Beleza Natural Convivendo Veganismo

Como é feito o batom vegano?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ser vegano definitivamente não é uma tarefa fácil e exige muita vontade, propósito e dedicação. Isso, porque o uso de material animal vai muito além do que imaginamos nos alimentos, existe até um corante vermelho que é feito a partir de bichinhos minúsculos e indefesos chamado cochonilhas. No entanto, ser vegano de verdade inclui ter uma vida completamente livre de qualquer coisa de origem animal, e não estou falando das óbvias peles de animais usadas em roupas, mas sim dos cosméticos.

Além de ter uma série de marcas que fazem testes em animais, a maioria esmagadora delas usa produtos de origem animal, sendo a mais comum a cera de abelhas. Para atender esta demanda do veganismo em crescente expansão e também visando consumidores em busca de produtos naturais, algumas marcas estão surgindo com o propósito vegan. Os batons são os mais recentes cosméticos veganos.

Produzido a partir de substitutos florais para os componentes químicos, minerais e naturais comuns, o batom vegano é feito inteiramente natural. A cera de carnaúba é uma ótima substituta à cera de abelha, um dos principais desafios para manter a consistência do cosmético queridinho das mulheres. Substâncias hidratantes como o óleo de coco também são geralmente presentes nos batons veganos, pois também garantem o brilho esperado da maquiagem. Existem também diversos tipos de gloss veganos no mercado. Além de condicionador, shampoo, creme, base e outros tantos cosméticos.

Se você for mais aventureira, existem receitas na web em sites especializados que mostram formas de fazer o seu próprio batom vegano a partir de um simples giz de cera, uma vez que a parafina e os corantes são os ingredientes básicos. É só pesquisar que você vai encontrar diversas formas de cosméticos e maquiagens naturais.

Vale ressaltar que os cosméticos veganos também prometem ser uma boa opção para pessoas com restrições alimentares – uma vez que comemos grande parte do batom que passamos na boca – e alérgicas a diferentes produtos químicos e componentes animais.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]