Autoconhecimento Saúde Integral

Como calcular o ciclo menstrual

como calcular o ciclo menstrual'
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Aprenda como calcular o ciclo menstrual; o cálculo simples que pode ajudar a fugir dos imprevistos!

como calcular o ciclo menstrual

Pelo menos uma vez por mês, as mulheres enfrentam um período que pode ser bem chato para algumas: a menstruação.

Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não ocorre fecundação. Esse fenômeno faz parte do ciclo reprodutivo. O fluxo menstrual é composto por sangue e tecido uterino. A perda de sangue ocorre devido a estímulos hormonais. O ciclo reprodutivo da mulher é formado pela menstruação, a fase pré-ovulatória, ovulação e a fase pós-ovulatória.

como calcular o ciclo menstrual

Para não ser pega de surpresa pela menstruação, uma boa dica é tentar calcular o período menstrual para ficar prevenida. O ciclo menstrual acontece todos os meses e tem duração média de 28 dias – podendo variar entre 21 e 35 dias.

O cálculo é simples: o ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação e termina no primeiro dia da próxima. Comece a anotar o primeiro e o último dias da menstruação. A partir disso, conte quantos dias de intervalo houve entre uma menstruação e outra e compare com o mês seguinte.

Você também pode gostar de:

É importante identificar se o seu ciclo é regular, se o período entre uma menstruação e outra tem sempre a mesma duração. Para isso, é necessário anotar o primeiro dia de cada menstruação por seis meses, do início do fluxo até o dia que antecede a próxima menstruação.

Como calcular ciclo menstrual

O período fértil da mulher ocorre quando o óvulo fica à espera de fecundação no útero. O processo costuma ocorrer no meio do ciclo menstrual, geralmente cerca de 12 a 16 dias antes da menstruação. Mas como cada corpo é um corpo, esse tempo não é uma regra.

Em casos de ciclos irregulares, há uma forma de calcular aproximadamente. Para fazer isso, basta anotar durante um ano a duração de cada ciclo e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo: entre os seus ciclos, o mais curto foi de 20 dias e o mais longo foi de 29 dias, então fica: 20-18=2 e 29-11=18, logo seu período fértil será entre o 2° e 18º dias do seu ciclo.

como calcular o ciclo menstrual

Existem diversos aplicativos para smartphone – como o Flo, Calendário Menstrual, Clue, Maya, por exemplo –, disponíveis para iOS e Android, que fazem o cálculo automaticamente. Esses aplicativos são uma mão na roda na hora de controlar ou verificar o seu ciclo e também se programar para engravidar ou evitar uma gravidez. Mas lembre-se: cada corpo é um corpo. E no caso de usar esses aplicativos para evitar a gestação, saiba que nenhum método é 100% eficaz.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]