Plantas Medicinais Saúde Integral

Tomilho: da culinária à medicina alternativa

O tomilho é uma erva bastante conhecida no mundo todo. Utilizado em diferentes tipos de receitas, ele combina com os mais diferentes tipos de alimentos, desde carnes e frutos do mar até legumes e até mesmo sopas e molhos. Além disso, ainda pode ser utilizado como aromatizante e decoração em vários pratos e bebidas.

Porém não é somente na culinária que ele tem poder!

Na verdade, o tomilho chama atenção das pessoas por ser uma planta medicinal que trata diferentes tipos de doenças e problemas de saúde, sejam eles físicos ou psicológicos, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antissépticas, antimicrobianas, expectorantes e neuroprotetoras.

Além disso, possui diferentes tipos de usos espirituais, que vão desde a preparação de banhos até incensos.

Originalmente encontrado na Europa, na Ásia e na África, ele é caracterizado por suas folhas verdes, secas e pequeninas, justamente onde ele guarda todas as suas substâncias medicinais. Além disso, chega a até 30cm de altura.

Para uma planta medicinal relativamente pequena, o tomilho com certeza surpreende com todo o seu poder. Mas quais são, exatamente, os benefícios dele? E como aproveitá-los? É o que vamos descobrir neste artigo. Continue lendo!

O tomilho para a espiritualidade

Na espiritualidade, o tomilho é utilizado com o intuito de inspirar coragem. Mas isso não acontece de forma mágica, é claro. Na verdade, ele ajuda as pessoas a se conectarem de forma mais intensa e trabalha a autoestima dos indivíduos. Assim, dá o empurrãozinho de que elas precisam para não desanimarem diante de seus desafios e objetivos.

Por causa disso, também é muito usado por quem está passando por momentos de mudanças, já que dá aquela energia tão importante em situações estressantes ou que podem gerar ansiedade.

Além disso, ajuda a equilibrar o chakra básico, também conhecido como chakra da ação. Não é à toa que os soldados gregos tomavam um banho de tomilho antes de partirem para as suas batalhas, né?

Inclusive, para aproveitar esses tipos de benefícios, é comum que as pessoas utilizem o incenso de tomilho ou o banho, assim como os guerreiros da antiguidade.

O primeiro ajuda, além de tudo, a purificar os ambientes. Por isso é aceso, muitas vezes, depois de brigas, desentendimentos ou situações tensas em geral. Já o segundo diz respeito a um uso mais pessoal e individual. Normalmente, eles requerem um ritual mais específico e concentrado e são utilizados para estimular, principalmente, coragem e proteção.

Benefícios do tomilho para a saúde

Além de seus benefícios espirituais, o tomilho também é um grande aliado da saúde física e mental graças às suas propriedades medicinais. Veja algumas de suas principais ações e vantagens:

  1. Controla a pressão arterial alta: o tomilho possui substâncias como os terpenóides, que possuem ação hipertensiva, e minerais, que facilitam a circulação sanguínea. Por esse motivo, é um excelente remédio natural para quem quer controlar a pressão alta.
  2. Ajuda a prevenir o câncer e doenças cardiovasculares: por causa de suas propriedades antioxidantes e antiproliferativas, o tomilho se torna um aliado poderoso no combate a doenças cardiovasculares e células cancerígenas que atingem diferentes órgãos (mama, intestino, colo do útero, fígado e pulmão).
  3. Auxilia na saúde bucal: você sabia que o tomilho também é rico em timol? Ou seja, possui uma ótima ação antibacteriana, que impede a proliferação de microrganismos na boca. Assim, evitam problemas como cáries e gengivite, promovendo maior saúde bucal.
  4. Alivia o estresse e a ansiedade: algumas pesquisas e testes já mostraram que o tomilho ainda ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, já que conta com propriedades que promovem sensação de bem-estar e tranquilidade nas pessoas.
  5. Trata problemas de pele como a acne: por causa de suas propriedades antissépticas, desinfetantes e antimicrobianas, o tomilho ainda se mostra muito eficaz no combate à acne. Ou seja, garante um aspecto mais saudável para a pele.
  6. Protege contra infecções fungais: assim como o tomilho elimina bactérias, ele também ajuda a dizimar os fungos que podem causar uma série de infecções e doenças perigosas e contagiosas, protegendo, principalmente, a pele, as unhas, os pulmões e o sistema nervoso das pessoas.
  7. Age no tratamento contra o Alzheimer: por ser rico em timol, acredita-se que o tomilho é eficaz no tratamento do Alzheimer. Estudos indicam que ele é capaz de reduzir a inflamação do sistema nervoso e inibir a enzima responsável por degradar o neurotransmissor da memória.
  8. Melhora a imunidade: o aumento da imunidade também está entre as vantagens proporcionadas pelo tomilho, afinal ele estimula a produção de glóbulos brancos e ainda age de forma antioxidante em nosso organismo.
  9. Diminui os problemas respiratórios: o aspecto expectorante do tomilho ainda o torna um grande aliado de quem sofre com problemas respiratórios, como tosse, bronquite, asma, alergias e outras condições. Isso porque ele auxilia no combate à inflamação.

