Beleza Natural Convivendo Faça você mesmo

Como fazer batom caseiro?

Um batom é um produto de beleza utilizado por mulheres e homens em todo o mundo. Esse cosmético pode ser encontrado em quase todas as cores e, além de trazer mais definição para os lábios, tornando-os mais destacados e bonitos, pode hidratar a pele dessa região, evitando rachaduras e sangramentos.

Infelizmente, nem sempre é fácil encontrar uma opção de batom que seja hipoalergênica, bonita e com um preço acessível. Além disso, muitas vezes desconhecemos o processo de produção por trás dos cosméticos que consumimos, o que torna mais difícil confiar neles. Com o conteúdo que preparamos, continue refletindo sobre isso e aprenda receitas de batom caseiro!

Como é feito o seu batom?

Você já se perguntou como é feito o batom que você comprou de uma grande marca? Quais são os processos por trás dele? Quais são os ingredientes que você está depositando nos seus lábios? Dificilmente nós nos fazemos essas perguntas, ainda que elas sejam muito importantes para a nossa saúde.

O motivo disso é que, no capitalismo, somos conduzidos a olhar apenas para o resultado final de um produto, sem imaginar o que está por trás dele. Nem todas as pessoas sabem se os batons que elas usam são testados em animais, se apresentam componentes aos quais elas são alérgicas e os efeitos que podem ter a longo prazo, por exemplo.

Batom
Ankush Dawar / Pexels / Canva

É claro que não conseguimos analisar a origem de todos os produtos que usamos diariamente, mas está na hora de começar a pensar sobre isso. Por meio dessa atitude, você vai consumir produtos com mais consciência, adquirindo apenas aquilo que te faz bem. Mas outra forma de se inteirar sobre o processo de produção de um batom é fazendo um na sua casa!

Receitas de batom caseiro

1) Batom de urucum em pó

Embora essa receita seja de um batom de urucum em pó, você pode usar a base dela com o pigmento que desejar. Dessa maneira, você consegue alcançar diferentes tonalidades de batom, inclusive combinando-as com a sua pele.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de manteiga de cacau
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher (chá) de urucum em pó
  • 2 gotas de óleo essencial de lavanda (se desejar)

Modo de preparo

Primeiro, derreta a manteiga de cacau em banho-maria. Assim que estiver líquida, adicione o óleo de coco. Quando a mistura se tornar homogênea, acrescente os ingredientes restantes, e mexa novamente. Aguarde a preparação esfriar para usar o batom quando estiver mais firme.

Além de esse batom ter um pigmento natural, que pode ser adaptado à intensidade que você deseja obter, ele vai hidratar seus lábios. Isso porque o óleo de coco e a manteiga de cacau tratam as rachaduras que podem surgir nos dias muito quentes e muito frios, melhorando a aparência da sua boca.

2) Batom de hibisco

Hibisco é uma flor que pode ser consumida crua ou na forma de chá. E ela também pode integrar a sua receita de batom. Nesse caso, o resultado terá uma coloração avermelhada, com a intensidade que você preferir.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de cera de carnaúba de uso cosmético
  • 1 colher (chá) de manteiga de cacau ralada
  • 2 colheres (chá) de óleo de coco
  • 1 colher (chá) de hibisco em pó
  • 6 a 10 gotas de óleo essencial de sua preferência (se desejar)

Modo de preparo

Para começar, derreta a cera de carnaúba em banho-maria. Feito isso, acrescente a manteiga de cacau e o óleo de coco, até que tudo esteja homogêneo e derretido. Terminado esse processo, coloque os ingredientes restantes à mistura, mexendo bem para evitar que o hibisco se deposite no fundo. Finalmente, é só esperar esfriar. Nos dois dias após a produção do batom, o vermelho se tornará mais intenso.

Além da capacidade hidratante do batom de hibisco, que apresenta componentes semelhantes ao batom de urucum, ele traz os poderes do hibisco. Essa planta é capaz de estimular a produção de colágeno no corpo, e auxilia no processo de cicatrização. Portanto, é um batom ideal para deixar os lábios renovados e protegidos.

3) Batom de beterraba

A beterraba é um alimento de cor magenta, que pode incrementar visuais marcantes e ousados quando acrescentado em um batom.

Beterraba
Dianazh / Getty Images Pro / Canva

A seguir, descubra como incorporar essa planta adocicada no seu cosmético!

Ingredientes

  • ¼ de beterraba crua
  • 1 colher de beterraba em pó
  • 4 colheres de óleo de coco
  • 1 colher de água de rosas

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que eles se transformem em uma mistura lisa e homogênea. Pronto! O óleo de coco é um conservante natural, então, você não precisa deixar a mistura na geladeira. Se quiser uma coloração mais intensa, basta aumentar a quantidade de beterraba em pó na receita.

A beterraba apresenta um elemento chamado betacaroteno. Ao ser processado pelo corpo, ele se transforma em vitamina A, que auxilia na produção de melanina. Com ela, os seus lábios terão uma proteção extra contra os raios solares, que poderiam ressecá-los ou queimá-los.

4) Batom de açafrão

Se você prefere um batom com um tom mais acobreado, que não seja avermelhado ou rosado, a escolha ideal é um batom caseiro de açafrão. Isso mesmo, o tempero! Descubra como esse ingrediente pode ir da sua cozinha para a sua penteadeira.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de cera de cera de carnaúba
  • 1 colher (chá) de manteiga de cacau
  • 1 colher (chá) de óleo de coco
  • ¼ colher (chá) de pó de açafrão
  • 1 gota de óleo essencial de sua preferência (se desejar)

Modo de preparo

Inicialmente, você deve derreter a cera, a manteiga e o óleo em banho-maria. Quando todos estiverem bem derretidos e misturados, desligue o fogo e adicione os ingredientes restantes. Depois, é só esperar a preparação esfriar, lembrando que ela vai se expandir nesse processo.

O açafrão é um ingrediente bastante utilizado nos cuidados com a pele, e ele pode ser muito benéfico para os lábios também. Isso porque ele hidrata essa parte do rosto, além de nutrir a boca com vitaminas A, B e C.

5) Batom de amora com brilho

Caso você queira deixar os seus lábios um pouco mais escuros, com um tom que varia entre roxo e vermelho, sua melhor escolha é o batom de amora com brilho. Com ele, você trará ainda mais intensidade para o seu visual. Experimente!

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de cera de carnaúba
  • 1 colher (chá) de manteiga de cacau
  • 1 colher (chá) de óleo de coco
  • ¼ colher (chá) de pó de amora
  • ¼ colher (chá) de pó de mica

Modo de preparo

Comece a preparação derretendo a cera, a manteiga e o óleo em banho-maria. Assim que tudo estiver bem misturado, você deve acrescentar os pós que faltaram, sem parar de mexer, com o fogo desligado. Nesse caso, o pó de mica é o que trará brilho para os seus lábios. Quando a receita esfriar, já pode usar como batom!

Você também pode gostar

A amora é uma fruta de sabor adocicado e cor intensa, que também traz benefícios para os seus lábios. Ela estimula a renovação celular, tornando a pele dessa região mais macia e mais lisa, sem rachaduras. Somando essa qualidade com os outros ingredientes hidratantes da receita, você vai fazer sucesso.

Após desvendar todas as receitas de batom caseiro, você já pode escolher seus preferidos. Faça esse gesto para cuidar melhor dos seus lábios, para entender o que você está consumindo e para arrasar nos seus visuais. Teste novos pigmentos para encontrar aqueles que mais combinam com você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br