esse esforço. Existem algumas estratégias para mudar o seu pensamento quando a negatividade tenta te afetar.

Observe:

1) Antes de pensar que o seu emprego é ruim, agradeça por ter um emprego.

2) Se você acredita que o seu salário está baixo, agradeça por não estar recebendo menos do que isso.

3) Ao se revoltar por não ter um cargo de tanta importância, agradeça pela oportunidade de crescer no trabalho e um dia ocupar esse lugar.

Jovem e senhor felizes. Ambos estão sentados frente à uma mesa de escritório. Eles estão observando um relatório financeiro.

Essas são algumas formas simples de redirecionar o seu pensamento negativo e transformá-lo em algo positivo. Isso serve tanto para a sua vida financeira quanto para a sua vida pessoal: pensar em coisas boas atrai coisas boas, de acordo com a Lei da Atração.

Se você quer ir além de só se livrar das reclamações desnecessárias sobre a sua vida financeira, a gratidão também pode te ajudar a fazer pedidos para o universo. Porém esses pedidos serão feitos de uma forma diferente da convencional.

Você também pode gostar

Em vez de só falar o que você quer, direcione o seu pensamento para a gratidão que você vai sentir quando alcançar seu objetivo. A ideia é que você analise a sua vida financeira, entenda o que pode melhorar e faça o pedido pensando em como a sua vida será depois que mudar o que precisa.

Para que todos esses processos fiquem claros, você vai encontrar, abaixo, um passo a passo para aproveitar a gratidão e melhorar a sua vida financeira.

Mão masculina segurando muitas notas de 100 dólares.

1) Escreva em um papel tudo que você gostaria que mudasse na sua vida financeira. Algumas sugestões são: preciso de um salário melhor, quero um cargo com mais responsabilidades, desejo aprender a organizar o meu dinheiro, gostaria de economizar um pouco do que eu recebo, quero abrir um negócio, preciso de uma renda extra.

2) Depois que você escrever tudo que deseja para uma vida financeira melhor, selecione quais itens da sua lista são mais fáceis de conseguir. Economizar 100 reais por mês, por exemplo, é mais fácil do que abrir um negócio. Lembre-se de que essa não é uma definição de prioridades, mas de executabilidade (do mais fácil de executar para o mais difícil).

3) Começando pela meta mais fácil de concluir, você deve imaginar como vai ser a sua vida financeira quando ela for alcançada. O que você vai obter? Como você vai se sentir? Como isso vai te motivar a alcançar novas metas? Imagine e escreva como a sua vida vai ser depois que cumprir cada um dos seus objetivos.

4) Agora você vai fazer o pedido. Esqueça a primeira lista e a segunda. Você deve direcionar a sua atenção para o que escreveu no passo 3. Por um momento, você vai imaginar que a sua vida financeira está como você descreveu que ela ficaria. E então você vai agradecer por ela, desejando que o universo te ajude a alcançar essa realidade ainda imaginária.

Muitas moedas douradas espalhadas sobre uma mesa branca. Sobre as moedas um óculos de grau com armação preta.

A aplicação desses passos simples para melhorar a sua vida financeira com a gratidão está descrita a seguir:

1) A lista de desejos: quero abrir um negócio próprio e quero economizar 150 reais por mês.

2) A organização da lista: (a) quero economizar 150 reais por mês e (b) quero abrir um negócio próprio.

3) A concretização dos planos:

(a) Economizando 150 reais por mês, ao final do ano será possível comprar uma geladeira nova.

(b) Depois de estudar as melhores estratégias para abrir um negócio próprio e usando um capital que eu tinha guardado, vou me tornar referência neste setor.

Homem de barba vestindo um terno cinza, camisa branca e gravata preta e branca cumprimentando uma mulher de cabelo curto, vestindo um conjunto de saia e blusa branca. Ambos estão felizes e gratos pelo investimento financeiro.

4) Os pedidos, com a gratidão em foco para mudar a vida financeira:

a) Sou grata(o) pela determinação que recebi para economizar 150 reais por mês. Agora, depois de um ano economizando, eu sou grata(o) por poder comprar uma geladeira nova.

b) Sou grata(o) pelas oportunidades que recebi para aprender como gerir um negócio próprio. Agradeço por todo o lucro que estou obtendo fazendo uma coisa que eu amo.

Seguindo esse passo a passo e trazendo a gratidão para o seu cotidiano, a sua vida financeira pode ser muito melhor do que é atualmente!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]