Tabela nutricional

Veja as informações nutricionais do tomilho referentes a uma colher de sopa da planta medicinal:

Calorias41,4kcal
Carboidratos líquidos 6,8g
Carboidratos9,59g
Proteínas1,37g
Gorduras totais 1,11g
Gorduras saturadas0,41g
Fibra alimentar 2,79g
Sódio8,21mg

Como consumir o tomilho?

O tomilho pode ser utilizado de uma série de maneiras diferentes. Porém, para aproveitar bem as suas propriedades, é importante entender quais são as formas mais indicadas para cada objetivo.

Se você pretende usar essa erva como um tempero, por exemplo, pode aproveitá-la em sua forma natural. Porém, se pretende fazer uso de suas propriedades medicinais, é necessário ter um pouquinho mais de atenção.

Seja com chás ou xaropes, os remédios naturais mais comuns, é importante saber que as flores e folhas secas da planta, por exemplo, é que contêm todos os elementos benéficos para a nossa saúde.

Além disso, seguir receitas confiáveis e de forma bastante atenta é interessante para evitar erros em seu consumo e, consequentemente, falhas em suas vantagens e em seus efeitos.

Plantação de tomilho vista de cima
photosforyou / Pixabay

Outras formas de usar o tomilho

Além disso, o tomilho pode ser utilizado de forma externa. Ou seja, sem demandar o seu consumo de fato.

O óleo essencial de tomilho, por exemplo, é muito popular e conhecido por suas propriedades antibactericidas e antifúngicas, além de conter grandes quantidades de timol e limoneno. Porém o óleo essencial não deve ser ingerido, e sim usado sobre a pele ou unhas.

A inalação com óleo essencial de tomilho também é comum. Isso porque, quando misturado com água fervente, emite um vapor poderoso que auxilia no tratamento de diferentes condições.

Tinturas e infusões também são bastante efetivas e, é claro, os banhos e incensos também são bastante interessantes, principalmente no aspecto espiritual.

Existem contraindicações?

Sim! Muitas pessoas acreditam que plantas medicinais, por serem naturais, podem ser utilizadas por todas as pessoas. Porém é importante lembrar que essas ervas contêm substâncias muito poderosas, por isso devem ser aproveitadas com cuidado e moderação.

O tomilho, por exemplo, não é indicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Além disso, crianças com menos de 6 anos não devem consumir essa planta medicinal.

Durante a menstruação, essa planta medicinal deve ser usada com cautela. O mesmo pode ser dito para pessoas que sofrem com gastrite, úlcera, colite, endometriose e problemas no fígado.

Quem faz uso de medicações contínuas deve ficar atento também, pois a erva pode cortar os efeitos.

Diferença entre tomilho, alecrim e orégano

Conhecer bem quais são as diferenças entre as diversas plantas que podemos encontrar na natureza é importante para entender como utilizá-las da maneira certa, seja na cozinha, na saúde ou até mesmo no banho.

O tomilho, o alecrim e o orégano, apesar de serem confundidos por certas pessoas, são bem diferentes!

Enquanto o tomilho é mais fino e delicado, com flores roxas e lilases que se quebram facilmente quando se encontram em um estado mais seco, por exemplo, o alecrim é maior e mais resistente. Além disso, a primeira erva é mais facilmente percebida pelo seu aroma, enquanto o segundo é mais sutil e não possui nenhum tipo de flor.

