Autoconhecimento

Onde reside seu verdadeiro poder?

Silhueta de uma mulher em pé, com um braço estendido sobre a cabeça com o punho fechado, sob o pôr do sol.
Herica Rodrigues
Escrito por Herica Rodrigues

Quando deixamos de culpar os fatores externos pelos acontecimentos que nos rodeiam, e passamos à olhar para dentro de nós mesmos como os responsáveis por nossas vidas, adotando uma postura ativa para as mudanças, independentemente das circunstâncias, descobrimos o nosso centro de poder.

A nossa postura diante da vida, precisa ser como a do timoneiro, que está sempre ajustando o navio até a chegada ao destino! Embora não tenhamos o controle da imensidão do mar que representa o mundo em que vivemos, somos os timoneiros do barco da nossa vida. Diante das tempestades, das condições climáticas e das marés, que em grande parte das vezes tentam levá-lo para diferentes direções, somos, ainda assim, os responsáveis pelo destino e ancoragem do barco de nossa vida. Sempre poderemos ajustá-lo, adaptando-o as mais adequadas e melhores formas e situações. Mesmo que as tempestades nos forcem a mudar à direção, devido ao tempo e as condições, uma vez seguindo o fluxo, alcançaremos a direção certa, se mantivermos o foco em um destino almejado! Ou seja, o destino das realizações, de uma história de sucesso, de uma vida cheia de bênçãos e de felicidade!

Timão de um navio em alto mar sob o dia ensolarado.

Mesmo que as circunstâncias sejam duras, desafiadoras e difíceis, não são elas que terão o poder de modificar o seu destino. Esse poder está em suas mãos! Mas para se mudar um destino adverso, o primeiro passo é que você precisa saber onde você está, e como você está! Para que a partir daí, você faça os ajustes de acordo com as necessidades do seu momento presente, que é o seu ponto atual; para que posteriormente se projete uma melhor maneira de se chegar ao seu destino, ou seja, ao seu ponto desejado!

Assim como o timoneiro que conduz o navio não pode se perder de vista, e se apavorar nas tempestades e nas marés, pois isso ofuscaria a sua visão e seu o entendimento, e o impediria de chegar ao porto, uma vez que naufragaria, você também não pode se perder nas dificuldades da vida!

Você também pode gostar

Quando decidimos adotar a postura de 100 por cento responsáveis por nossas vidas, saímos da condição alienada da vítima, sempre à espera de algo ou de alguém para nos libertar de nossas dores e sofrimentos, e passamos a agir como escritores e criadores de nossa trajetória! Em outras palavras, nós escrevemos essa história e decidimos como queremos esse desfecho. Não importa o que nos aconteça, sempre poderemos escolher como isso irá terminar! Se de uma forma trágica, bonita ou inspiradora!

Ao nos depararmos com histórias de pessoas de sucesso, vemos que muitas delas tiveram anteriormente uma vida com dores, traumas, abusos, escassez e desafios. E as vezes, nos perguntamos como elas conseguiram transformar o “deserto delas em um oásis”. Onde essas pessoas encontraram forças para vencer e dar um belo desfecho para histórias que teriam tudo para ser um fracasso e uma tragédia? E aí, concluímos um fato muito interessante! É que todas elas, sem exceção, acreditaram na força interior, na força de um sonho. Elas tinham uma fé inabalável e se auto motivavam.

Mulher vista de perfil, com as palmas das mãos encostadas em frente à cabeça e os olhos fechados. Ao fundo, o sol se põe sobre o mar.

O verdadeiro poder reside dentro de cada um de nós! Somos a imagem e semelhança de Deus. E se o próprio Criador nos afirmou isso, a nossa história só poderá ser grandiosa! Porém temos o livre-arbítrio para escolher como a conduziremos. E isso, mesmo quando estivermos em meio ao caos.

Tudo pode ser mudado a partir de qualquer momento! Não importa onde estivermos ou o que tenha nos acontecido. Sempre poderemos fazer diferente! Sempre poderemos caminhar em direção a algo maior e melhor!

Lembre-se, você é a imagem e semelhança do Criador!

Sobre o autor

Herica Rodrigues

Herica Rodrigues

Olá! Meu nome é Herica Rodrigues.

Tenho formação em Letras, sou professora e sou formada em Direito.

Atualmente estudo PNL (Programação Neurolinguística com nível de Practitioner) e brevemente iniciarei meus estudos no campo da psicanálise.

Pretendo seguir por toda a minha existência trabalhando com o desenvolvimento de pessoas. Isso me fascina!

Sou apaixonada pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento humano! Amo escrever sobre a vida! Sou uma eterna buscadora da expansão da consciência. Adoro assuntos ligados à Lei da Atração, Leis Universais, Metafísica da Saúde, Astrologia, enfim, sou fascinada pelo descobrimento humano e universal! Acho que o Universo é riquíssimo em conhecimentos e abundância! E tenho toda a disposição desse mundo para estudá-los e descobrir cada dia um pouco mais desse presente que nos foi dado, chamado vida! Gosto bastante da psicologia de Carl Yung e pretendo me aprofundar nisso no decorrer de minha vida. Amo os animais e a natureza! Gosto de ler e me interesso por diferentes culturas.

Contatos
Email: [email protected]
Site: pausaparaaquecerocoracao.com
Facebook: Pausaparaaquecerocoracao
Instagram: @pausa_paraaquecerocoracao
LinkedIn: Herica Rodrigues
YouTube: Pausa Para Aquecer o Coração