Apesar de serem primos, o tomilho e o orégano também possuem as suas diferenças. Visualmente parecidos, o primeiro possui o timol, que dá aquela aparência mais oleosa, aromática e trata tantas doenças, enquanto o orégano é mais simples.

Seja pelas suas aparências ou propriedades, as três ervas são diferentes entre si. Cada uma com seus benefícios, representam diferentes papéis na nossa vida.

Receitas com tomilho

Quer aprender a aproveitar todas as propriedades do tomilho no seu dia a dia? Aqui, separamos cinco receitas que vão desde usos mais medicinais até espirituais. Confira e aproveite!

Chá de tomilho

O chá é uma das formas mais comuns de consumir o tomilho. E o melhor de tudo? Ele pode ser preparado facilmente. Veja só essa receita:

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 ramos de tomilho fresco

Modo de preparo:

Coloque a água em um recipiente e ligue o fogo. Espere o líquido começar a ferver para desligar o fogão e incluir os ramos de tomilho. Tampe o refratário e deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Depois, você pode coar e beber do jeitinho que desejar, podendo incluir limão, canela, mel e até mesmo açúcar, se desejar.

Compressa de tomilho

O tomilho, como já vimos, pode ser usado para desinfetar e limpar machucados e até mesmo aliviar o sintoma de picadas de insetos — e a compressa ajuda nessa missão. Veja como preparar a sua:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de tomilho fresco
  • 250 ml de água

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver em uma panela. Quando estiver borbulhando, acrescente o tomilho. Desligue o fogo e deixe a mistura infundir por cerca de meia hora. Depois, quando estiver morno, molhe um algodão, uma gaze ou um pano no líquido e aplique delicadamente sobre a ferida.

Xarope de tomilho

Bastante usado para tratar tosses fortes, bronquites e resfriados, o xarope de tomilho pode ser preparado em sua casa com alguns passos bem simples. Confira:

Ingredientes:

  • 4 tigelas de tomilho fresco
  • 1 litro de água
  • 1 kg de açúcar

Modo de preparo:

Coloque a água em uma panela e deixe ferver. Quando estiver bem quente e borbulhante, acrescente o tomilho, tampe o pote e deixe descansar por cerca de um dia. Depois, coe a mistura e adicione o açúcar. Ligue o fogo novamente e, durante uma hora, cozinhe o seu xarope. Assim que ele esfriar, coloque em uma garrafa. Você pode beber 20 ml por dose cerca de 3 vezes ao dia.

Banho de tomilho para coragem

Como já falamos, na espiritualidade, o tomilho é um grande aliado de quem quer agir com mais coragem na rotina. Pensando nisso, separamos um banho especial que tem essa finalidade:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de tomilho
  • 2 litros de água

Modo de preparo:

Ferva a água e, quando ela estiver borbulhando, acrescente o tomilho. Desligue o fogo e tampe o pote para abafar a mistura por cerca de 10 minutos. Depois, quando estiver mais morno e agradável, jogue o líquido do pescoço para baixo enquanto mentaliza uma oração à sua escolha.

Óleo de tomilho

Podendo ser usado tanto em receitas quanto em massagens, o óleo de tomilho oferece uma série de benefícios para a sua saúde e paladar. Prepare-o com essa receita fácil e prática:

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de tomilho
  • 1 xícara de chá de azeite (pode ser substituído por óleo de coco ou de amêndoas)

Modo de preparo:

Triture o seu tomilho gentilmente e, depois, acrescente o azeite. Coloque a mistura em banho-maria por cerca de 5 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe a mistura descansar até esfriar. Para finalizar, coe o líquido e guarde seu óleo em um frasco. Use-o sempre que desejar, lembrando de sempre armazená-lo em um ambiente fresco e escuro.

Você também pode gostar:

É impressionante a quantidade de informações que se pode encontrar sobre o tomilho, né? Essa planta medicinal é muito mais complexa e completa do que parece. Aproveite todos os seus benefícios e usos e não deixe de compartilhar seus conhecimentos com aqueles que você ama!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br